quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O PURO EVANGELHO (1)




Antes de tudo vos entreguei, o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3).
INTRODUÇÃO
         Caro leitor, creio que a minha maior ocupação na pregação é anunciar a todos a mensagem central das Escrituras – a mensagem do evangelho,  porque os servos do Senhor se ocuparam em pregar essa mensagem. Notemos bem o que Paulo diz: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi...”. Vemos nesse maravilhoso cap. 15 de 1 Coríntios que Paulo vai expor o precioso ensino da ressurreição. Como heresias perturbadoras tinham invadido a igreja de Corinto era de se esperar que a dúvida da ressurreição viesse assaltar a mente dos amados e queridos irmãos ali. Mas Paulo faz os crentes daquela igreja lembrar que a mensagem principal que eles receberam foi a mensagem da cruz. Ele já havia tratado acerca desse assunto no cap. 1. A igreja ali havia aberto as portas para as manipulações carnais, então, satanás aproveitou da situação e introduziu heresias e confusões.
         Caro leitor, certamente satanás conseguiu a façanha de inutilizar essa mensagem nos púlpitos em nossos dias, assim como conseguiu na igreja em Corinto. O fato é que a pregação atual se envolve com coisas periféricas desta vida e isso é um caminho extremamente perigoso e fatal para as igrejas no Brasil e no mundo. Ao arrancar a mensagem da cruz, satanás faz com que os homens não vejam sua real condição perante Deus e assim as mentiras religiosas ocupam o espaço, como se fossem verdades evangélicas e necessidades fundamentais. Paulo vai tratar sobre a ressurreição, mas ele sabe que nada da verdade pode ser desvinculado da cruz, por esse fato ele começa tratando do fato que Cristo morreu e ressuscitou.
         Caro leitor tomo esse incrível verso para anunciar a vocês a mesma verdade que ocupou o coração do apóstolo. Não tenho outro prazer na vida, senão pregar essa mensagem. O ensino do evangelho permeia toda Escritura; é a mensagem eterna, poderosa, suficiente nela mesma, que glorifica e enaltece a Deus e que realmente traz benefícios eternos aos homens. Digo mais, que na história da humanidade as nações mais abençoadas foram aquelas sobre as quais Deus visitou com essa riqueza celestial.
         Caro leitor, o evangelho é o aroma da Nova Jerusalém na terra; é o fruto da árvore da vida dado aos povos; é a bebida cristalina que desce do trono de Deus até aos homens aqui; é o caminho aberto da porta da misericórdia em benefícios eternos e maravilhosos aos homens; são as luzes da glória acesas, brilhando nos corações dos homens, a fim de mostrar as riquezas da compaixão de Deus em favor de pecadores condenados. Não pregar o evangelho conforme a verdade revelada é simplesmente trazer maldição aos povos; é crueldade praticada contra os seres humanos; é cortar esses suprimentos celestiais e encaminhar as multidões pelo caminho que lhes envereda ao inferno.
         Ó meus caros leitores, não tenho outra mensagem para lhes enviar, a não ser esta. Eu estou plenamente consciente das minhas limitações, mas corro continuamente aos pés do Senhor suplicando-Lhe graça, para que não me falte esse doce recado que vem do coração Dele para os corações dos homens. Talvez vocês me achem tão repetitivo; talvez tudo se torne tão cansativo, mas estou certo que essa joia preciosíssima extraída da Cidade Santa vem enfeitar o povo de Deus. Estou certo que os meus leitores, que realmente querem ouvir a verdade da cruz têm fome e sede dessas verdades e querem estar cercados dessa luz. Os santos querem respirar a presença santa do Senhor e essa presença está no evangelho puro e santo. Os santos querem respirar a atmosfera celestial aqui na terra, e o evangelho é o oxigênio santo.
         Por fim, os pecadores arrependidos são tocados pelo evangelho da glória de Cristo. A presença do Senhor vem lhes arrancar do estado de maldição para as bênçãos eternais dessa salvação gloriosa, proporcionada aos pecadores.

Nenhum comentário: