terça-feira, 18 de novembro de 2014

O PODER POSITIVO DA PALAVRA (9)



Tais coisas anunciadas não alcançarão a casa de Jacó. Está irritado o Espírito do Senhor? São estas as suas obras? Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente”. MIQUÉIAS 2:7
O ALCANCE DAS BÊNÇÃOS DERIVADAS DA PALAVRA: “...aos que andam retamente”.
         Caro leitor, por que as Palavras de Deus fazem bem para milhares? Por que homens e mulheres têm sido transformados pelo poder da verdade que lhes foi transmitida? Por que milhares se agarraram à Palavra de Deus e têm feito dela a regra de fé e prática para o dia a dia? Ora, a Palavra de Deus lhes faz o bem, porque essas almas estavam aflitas e amarguradas no pecado, mas um dia elas foram descobertas por Deus em Sua compaixão. Não há um acontecimento mais glorioso do que quando Deus salva alguém. Cristo veio para salvar, para entrar no fundo desse poço da perdição, a fim de arrancar pecadores escravizados e sofridos no pecado. Note o resultado da salvação na vida do Salmista: “Amo ao Senhor porque Ele ouve a minha voz” (Salmo 116:1). Essa é a principal atividade da Palavra de Deus neste mundo; Deus opera sempre com a Sua voz chamando pecadores da morte para a vida.
         Afirmo ainda que a Palavra de Deus fazem bem para milhares, porque seus caminhos são provados e aprovados em justiça e retidão. Que gloriosa mudança Deus opera nos homens! No pecado milhares andam com suas vidas tortuosas, mas quando ouvem a Palavra de Deus e esta entra em seus corações, eis que tudo muda, porquanto agora passam a viver mostrando ao mundo que realmente algo milagroso ocorreu. Em Romanos 6 Paulo mostra que Cristo nos salvou para que pudéssemos viver em justiça no mundo, justiça em todos os aspectos de nossa vida, no lar, no falar, na igreja, no serviço, na escola, etc. O mundo precisa ver essa real mudança pelo modo de vida que o crente apresenta diariamente.
         Tem outro detalhe que considero de real importância. Está no fato que a Palavra de Deus é o único poder que os crentes têm, a fim de estarem fortes e ativos. O Salmista percebeu isso e se atirou à busca da Palavra diariamente: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmo 119:11). Nós sabemos que os homens no pecado acreditam que são fortes quando satisfazem suas paixões. Para eles é isso que dá significado à vida aqui. Mas eles estão completamente equivocados, pois quando mais vivem na perversidade, estão mostrando que são pobres escravos, completamente amarrados num viver pernicioso, com os membros de seus corpos prejudicando o próximo e ofendendo a Deus: “Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido” (Provérbios 5:22). Quando homens e mulheres são descobertos no íntimo pela visitação da compaixão de Deus, eis que eles passam a sentir vergonha pela maneira errada como viveu no pecado (Romanos 6:21).
         O que acontece agora é que os santos descobriram mediante a visão dada pela graça, que a Palavra de Deus é suficiente para o viver deles. Neste mundo os santos sabem que a base para a vitória na vida de crentes adultos e jovens está no poder da Palavra, caso contrário a força impetuosa da carne arrasta os santos para as profundidades do mal. Se abandonarmos a Palavra de Deus, se ela for colocado no escanteio da nossa vida, certamente sofreremos uma vertente queda que nos levará às práticas terríveis. Daniel e seus amigos eram jovens na Babilônia. Estavam longe do seu país, seus pais foram mortos e nada havia dos costumes da religião judaica. Mas aqueles moços eram marcados no coração pela Palavra de Deus, por isso andaram com Deus.
         Caro leitor, abandonar a Palavra e não dedicar diariamente à sua leitura e aplicação no viver é sinal de um coração endurecido e orgulhoso. Não há solução fora do livro de Deus. Os santos são fortes se estiverem cheios da verdade revelada. Os santos carregados da Palavra são fortes e vencem a tentação; são cheios de amor, de altruísmo, de coragem para orar e enfrentar este mundo maligno.

Nenhum comentário: