segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O JUSTO E O ÍMPIO (14a)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo, no final deste verso precioso o Espírito Santo diz que em tudo quanto o justo fizer ele prosperará; é bem sucedido. É a árvore que Deus plantou, e por qual motivo foi plantada? Justamente para dar fruto. Está no mundo para isso, a fim de dar fruto para o seu Deus. Esse é o resultado da palavra de Deus na vida de alguém. Caro leitor, não há possibilidade de ser bem sucedido, próspero em sua vida sem uma obediência ao Espírito Santo, e obediência a Ele é, na verdade, obediência, submissão à palavra de Deus.
         É importante agora esclarecer o que é prosperidade do ponto de vista bíblico. Não está referindo meramente à prosperidade material. Em nenhum lugar no novo testamento existe qualquer promessa aos santos, que Deus lhes fará ricos aqui neste mundo. Todas as promessas de riquezas para os santos, os crentes, são riquezas celestiais. Em I Pedro o Espírito Santo é bem claro quando afirma que a nossa herança está guardada nos céus. (Veja cap. 1:4) .
         É lógico que Deus pode tornar um salvo bem sucedido financeiramente, especialmente quando aquele crente é fiel, reconhece que o que ele possui é proveniente de Deus e a ele foi emprestado. Quando aplica seus recursos investindo-os na obra do Mestre. A tal pessoa Deus vai acrescentar mais. Porém, quando há ganância e se evidencia o amor ao dinheiro, então, é uma armadilha perigosa para o salvo. Quando o Espírito Santo está falando no Salmo 1:3: "E tudo quanto fizer prosperará", está referindo ao próprio viver daquele que é salvo. O seu viver é pautado para a glória de Deus. Enquanto os homens estão nos seus pecados, indo de mal a pior, aquele que é salvo mostra a diferença do que é viver para Deus. Ele está vivendo em um mundo que não lhe pertence; ele vê o quadro do horror e miséria, mas é alguém que vive para a glória de Deus.
         Ele não acompanha o mundo, pois seu caminho é outro. Seus pés estão aqui, mas seu coração está no céu. Ele sabe bem que o mundo passa com todas as suas paixões. Ele sabe bem que é pouco tempo que lhe resta na carne, precisa então viver para Deus. Seu corpo é do Senhor. Em Romanos 12:1 o Espírito Santo diz: "Rogo-vos, pois, irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício..." Seus pés não são usados para andar nas veredas tortuosas, mas para traçar o caminho do Senhor. Ele está na igreja adorando o seu Deus; ele está em casa com sua família; estará evangelizando, falando aos outros a respeito das boas novas; suas mãos estarão ao dispor do Espírito Santo para servir as pessoas; serão usadas para manejar a palavra de Deus; serão usadas para trabalhar com prosperidade onde estiver.

         Os seus olhos serão consagrados ao Senhor, não mais para satisfazer as paixões, mas para olhar aquilo que agrada a Deus; a sua boca será usada para o louvor de Deus; adorando o Senhor e também bendizendo as pessoas; não mais sendo um canal para transmitir palavras torpes, sujas, imundas. De onde virão os frutos? Do seu coração. Não é lugar para os prazeres do pecado. Veja Paulo e Silas presos em Filipos. Foram espancados, maltratados, algemados injustamente. Mas o que fizeram durante aquela noite na prisão? Cantavam louvores ao seu Deus e oravam. Isso é fruto de justiça para a glória e louvor de Deus. Foram bem sucedidos? Paulo e Silas prosperaram? Sim, naquela mesma noite houve o terremoto sacudindo a prisão, abrindo as celas, libertando, e como resultado, o carcereiro e sua família foram salvos. 

Nenhum comentário: