quinta-feira, 16 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (7)



“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
QUEM SÃO OS INIMIGOS DO HOMEM?
        Posso assegurar que os homens também constituem perigosos inimigos do homem. Deus permitiu que o rei Roboão, quando abandonou o Senhor, fosse dominado pelo rei do Egito, a fim de que soubesse a diferença entre o tratamento cruel dos homens e o tratamento amoroso de Deus. Davi estava tão consciente disso que afirmou ser preferível cair nas mãos de Deus a cair nas mãos dos homens. Será que experimentamos isso neste mundo? Sim! A fonte de apoio para aqueles que estão longe de Deus tem sido o homem, mas quão perigosa é essa decisão! Sabemos o quanto os homens são indignos de confiança, pois nós mesmos não confiamos em nós, por isso os crentes sempre estão lutando em oração e aprendendo a confiar somente em Deus.
        Observemos a inútil confiança nos homens entendendo aos atos de Israel no deserto, pois aquele povo, mesmo recebendo todo cuidado, carinho e provisão de Deus, mesmo assim mostrou o quanto seus corações eram terrivelmente ingratos e cruéis. Por isso temos aquele impressionante capítulo 32 de Deuteronômio, onde Deus fala de Seus juízos contra eles. Também aprendemos isso no trato que os crentes recebem aqui, quando andam pelo caminho da justiça. Os dias atuais são extremamente perigosos, porque os homens são terrivelmente perversos e quando isso acontece eles tendem a ser aparentemente mais gentis, amáveis e amigos. Mas isso acontece porque eles querem obter simpatia dos outros, a fim de viver em seus pecados e em seus atos cruéis.
        Os homens no pecado são terríveis inimigos dos caminhos justos e santos do Senhor, por isso, os que querem viver piedosamente sofrerão perseguição, justamente porque os santos andam firmemente pelo caminho da justiça. Mardoqueu não recebeu nenhuma recompensa por descobrir que dois homens tramaram a morte do rei Assuero. Não fosse a intervenção de Deus, ele e todo povo judeu seriam aniquilados pelo perverso Hamã (livro de Ester). Ao trilhar o caminho da pureza e santidade, eis que toda correnteza da natureza humana tende a fluir ao contrário. Mas o que acontece é que Deus tem algo a fazer quando homens o caminho do homem agrada a Ele. O coração do homem está na mão de Deus e Ele sabe como lidar com inimigos. Enquanto Salomão tinha seu caminho sob a supervisão de Deus, todos eram favoráveis a ele e o mundo inteiro vinha ouvir sua sabedoria e trazer-lhe presentes.
        Meu amigo, que lição preciosa temos perante nós nesse texto! Não brinquemos com Deus. Conheci muitos que abandonaram um viver reto e santo, porque queriam que o mar se acalmasse ao seu derredor. Mas logo o horror vem por confiar no homem. Quem busca uma atmosfera de paz no pecado, logo perceberá que uma inevitável guerra virá. Sem viver no caminho correto que agrada a Deus, realmente tudo se moverá contra. Sem o comando do Capitão nossa vida será empurrada para os vales do sofrimento e angústia aqui. Muitos não buscam a salvação porque temem perder amigos e conforto, mas o que segue é realmente pior. Sair das mãos de Deus é se expor aos mais terríveis perigos que estão ao nosso derredor: “...não temerei, porque tu estás comigo...”

Nenhum comentário: