terça-feira, 21 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (10 de 12)


                               
“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
OS CAMINHOS DOS HOMENS AGRADÁVEIS A DEUS.
        Um coração justo mostra o caminho de justiça. Meditemos no fato que todas as maravilhas da salvação bíblica mostram aquilo que agrada a Deus. Deus é o Deus da justiça e Ele tem prazer na perfeita justiça achada no Filho Dele somente. Jesus é o único Justo, por isso o Pai tem prazer Nele; Seu modo de vida proclamou o fato que Ele amou a justiça e aborreceu a iniquidade. A justiça normalmente mostrada pelos homens aqui é contaminada,  por isso em nada serve para agradar a Deus. Assim, concluímos que um viver justo deve manifestar-se na vida de alguém que é crente, porquanto na salvação ele foi revestido da perfeita justiça de Cristo.
        Também, uma salvação santificadora mostrou o caminho de santidade. Justiça e santidade são as evidências da salvação no viver. Um homem arrependido perante Deus há de mostrar quanto passou a odiar a vida que antes vivia. No coração ele volta ao passado e declara que foi culpado de tantas coisas erradas que havia feito. Antes era uma ovelha que seguia o caminho tortuoso que ele mesmo traçou. Mas agora a vida tem como objetivo agradar a Deus. Se a salvação não mostrar tal disposição, a pessoa está proclamando pelo modo de viver que jamais conheceu a vida que há em Cristo. O que é santidade? Santidade é uma disposição no íntimo de obediência ao Senhor, a fim de agradá-Lo no viver. O verdadeiro crente achará lutas e obstáculos no caminho do dever; muitas vezes até mesmo achará que jamais se converteu; muitos lutam, choram no íntimo e oram na intenção de buscar santidade no viver. Mas Deus concede graça aos Seus santos, a fim de que eles avancem conquistando esse ideal, o qual só será perfeito quanto habitarmos na perfeição celestial.
        A santidade no viver é como cheiro suave para Deus; santidade agrada a Deus, é a felicidade do crente e é o modo de atacar e desmantelar paulatinamente as obras da carne. Uma vida que agrada a Deus, pela força da graça dá às costas para seus antigos amigos, os quais foram desmascarados como sendo reais inimigos e agora marcha para o céu. Os chamados evangélicos modernos têm prazer pelo mundo; são amigos dos inimigos de Deus e fazem assim a mesma aliança que o povo de Samaria fez (2 Reis 17), pois adoram os ídolos e também dizem que adoram a Deus. Quanta ilusão religiosa aparece em nossos dias!
        O Senhor tem prazer em Seus santos trilhando o caminho reto e descartando o mundo! O que é isso? Não é pura obediência às ordenanças bíblicas? O mundo moderno tem lutado para dizer a todos que a felicidade aqui consiste em sentir-se bem consigo mesmo. A busca pelo prazer é o enfoque deste mundo perigoso. O mundo sempre foi perigoso odiador de Deus e do Seu povo. Se não houver uma intervenção soberana do Senhor, inimigos se ajuntarão para atacar os que trilham os caminhos da santa obediência a Deus e da separação deste mundo. O homem que anda pelo caminho que agrada a Deus é reconciliado com tudo. Quando o homem anda com Deus, quem será o obstáculo para ele na jornada? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Inimigos podem nos destruir se estivermos sozinhos, mas a verdade que agora os salvos não estão sozinhos!

Nenhum comentário: