terça-feira, 14 de julho de 2020

A GRANDE RECONCILIAÇÃO (5)



“Sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, este reconcilia com ele os seus inimigos” Provérbios 16:7
QUEM SÃO OS INIMIGOS DO HOMEM?
        Posso ir mais longe em mostrar que Deus declara ser inimigo do homem. Por favor, não me entenda mal, porque estou referindo ao Deus todo-poderoso, santo, justo em seus juízos, conforme aprendemos acerca Dele em toda Escritura. O Deus que se tornou Homem perfeito ama os homens, porque Ele é Homem, bem como é Deus. Mas foi na queda que, não somente tornamo-nos inimigos de Deus, como também Ele se tornou nosso inimigo. Basta o fato que Cristo veio para reconciliar o homem com Deus para mostrar o fato da terrível inimizade de Deus com o homem. Temos muitas evidências desse fato em toda Escritura, como o ensino que o homem no pecado está debaixo da ira de Deus (João 3:36). As evidentes manifestações da ira de Deus no transcorrer da história mostra isso, quando Deus, vezes por vezes manifestou Sua ira, matando milhares de inimigos.
        Poderia estender esse assunto, mas sei que meus leitores já estão bem informados desse fato. Mas posso repisar esse terreno um pouco mais. O Salmo 7 mostra o quanto Deus está em guerra contra o homem; as exortações para que os crentes se separem deste mundo indica que Deus quer livrar Seus santos dos ambientes perigosos, onde a qualquer momento Ele há de derramar Sua fúria. Lendo o livro de Apocalipse o quanto é terrível o furor da ira de Deus, que terrores de Sua cólera serão derramados sobre o mundo inteiro.
        Eu sei o quanto a falsa teologia da nova era, tão adornada de humanismo tem influenciado milhares com a falsa ideia de um Deus de amor. Tudo satanás tem feito para que a sociedade moderna não tenha medo do Deus verdadeiro. Mas o fato é que Deus enviou o Filho Dele para o ministério de reconciliação. Eis  aí perante nossos olhos o fato que quando o caminho do homem é mudado para um caminho agradável ao Senhor, então Deus mesmo será reconciliado com o homem. Impressionante verdade. Note bem que nunca irá reconciliar-se com satanás e seus demônios; não houve um plano de salvação para os anjos e nem mesmos os anjos que não caíram entendem essas verdades. A verdade é que o Senhor da aliança veio para reconciliar o homem com Deus e essa é a mensagem tão bela e agradável aos corações, proferida por Paulo na carta aos Romanos. Enquanto Deus estiver enviando Seus pregadores, os homens saberão que há um Deus que Se reconcilia com pecadores.
        Notemos bem que a inimizade do homem contra Deus não é inferior à inimizade de satanás e seus anjos. O pecado é igual, tanto nos homens como nos seres espirituais. A essência do pecado é o orgulho próprio e isso é inerente ao homem; ele já nasce com a predisposição de viver a vida aqui como ele bem quer, mentindo contra Deus e avançando os sinais vermelhos da lei de Deus. Mas a mensagem do evangelho vem mostrar que um inimigo como Saulo de Tarso foi ao pó, vendo de perto sua condição de verme e dali do pó foi erguido como amigo de Deus. Que exuberante serviço dessa impressionante compaixão: “Ó que mensagem cheia da compaixão de Deus, a do evangelho santo que nos conduz ao céu”

Nenhum comentário: