sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PERIGOSA FELICIDADE




“Ai de vós, os que estais agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar” Lucas 6:2

         A Bíblia é um livro tremendamente esclarecedor, porquanto o livro de Deus mostra o ser humano como ele é lá dentro, no coração, e não na mera aparência. Nosso Senhor apresenta os quatro perigosos “ais” contra aqueles que por fora parecem estar desfrutando de plena felicidade aqui, quando realmente por dentro estão em plena miséria aos olhos de Deus.
         A Palavra de Deus não está condenando o riso; não é um convite para um sofrimento externo. Quando o sorriso no rosto é combinado com a felicidade de um coração transformado, ele aparece como um verdadeiro bálsamo para afastar o sofrimento, e um gostoso perfume para um ambiente de tristeza.
         Nosso Senhor está tratando do riso como resultado de um coração leviano, confiante naquilo que tem deste mundo e cujo viver mostra estar afastado do Deus da bíblia e de Sua tão Grande salvação (Hebreus 2:3). É o resultado de sentir-se seguro numa segurança perigosa, sem qualquer fundamento (Lucas 12:19-21); é o resultado de sentir-se livre e auto-suficiente para obter o que bem quiser desta vida mundana, concupiscente e passageira, sem qualquer temor ao Senhor (Salmo 73).
         O que promove esse riso perigoso no homem? O pecado dá esse prazer que parece ser verdadeiro, mas não é. Há uma satisfação no pecado; o pecado lisonjeia o ego e exalta a soberba; o pecado faz a pessoa achar que é livre para fazer o que quer fazer sem ter que prestar contas de seus atos.
         O que o Senhor fala? “Ai de vós!”. É uma tão terrível advertência porquanto procede dos lábios Deus. É algo revelador, trágico e perigosíssimo porque aparentemente parece que tudo vai bem e que não há qualquer indício de perigo ao derredor. Quando Deus avisa do Seu juízo, Ele dá um prazo para retornar com castigo (Ezequiel 22:13,14).
         O Senhor mostra a consequência para aquele que agora vive numa perigosa felicidade: “...porque haveis de lamentar e chorar”. Os homens que vivem debaixo do engano do pecado devem saber que a dor é realidade, o riso não passa de ilusão. Pode achar que encontrou fácil isso que afirma ser felicidade, mas seu preço é eternamente caro.
         Haverá de lamentar e chorar porque há de perder inevitavelmente aquilo onde havia depositado tanto sua confiança. Haverá de lamentar e chorar porque logo descobrirá tardiamente que está sem qualquer amparo ou socorro; vai ter que encarar o juízo Justo e Santo do Grande Deus. Haverá de lamentar e chorar porquanto há de enfrentar a dor eterna, vergonha, tormento e companhia com os inimigos de Deus para todo sempre.
         A solução agora para os pecadores enganados e iludidos no pecado está em correr para Cristo Jesus o Salvador e Senhor. Ele veio buscar e salvar perdidos (Lucas 19:10).
        

        
                  

Nenhum comentário: