“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” . João 3:36
Amigo leitor, ao pôr nossos olhos sobre a palavra da verdade, jamais devemos esquecer que é Deus quem fala. E qual deve ser a nossa atitude diante daquele que é Santo, Santo, Santo? Milhares de pessoas se inclinaram e se curvaram diante da imagem de ouro do rei Nabudonosor, por que, então, não curvar-nos diante do Deus invisível crendo na autoridade de Sua Palavra? Estamos chegando ao final do estudo nesse precioso verso de João 3:36. É claro e lógico que não podemos desvendar toda a grandeza da verdade já revelada! Só precisamos saber aquilo que é essencial para o momento.
Amigo, a palavra de Deus revela tudo a nosso respeito. A palavra do Deus eterno desvenda todo interior de nosso ser; ela nos esquadrinha. De fato, não há nada oculto que não venha a ser revelado diante dessa luz perscrutadora. A partir de hoje deveremos, com a ajuda perfeita do Espírito Santo, desvendar a última parte do verso, onde diz: “Mas sobre ele permanece a Ira de Deus”. Espero que você esteja venda já em sua Bíblia a parte final desse verso. Não é realmente impressionante? Como podemos fugir dessa realidade?
Façamos uma revisão de todo o verso, para que entendamos o que quer dizer a parte final. No começo, vimos que a salvação eterna o pecador recebe quando crê no Filho do Deus Vivo. Passa a ser nova criatura; entra na família de Deus, e é agora, alguém que recebeu a vida celestial, a vida eterna. Ele é visto por Deus o pai como um filho que agora goza do favor eterno do amor de Deus. Essa posição daquele que é salvo; ele é salvo, não por certo tempo; não está dependendo de seus esforços, pois quem efetuou a obra operante em seu coração foi a maravilhosa graça de Deus. Falei sobre o fato que o verdadeiro salvo, o genuíno crente em Cristo, é aquele que vai mostrar o fruto de crente em seu viver. O que ele é por dentro, será transmitido por fora. Tal assunto foi e repassado aqui. Será que ficou alguém na dúvida? Estou na expectativa que ninguém se colocou atrás de seus preconceitos, sem examinar antes o que é a verdade através da palavra.
A segunda parte nos mostra o que é aquele que ainda não é salvo; aquele que está nas trevas, separado de Deus. Seu estado é de rebelde contra o glorioso Filho do Deus Vivo. É alguém sem vida, destituído da vida celestial e completamente submerso no pecado, e escravo daquele a quem a Bíblia chama de príncipe do mundo. Para finalizar esse assunto, fechando assim nossos estudos em João 3:36, vamos responder a seguinte pergunta: “Como é que Deus vê alguém que ainda não foi ao seu Filho Amado para ser salvo? Qual é a atitude desse Glorioso e Santo Deus em relação a uma alma rebelde contra o seu único filho, a quem Ele ofereceu em resgate do perdido?”. A resposta está aí; clara e mui evidente na frase final do verso: “Mas a ira de Deus sobre ele permanece”.
Amigo, não é séria tal verdade para o seu coração? Será que você pode continuar brincando diante dessa realidade? Será que você vai olhar com zombaria para a verdade inspirada? Vai manter seus ouvidos ensurdecidos para a voz do Espírito Santo. A primeira coisa a ser vista nessa frase é que o Grande Deus está sobremodo indignado contra o pecador rebelde contra o Filho. Essa indignação é vista na palavra IRA. A segunda lição que temos nessa frase, é que essa ira divina, tal raiva, tal furor de Deus está num estado permanente. Vocês estão vendo a palavra permanece? Significa que aqueles que ainda se acham no pecado, separado de Deus porque ainda não se refugiaram no sangue remidor estão, assim, numa situação deprimente, horrível debaixo da ira desse Deus Santo.
Outro detalhe a respeito dessa ira divina é que a qualquer momento ela pode ser transformada em vingança, em cólera. Sobre tal assunto devo mais adiante. Outra lição de suma importância que temos, imbuída nessa frase, é que não há distinção para Deus. Ele não olha o ser humano conforme a maneira do ser humano. Ele não vê o homem na aparência, nem na religião, nem nas obras por ele realizadas. O homem só é aceito por Deus através do Filho Eterno. “E se alguém está em Cristo, é nova criatura”.
Creio que é conveniente aqui explicar alguma coisa sobre a palavra IRA. É o contrário de amor. No amor tem aceitação; na ira só tem rejeição. No amor, Deus é Salvador, na ira, Deus é Juiz. No Novo Testamento têm duas palavras traduzidas por ira. Uma palavra significa cólera. Na realidade, cólera é a ira transformada em vingança. Vamos ilustrar bem tal assunto. Vamos supor que Brasil haja pena de morte. Tem alguém que dentro de um mês será fuzilado. Enquanto não chega o dia da sua execução, ele está debaixo da ira. No dia em que ele for executado, a ira é transformada em cólera.
Amigo espero que a palavra esteja chegando claramente ao seu coração. Enquanto Deus não executa sua vingança, o pecador impenitente se acha debaixo da ira divina, e a qualquer momento, sob a ordem do Juiz Eterno, a sentença é executada. Outra verdade que necessariamente precisa ser explicada aqui, é que Deus é, de fato assim, um Deus Justo. Ele é amor, mas ao mesmo tempo é Justo. Hoje comumente falam sobre o amor de Deus. É certo! Ele é amor! Ele já provou esse perfeito amor, quando lá no Calvário entregou seu Filho Bendito para que o pecador se refugiasse ali, escapando da justiça divina.
Meu amigo quero lhe afirmar aqui, com toda a sinceridade de minha, na plena convicção que eu estou pregando a verdade revelada nas Escrituras. Se você ainda não se refugiou no sangue remidor para a sua salvação eterna, você está em sério e gravíssimo perigo! Você é visto como um inimigo, como um rebelde, como um amante do pecado, apegado às trevas. Pode ser que você diz que não, mas tal declaração não muda a verdade. O Grande Deus está voltado contra você; todo o universo está à disposição divina contra você. Saiba que a única alternativa para o pobre pecador é refugiar-se no sangue vertido. É a aceitação, no coração, da obra já consumada na cruz.
O Grande Deus já providenciou o Seu Filho Eterno para que Ele se tornasse o Sumo Sacerdote, perfeito. Sue obra feita na cruz abriu caminho para que o pecador fosse aceito na presença de Deus. E hoje, agora mesmo, há esperança para você, meu amigo. Já viu a sua situação? Já percebeu o triste destino que o aguarda? Mas o Espírito Santo lhe aponta a Cristo agora. O pecador arrependido é aceito como salvo para sempre! A culpa é tirada; a condenação é tirada; a imundícia é removida; a reconciliação é efetuada. Neste momento peça ao Senhor Jesus que Ele lhe salve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário