“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” . João 3:36
Estamos estudando esse impressionante verso. Nosso assunto é a fé, pois é aquele que crê quem tem a vida eterna. Não é qualquer fé, mas é a fé proveniente do próprio Deus. Em Efésios 2:8 o Espírito Santo afirma que a fé é um dom de Deus. A genuína fé é banhada de arrependimento. O arrependimento é como se fosse o corpo da fé. É a fé em ação. É como um morto se levantando! O arrependimento é a fé ouvindo e obedecendo. Então, é impossível para alguém que verdadeiramente crê, continuar na mesma situação do passado. Raabe, a prostituta de Jericó, creu no Deus de Israel, e acolheu os espias. Naamã foi curado da lepra, e depois que passou a crer no Deus de Israel, resolveu não mais adorar seus ídolos.
Zaqueu quando conheceu a Cristo, passou a ser perseguido. Aquele que um dia creu no Filho do Deus vivo, é de fato nova criatura. Na mensagem de ontem à noite, procurei esclarecer que a verdadeira fé só tem um lugar de apoio, na autoridade da palavra eterna. A verdadeira fé recebe a palavra como um comprovante de seguro. Será de fato uma escritura! A palavra de Deus, é a palavra da verdade. É a revelação eterna. Eu gostaria de aprofundar um pouco mais nesse assunto de tanta importância, especialmente nesses últimos dias da época da graça, quando Satanás tem procurado colocar a palavra de Deus em descrédito, ele vai fazer isso. O pai da mentira vai sempre odiar a verdade. A fé só descansa na palavra da verdade.
A fé só tem descanso nas promessas do Deus que não pode mentir. Uma razão é que a própria palavra gera fé. Em Romanos 10:17, o Espírito Santo diz: “A fé vem pelo ouvir da palavra”. Ó meu amigo, o homem sem salvação não tem vida, então como é que alguém que não tem vida vai poder crer? Em Romanos 4:17, o Espírito Santo diz que Deus é aquele que vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem. Como é que as coisas que não existem podem vir a existir? Pela palavra do seu poder! Não foi assim na criação? Ele simplesmente falou e as cousas surgiram.
É a poderosa palavra do Senhor. E como é que o Grande Deus mantém toda a sua criação? Como é que Ele mantém o universo? Como é que Ele sustenta tudo o que Ele criou? A resposta, o Espírito Santo de Deus nos fornece em Hebreus 1:3, onde afirma que Jesus, o agente da criação, “sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder”. E quanto aos pecadores? As almas perdidas? Elas podem crer por si? Jamais! Lázaro só saiu do túmulo depois que o autor da vida gritou: “Lázaro, sai para fora!”.
Meu amigo é mister que o homem saiba que está morto. O pecado trouxe a morte, pois qual é o salário do pecado? Você tem a vida natural, mas a vida espiritual, a vida proveniente do próprio Deus, não tem. Você já está no caixão, e só falta ser jogado na sepultura das almas. É apenas um morto, e que valor tem um morto? Se um parente seu morre fisicamente, um amigo, alguém que lhe é muito querido, você vai querer ter aquele corpo inerte e frio com você? O lugar dos mortos é no cemitério. Alguém quando morre, que valor tem na sociedade? Não importa se era rico ou pobre, se era um doutor ou apenas um analfabeto, se era muito benquisto pelos homens, ou era sobremodo odiado. Se foi grande o cortejo, ou se foi enterrado como um indigente. É morto. E qual é a situação do homem diante do Deus vivo? Está morto em seus delitos e pecados. Efésios 2:1. Se é religioso, então é um morto religioso; se não é religioso, é um morto ateu. Se é viciado em qualquer vício, é apenas um morto viciado. Se não é viciado, é apenas um morto não viciado. Se é jovem ou velho, não importa, é um morto diante do Deus vivo. Meu amigo, tal é a situação do pecador, longe da glória de Deus. E quem é que pode ressuscitar o pobre pecador morto em seus pecados? A minha igreja? Jamais! A sua igreja? Jamais! Uma igreja cheia de pessoas sem a vida eterna gerada pelo Espírito Santo e pela Palavra, não passa de uma casa cheia de mortos. O único que pode dar vida é o Autor da vida. Veja a linguagem de Colossenses 2:13: “A vós outros que estáveis mortos nos pecados... Ele vos vivificou...”
Então, amigo, ou você é um morto, ou já foi vivificado, já tem nascido de novo, pelo glorioso trabalho feito pelo Espírito Santo e pela Palavra. A Palavra Eterna do Deus Vivo não declara que o verdadeiro salvo, o verdadeiro crente é aquele que entrou numa igreja de crentes, gostou dali, ficou emocionado, foi batizado, passou a fazer parte do rol de membros, e agora vai todo domingo à igreja, canta, etc. etc. A verdade é esta: Você só tem vida se foi operado em você a genuína fé na Palavra. Você um dia ouviu o evangelho da salvação, e abraçou pela fé, a Jesus como o único Salvador e Senhor.
Lógico e claro que aquele que tem a vida que há em Cristo vai anelar pela comunhão com o povo de Deus. Os vivos querem estar entre os vivos. Se entrou na família de Deus pelo novo nascimento, então terá plena satisfação em ter comunhão com o povo de Deus. Então, amigo ouvinte, a fé se apoia na autoridade infalível e inerrante da Palavra Eterna. A palavra de Deus é para aquele que crê a Rocha dos Séculos. E qual tem sido a luta do diabo no decorrer dos séculos? Exatamente procurar destruir a autoridade das Escrituras Sagradas.
E eu pergunto, o grande Deus tem outro meio de revelar a verdade ao seu coração, meu amigo? De maneira nenhuma! Em Isaías 66:2, o Espírito Santo diz: “Quem é o homem para quem olharei? Para o pobre e abatido de espírito e que treme da minha palavra”. Em Tiago 1:18, o Espírito Santo afirma que os salvos foram gerados pela palavra da verdade. O pregador só está revestido de autoridade se pregar conselho de Deus, do contrário, é um falso profeta. Quando é que uma igreja está cumprindo fielmente o seu propósito de ser agência divina na terra? Quando ela está fundamentada na autoridade da palavra, e não em tradição dos homens. O Espírito Santo vai usar uma igreja zelosa com a pureza da palavra; que não está preocupada em agradar multidões, mas tão somente com a autoridade daquilo que é chamado de Escritura Sagrada. A verdade não está no que diz este ou aquele pregador; não é o que fala ou ensina o pastor ou fulano de tal. A verdade é: “Assim diz o Senhor”.
Ó meu amigo! O que a palavra da verdade faz no íntimo dos homens! Em Hebreus 4:12, o Espírito Santo afirma que a palavra de Deus é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. A verdade bendita vai prostrar por terra toda rebeldia, toda desobediência, todo orgulho, vai derribar toda muralha erguida pelo homem dentro de si para tentar impedir que a verdade entre. Meu amigo, qual é o propósito do trabalho glorioso do Espírito em lhe convencer, não é exatamente para que você seja salvo? É uma grande guerra! É terrível a peleja!
Amigo renda-se ao Senhor Jesus! Não se iluda mais com as miragens deste mundo! Não deixe ser levado pela correnteza da mentira! O dia da morte está chegando, e você vai deixar este mundo, salvo ou perdido? Não está vendo que o mundo passa com todas as suas paixões? Fora do abrigo seguro e eterno que há no Filho do Deus vivo, você está cercado de perigos por todos os lados. Aquilo que a seus olhos parece ser a sua segurança, você verá que era tudo inútil. Se você agora clamar por socorro, virá o livramento, pois o grande salvador, o Senhor da Glória, é de fato, socorro bem presente na angústia. Se você tentar gritar quando estiver no inferno, clamará sim, mas não será ouvido. Buscai ao Senhor, enquanto pode achá-lo. E sabe quando pode achar o Salvador? Agora! Ele agora trabalha para os que buscam. Agora, neste momento, o Senhor Jesus quer lhe salvar. Como você se encontra neste exato momento? Oprimido, vazio, carregado de culpa, mas anelando o perdão do Mestre? Então, é a pessoa a quem o Senhor Jesus veio buscar e salvar. Pela fé, à beira do seu rádio, peça a Jesus para ser o seu eterno e Bendito Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário