domingo, 2 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (5)



O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará” (Salmo 23:1)
TRIUNFANTE SOBRE O MUNDO “O Senhor é meu Pastor...” (primeira)      
               
                O Salmo 23 tem um início realmente maravilhoso, porquanto mostra logo que a vida triunfante daquele que é salvo tem uma base firme e sólida. Como o crente é visto neste Salmo? Como uma ovelha. O pecado colocou todos os homens numa situação tão terrível neste mundo, porque todos são apresentados individualmente, como ovelhas desgarradas. Paulo trata disso no capítulo 3 de Romanos, a partir do verso 10. O apóstolo apresenta a ruína da raça humana, caída em Adão, separada da glória de Deus. No verso 12 ele mostra todos os seres humanos individualmente como ovelhas errantes: “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.” Toda raça é apresentada assim como ovelhas errantes, cada um seguindo seu próprio pensamento, fazendo aquilo que quer sem saber do terrível poder que Satanás exerce em sua vida, fazendo com que recebam energia para o cumprimento de seus propósitos malignos, (Efésios 2:2).
Muitos são aqueles que imaginam que são ovelhas especiais neste mundo, e que Deus não os vê tão pecadores assim. Todos os que freqüentam igrejas, que são filhos de crentes, ou que cresceram num ambiente religioso, devem saber do fato que não há diferença para Deus: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12) Deus não aceita alguém porque a pessoa é nascida num lar evangélico, ou porque a pessoa foi batizada. O Senhor Jesus deixa bem claro o ensino sobre a necessidade do novo nascimento: “... Necessário vos é nascer de novo.” (João 3:7) Cada pessoa deve ter convicção de sua salvação mediante o poderoso trabalho vivificador do Espírito Santo por meio da Palavra. Todo pecador deve saber se é uma ovelha achada por Cristo, ou se ainda está indo para a perdição eterna. Uma ovelha que anda desgarrada não tem pastor.
                Logo de início no verso 1 temos uma ovelha expressando a sua declaração de fé: “O Senhor é o meu pastor.” Todo aquele que é salvo por Cristo sabe no íntimo que é uma ovelha que foi achada pelo Grande Pastor, por isso pode dizer: “O Senhor é o meu Pastor.” A confissão de fé de cada crente está marcada no seu coração porquanto é uma obra feita pelo Espírito. A conversão verdadeira é algo feito no coração: “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9). Somente e tão somente o genuíno crente pode afirmar que era uma ovelha que se “desviava pelo seu caminho”, mas o Senhor fez cair sobre Cristo a sua iniquidade. (Isaías 53:6).
                Que momento precioso para o exame de sua alma, amigo leitor! Não esqueça que Cristo Jesus veio ao mundo buscar e salvar o perdido.

Nenhum comentário: