segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

AMOR QUE NOS CONSTRANGE (6)



“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando isso, se um morreu por todos, logo todos, logo todos morreram”  (2 Coríntios 5:14).
O AMOR DE CRISTO DEVE NOS CONSTRANGER À CONSAGRAÇÃO
        Ao meditarmos no fato que nosso Senhor se consagrou totalmente por nós, não há como não derreter nossos sentimentos para que todo nosso ser seja consagrado a Ele. Foi isso que mobilizou Paulo. Aquele que antes era motivo do seu terrível ódio, é agora motivo de imenso amor. Ele trata disso no capítulo 3 de Filipenses. Ao conhecer Seu Senhor e vê como foi conquistado pelo Filho de Deus e que tudo agora o encaminhava para a tão almejada ressurreição, tudo isso moveu Paulo para viver e morrer por Ele. O mesmo Senhor do apóstolo é nosso Senhor; o que Ele fez por Saulo de Tarso, fez também por cada crente, antes pecadores e indignos.
        Outro fato importante na consagração é que todo nosso ser é Dele, nada é nosso. No milagre da criação em todo universo está a maneira como Ele nos fez. Incrível e majestosa atividade Daquele que nos fez como vasos de misericórdia (Romanos 9). O mundo está lotado de vasos da ira, de elementos que o Oleiro fez, moldando-os, a fim de fazer deles instrumentos de Sua ira. Notemos bem que Ele não fez o pecado, Ele apenas entrou no terreno do pecado, pôs Sua mão de poder na massa de pecado, a fim de fazer Seus instrumentos que demonstram Sua misericórdia e Sua ira santa. Ele é glorificado em tudo o que faz; Ele é glorificado tanto em salvar como em demonstrar Sua indignação contra o pecado.
        Então, o que eu sou? Fui eu quem determinou ser um crente? Fui eu quem decidiu ser o vaso de honra, objeto de Sua graça compassiva? Claro que não! Ele o fez porque quis fazer e essa foi a santa determinação de Sua abundante graça em meu favor. O que Ele viu em mim, a fim de vir em busca de um elemento como eu? Não poderei eu me consagrar e dedicar-Lhe todo meu ser? Só tem uma resposta: Fui amado por Ele, fui escolhido Nele e fui buscado por Ele. Essas verdades vêm como luz que invadem o santuário de nossos corações e que brilham nosso entendimento, a fim de organizar nossos sentimentos e nos levar a viver constrangidos em amar Aquele que nos amou primeiro.
        Além de toda essa história que vai infinitamente além da nossa capacidade de entendê-la em Sua profundidade, temos ainda o fato que nosso Senhor deixou Sua glória e veio até esse tão pequeno planeta terra, lugar escolhido para as façanhas da graça, a fim de se unir à nossa humanidade. Ele ousou nos conhecer de uma forma avassaladora, pois não veio aqui como um “turista da divindade”. Não! Ele se tornou Homem, a fim de habitar entre homens perdidos; veio conhecer nosso sofrer, o real significado com o poder da morte. Essa história foi de uma forma maravilhosa e perfeitamente registrada em toda Escritura, a fim de que todos ficassem sabendo disso. Ele não olhou apenas para um grupo, uma nação especial, mas sim para todas as famílias da terra, a fim de mostrar Seu infinito e eterno amor.
        Com esse amor Ele comunica com os Seus, mesmo antes de entrar neste mundo pelo nascimento. Quem pode ler todo Velho Testamento sem perceber que a voz é Dele e que as palavras são provenientes Daquele que nos amou? Que O amemos sim e que pelo amor Dele sejamos quebrantados, a fim de doar todo nosso ser.

Nenhum comentário: