segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A FÉ TRIUNFANTE (12)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades”
(Salmo 103:1,2,3)
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE:
         Amigo leitor, minha súplica é que as preciosas verdades da fé triunfante venham encher seu coração de alegria e do descanso da suficiente graça. O verdadeiro crente tem prazer em trilhar o caminho por onde somente a fé genuína pode andar. É melhor andar com Deus subindo rumo ao céu pelo perigoso e íngreme caminho estreito, do que escorregar ladeira abaixo no caminho largo rumo à perdição eterna. A Palavra de Deus convida os pecadores a sondar o caminho pelo qual os santos trilharam e trilham: “Assim diz o Senhor: “Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...”. (Jeremias 6:16). É triste ver que milhares rebeldes estão continuamente dizendo: “Não andaremos!”.
         Observemos bem que a fé humilha a natureza adâmica; todo peso da carne deve curvar-se na obediência do novo homem em Cristo (2 Coríntios 5:17). Agora, o corpo que ainda carrega desejos pecaminosos deve estar posto em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Romanos 12:1); agora tudo deve ser transportado pela carruagem da graça, em santa dependência de Deus; o culto agora é o culto racional, a fé bíblica promoverá a ruína completa da orgulhosa carne, fazendo com que o santo de Deus medite na grandeza da misericórdia do Senhor em seu favor: “É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades”. Deu para perceber que é exatamente nesse ponto que é descoberta a qualidade da fé? Ah! Quanta pomposidade religiosa em nossos dias! Quanta adoração encharcada da vanglória humana! Quanta aparência de piedade que nada possui de profundidade! Quanta tentativa de manipular Deus por meio de louvores que procedem de corações irregenerados!
         O verso 3 do salmo faz a carne calar e silencia todos os “améns e aleluias” inúteis, porquanto quem não conheceu a verdade da cruz no íntimo, certamente desconhece a fé triunfante, conforme o Espírito de Deus descreve nesse salmo. Conheçamos melhor os ensinos para os quais os verdadeiros discípulos são convocados a aprender. Percebe-se imediatamente que nada tem de qualquer elemento material, tão buscado e desejado por aqueles cujo tesouro está neste mundo: “É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades...”. Os homens anseiam buscar um deus que engorde seus corpos, por isso odeiam a mensagem da cruz. Mas a verdade nua e crua aparece registrada nas páginas das Escrituras Sagradas que o problema do homem está dentro dele; que é do coração dos homens que procede todo mau desígnio; que toda sua inclinação é contra Deus; que toda sua disposição é tomar o rumo da perversidade e da rebelião contra a santidade de Deus; que quer viver sentindo-se bem no pecado, tendo um deus que possa lhe abençoar.
         Amigo leitor veja agora em que condição está sua alma! Todo peso do seu coração; todos os seus afetos, mente e vontade estão arraigados neste presente século mau? O deus que você afirma ter é um deus que você inventou no íntimo, a fim de que ele abençoe seus planos em continuar no caminho da rebeldia?  Eu sei quão duro é beber o amargo cálice dessa verdade! Eu sei que é tão humilhante para o homem enfrentar a dura realidade do estado natural e depravado do seu coração! Mas todos devem lembrar que Cristo veio chamar pecadores ao arrependimento, porque Cristo jamais salvará um homem no estado de orgulhoso e rebelde contra Deus. Eis a verdade conforme o evangelho apresenta: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam cancelados os vossos pecados...” (Atos 3:19).

Nenhum comentário: