sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA (5)


“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?...” MATEUS 16
O QUE SIGNIFICA GANHAR O MUNDO.
        Quando o homem está voltado de coração em querer ganhar o mundo, eis que ele nem sequer poder perceber o quanto o mundo se apodera de seus desejos, a fim de sufocar sua alma. Então, todo seu sistema de vida será baseado em coisas externas e não internas. Quando o homem quer ganhar o mundo, eis que todo seu ser interno passa a ser controlado pelo mundo; todo seu coração é pintado com as cores mundanas; todo seu pensamento passa a ter luzes mundanas e suas emoções e vontades manifestarão o quanto estará escravizado àquilo que passa. Sua linguagem será mundana; seus interesses estarão voltados à prosperidades; ele há tomar todo caminho mostrado pelo mundo à busca de felicidade aqui; toda sua força, inteligência e outras habilidades serão usados para a construção dos projetos do diabo aqui.
        Não podemos esquecer que o mundo também usa a religião para seus planos de conquistar corações. O mundo é religioso, mas sua religião é antideus; sua religião está distante da verdade revelada e é buscada por corações que jamais conheceram a verdade. Por isso o alvo da religião mundana é manter a impiedade inerente. O mundo fala de Deus, usa a bíblia, fala de Jesus e utiliza as manobras dos falsos mestres, a fim de encher os corações de homens e mulheres carregados de sentimentos de bem estar com o pecado. Quanto mais religioso o mundo se torna, maior perigo representa às multidões. A religião mundo vem com carga máxima de justiça própria, de bons sentimentos, de humanismo e de obras mortas. O alvo da religião mundana é entorpecer os pensamentos e assim obstruir a entrada da verdade. Em nossos dias vemos o quanto a religião mundana cresceu e com ela reverdeceu a impiedade e a destruição de tudo o que é bom. Vemos o quanto as almas de homens e mulheres estão imobilizadas e incapazes de pensar e avaliar a situação.
        Também, não devemos ser iludidos ao pensar que o mundo só luta com a ignorância intelectual. O mundo tem provado o quanto é forte utilizando sua sabedoria em todo tipo de conhecimento. O mundo leva homens e mulheres intelectuais à perda de suas almas. O intelectualismo deste mundo tende a erguer os homens na soberba, no egoísmo, na arte de querer mostrar o quanto eles são fortes e independentes, na arte de querer mudar tudo com sua própria força. Em nossos dias vemos o quanto os mais intelectuais pendem para o ateísmo; são eles os mais inclinados a recusar os santos ensinos simples e francos da palavra de Deus, porque se acham autossuficientes para viver e pensar o que querem. A luz do intelectualismo mundano só serve para endeusar o ego e aprisionar a alma, tirando-a dos verdadeiros valores desta vida. É por esse caminho perigoso que satanás ordena a prisão de homens e mulheres em sua mais perigosa arma chamada de soberba da vida.

        Milhares são os que ganharam o mundo, mas que perderam suas almas. Milhares estão vivendo aqui com muita luz deste presente século, mas vivem como cegos. Que diferença eles têm dos simples e dos incultos? O orgulho intelectual cria ilusões no coração, levando os homens a pensar que Deus precisa deles. Foi essa divindade mundana que começou a fazer parte da igreja em Corinto. Mas Paulo escreveu a primeira carta para rechaçar essa mentira. O que Paulo fez foi levar os líderes a olhar os membros da igreja, e em sua maioria eram irmãos simples. Por quê? A razão clara é que Deus em considera o intelectualismo mundano como lixo, quando comparado com a mensagem do evangelho. Deus aprouve salvar os crentes, não usando o poderio da cultura, mas sim com a simples mensagem da cruz.

Nenhum comentário: