quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

GANHAR O MUNDO E PERDER A ALMA (4)


“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?...” MATEUS 16
O QUE SIGNIFICA GANHAR O MUNDO.
        Quando o homem quer ganhar o mundo, eis que todo seu ser é direcionado a esse alvo. É como um carro que está indo numa direção, pois todos os componentes do veículos tomam o mesmo rumo numa unidade. Assim os homens marcham deliberadamente, corpo e alma numa só intenção – ganhar o mundo. Todo seu pensamento, emoção e volição são dedicados a alcançar esse objetivo. O mundo exige todo ser do homem; o mundo exige inteira consagração, porque satanás quer usar o homem completo para suas ambições de igualar-se a Deus (Isaías 14). Quando satanás prometeu o mundo a Jesus, notamos bem que seu alvo era humilhar o céu, denegrir a glória de Deus e estabelecer seu próprio triunfo e glória. Ele queria adoração, veneração, honras, etc.
        Diante dessas verdades checaremos as lições resultantes que aparecem como óbvias. O homem não é completo homem sem sua alma. Sua parte física e psicológica precisa da atuação da alma. Então, quando sua meta é ganhar o mundo, eis que a alma passa a ser sufocada, oprimida. Por que isso? Porque as propostas do mundo não podem levar qualquer benefício à alma. Ao correr à busca do mundo, eis que homens e mulheres não percebem que estão levando as suas almas, mas que por fim elas não serão alimentadas e enriquecidas. As almas ficarão isoladas, como uma mulher que acompanha seu marido a um ambiente que não lhe interessa. Lá ele vai beber cerveja, mas ela não bebe; lá vai rir com seus amigos, mas ela ficará isolada. É assim que homens e mulheres começam a perder suas almas aqui.
        Quando o homem quer ganhar o mundo, eis que o mundo quer seus olhos, porque têm muitas luzes das paixões dos olhos (1 João 2:16). Mas, notemos bem que essas luzes vêm de fora para dentro. Enquanto por fora há claridade, por dentro há trevas. Quando essas luzes apagam, eis que a alma começa a entrar em desespero, medo, preocupação, angústia, especialmente em face das enfermidades, solidão e enfermidades. O mundo tem, também um poder incrível de suprir alimentos para a carne. É o que a bíblia intitula de “concupiscência da carne” (1 João 2:16). Mas tal alimento é para a carne. Notemos bem que foi exatamente nisso que Herodias conquistou Herodes, a fim de decidir matar João Batista. Ela sabia bem que o rei era faminto por sexo, por isso fez que sua filha fosse dançar perante o rei. Assim o resultado macabro foi alcançado com a decapitação daquele homem de Deus.
        O mundo exige todo ser, força, emoção e inteligência do homem, porque lhe promete prazeres, felicidades e riquezas aqui. Mas a força do mundo é tanta que consegue dominar, enlaçar e conquistar o homem por completo. Ele consegue ganhar o mundo, mas perde a alma. O que a alma poderia transmitir em termos de comunicação, agora o mundo passa a ter o controle. Agora seus pensamentos são mundanos; sua linguagem é conforme o mundo; seus olhos focalizam o mundo; seus ouvidos estarão aptos para ouvir o mundo. Tudo é luz por fora, mas escuridão por dentro; tudo parece ser alegria por fora, mas há um inferno no íntimo.

        Notemos bem, estou tratando da vida normal, natural de qualquer pessoa aqui. O mundo tem armadilhas em todos os lugares. E os dias estão ficando mais e mais terríveis, quando os valores naturais estão desaparecendo. É a força descomunal deste sistema maligno. O mundo quer arrancar daqui tudo o que é bom, tudo o que Deus criou, tudo o que significa ordem, respeito e segurança. Vemos milhares que já perderam suas almas aqui e milhares que já perderam para sempre com a chegada da morte eterna. 

Nenhum comentário: