sexta-feira, 25 de julho de 2014

AS MISÉRIAS DOS NÃO-CONVERTIDOS (6)




ALLEINE
A verdade de Deus está ajuramentada contra você. Se Ele é fiel e verdadeiro, você vai perecer se continuar no caminho em que está. A menos que Ele não seja fiel à Sua palavra, você vai morrer se não se arrepender. "Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo". (II Timóteo 2:13). Ele é fiel às Suas ameaças bem como às Suas promessas, e mostrará a Sua fidelidade na nossa destruição, se não crermos. Deus e tem-lhe falado tão claramente quanto pode ser dito, que se Ele não o lavar você não tem parte com Ele; se fizer segundo a carne, morrerá; se não for convertido, de modo algum entrará no Reino do Céu (João 13:8; Romanos 8:13; Mateus 18:3). Amados, assim como a imutável fidelidade de Deus na Sua promessa e juramento pode propiciar sólida consolação aos crentes, igualmente, no que diz respeito aos incrédulos, pode produzir irremovível consternação e confusão.
         Oh, pecador, diga-me o que pensa a respeito de todas as ameaças de Deus que ali estão registradas contra você? Acredita que são verdadeiras ou não? Se não, você é um miserável infiel. Mas, se crê nelas, que coração inflexível é o seu, visto que anda calmamente para cima e para baixo quando a verdade e a fidelidade de Deus estão empenhadas em destruí-lo! A Bíblia toda testifica contra você, enquanto você permanece um não convertido. Ela o condena em cada uma das suas páginas, e como o rolo de Ezequiel, é escrito para você, por dentro e por fora, com lamentação, pesar e tristeza. E tudo isso certamente virá sobre você, se você não se arrepender. "... até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei.. ." (Mateus 5:18).
         Agora, junte tudo isso e diga-me se a situação do não convertido é ou não é deploravelmente miserável? Da mesma maneira que sabemos de pessoas que se uniram por um juramento e por uma maldição para matar Paulo, assim você precisa saber, ó pecador, que todos os atributos do Deus infinito estão unidos para castigá-lo. Ó homem, o que vai fazer? Para onde vai fugir? Se a onisciência de Deus pode achá-lo, você não escapará. Se o Deus fiel e verdadeiro levar em consideração o Seu juramento, você perecerá, a não ser que se arrependa. Se o Todo-Poderoso tem poder para atormentá-lo, você vai ser completamente miserável de alma e de corpo por toda a eternidade, a menos que isso seja impedido por uma rápida conversão.
2. Toda a criação de Deus está contra vocês. "...toda a criação", diz Paulo, "...geme e está com dores de parto..." (Romanos 8:22).
         Mas qual a causa que faz a criação gemer? O terrível abuso de estar sujeita ao serviço das concupiscências dos homens não santificados. E a criação geme em favor de quê? Pela libertação e livramento desse abuso, pois "a criação ficou sujeita a essa escravidão, não por sua vontade". (Romanos 8:20-21). Se as criaturas irracionais e inanimadas pudessem falar e raciocinar, iriam gritar como estando sob uma escravidão insuportável, devido serem vituperadas pelos ímpios, ou seja, por serem usadas de forma que contrariam as suas naturezas e os fins para os quais o grande Criador as criou.
         Há um pensamento de um eminente teólogo, que diz: "Se a bebida que o beberrão toma fosse racional como o homem, e pudesse conhecer quão abusivamente ela é usada, gemeria no barril contra ele; gemeria no copo contra ele; gemeria na garganta dele; gemeria no estômago dele; lançaria acusações no seu rosto, se pudesse falar. E se Deus abrisse a boca das Suas criaturas, como fez com a boca da jumenta de Balaão, a capa do homem orgulhoso gemeria contra ele. Não haveria uma só criatura que não gemesse contra ele, se soubesse como é espezinhada pelo homem não convertido. A Terra iria gemer para suportá-lo; o ar iria gemer para dar-lhe a respiração; a sua casa iria gemer para enxotá-lo; sua cama iria gemer para dar-lhe o descanso; a comida, para nutri-lo; as roupas, para cobri-lo; e o animal, para dar-lhe qualquer ajuda e conforto, enquanto ele vivesse em pecado contra Deus".

Nenhum comentário: