domingo, 22 de dezembro de 2013

A INCLINAÇÃO NATURAL DO PECADOR 12



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL: (continuação)
         Amigo leitor, eis que o Senhor Deus, grande Salvador convida o pecador a parar: “Ponde-vos à margem no caminho e vede...” É verdade que o homem foi expulso do Jardim, lançado fora do paraíso de Deus. Mas, por que continuar na mesma situação, persistindo na mesma teimosia de Caim, quando o Deus de toda misericórdia já abriu o caminho, não do Éden terreno, mas de um paraíso infinitamente melhor? Nesse caminho onde o pecador se encontra andando, longe do Deus vivo, é o lugar amaldiçoado pelo próprio Deus, mas Satanás vem e lhe oferece o paraíso dele. Ele enche seus olhos de paixão com o mundo que ele mesmo adornou e enfeitou para garantir seu reinado de mentira. Ele faz com que o homem fique mais e mais impressionado com o império mundial que está nas mãos dele. Esse anjo maligno dá volta em torno do planeta em pouquíssimo tempo para averiguar como está indo o seu reinado de dores e tristeza. Este mundo é o paraíso que ele pode oferecer aos homens, e nada mais.
         Com a morte se finda a pobre jornada do homem aqui; o caminho que percorreu chegou ao seu término. Acabaram-se as cores resplandecentes deste império do mal; tarde demais para perceber que foi iludido, enganado, que tinha venda nos olhos; que o castelo era de areia; que a ordem era apenas desordem; que não estava andando, mas sim empurrado ladeira abaixo. Eis o grande Deus a lhe chamar. Ele o exorta a parar e examinar, para que a alma, com seus olhos espirituais abertos possa clamar pelo socorro Dele.
         Quando Deus mostra a desgraça do caminho em que o homem se encontra, não há outra solução para o pobre pecador, senão clamar pedindo o socorro do Altíssimo, da mesma maneira que clamamos o socorro médico numa intensa dor. Quando a verdade da triste situação do pecador chega ao seu coração ele saberá que está no lamaçal do pecado sem poder sair por si próprio. Sei que esta verdade é dura para ser ouvida. Mas, se a Palavra da verdade tem falado ao seu coração, está apenas provando que a Palavra de Deus não volta vazia. De qualquer maneira, com a salvação do pecador, ou mesmo sem nenhuma salvação, a Palavra do Deus vivo volta para Ele trazendo-lhe a glória que somente a Ele é devida. A verdade eterna somente pode proporcionar bênçãos inefáveis para um pecador cujos olhos espirituais estão sendo abertos por Deus.
         Bendita a alma que for achada pelo tão Bondoso Pastor das ovelhas! Amigo leitor, você tem parado para examinar o caminho em que está andando? Pelo novo nascimento já entrou no caminho da salvação? Houve aquele dia quando você foi tirado das trevas para a maravilhosa luz? Já está na vereda que lhe conduzirá ao lar celeste? Está plenamente certo que um dia foi achado pelo Salvador, foi remido, perdoado, justificado e feito herdeiro de Deus?
         Se o seu coração estiver marcado pela dúvida, então algo está errado. Deixe que a palavra da verdade penetre no mais profundo de seu coração para que você seja guiado no caminho da certeza. O evangelho revelado não deixa dúvidas na alma, porquanto o Deus da Bíblia é o Deus de toda verdade. Quem anda com Ele anda na luz (João 8:12). Que momento glorioso para um encontro com o Bendito Salvador! A função do Senhor é salvar perdidos (Lucas 19:10). Eis agora o momento precioso para ser libertado do poder do pecado mediante o conhecimento da verdade (João 8:32).

Nenhum comentário: