domingo, 22 de dezembro de 2013

O MÉTODO DA GRAÇA (7)




George Whitefield
“E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.’ (Jeremias 6:14)

         Mas depois, meus queridos amigos, tomai cuidado de deter-vos na vossa conversão. Vós, que sois crentes novos em Cristo, vós deveis estar procurando novos descobrimentos acerca do Senhor Jesus Cristo a cada momento; não deveis edificar sobre as vossas experiências passadas, não deveis edificar sobre uma obra no vosso seu interior, mas sempre procurar fora de vós mesmos a justiça de Jesus Cristo; deveis continuar acercando-se sempre como pobres pecadores para tirar água das fontes da salvação; deveis esquecer o que fica atrás, e estender-vos ao que está por diante.
Meus queridos amigos, devemos manter um andar dócil, íntimo com o Senhor Jesus Cristo. Muitos de nós perdemos a nossa paz pelo nosso andar indisciplinado; alguma coisa ou outra se interpõe entre Cristo e nós, e caímos na escuridão; uma coisa ou outra nos separa de Deus e isto entristece o Espírito Santo, e o Espírito Santo  deixa-nos livres aos nossos próprios recursos. Permiti, pois, que vos exorte a vós que tendes paz com Deus, que cuideis para não perderes esta paz. É certo que uma vez que estais em Cristo, não podeis apartar-vos permanentemente de Deus: ‘Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus’. Mas embora não podais apartar-vos permanentemente, podeis sim apartar-vos desastrosamente, e podeis viver o resto dos vossos dias com ossos quebrados. Cuidem-se de retroceder em nome de Jesus Cristo, não entristeçais o Espírito Santo, porque pode ser que nunca na vossa vida recupereis o vosso bem-estar. Oh, cuidai-vos de não andar vagueando por este mundo de Deus depois de terdes acudido o Jesus Cristo. Meus queridos amigos, eu paguei caro a minha infidelidade. Os nossos corações são tão malditamente ímpios, que se não nos cuidamos, se não nos mantivermos continuamente em guarda, o nosso ímpio coração enganar-nos-á e desviar-nos-á. Será triste ser objeto do açoite de um Pai que corrige; recorde os açoites de Jó, de David e de outros santos nas Escrituras. Portanto, permiti que vos exorte a vós que tendes paz, que andeis perto de Cristo.
         Entristece-me ver o andar libertino dos que sendo Cristãos, tendo conhecido a Jesus Cristo, diferenciam-se tão pouco de outros que quase nem se reconhecem como verdadeiros Cristãos. São Cristãos que têm medo de falar por Deus — deixam-se levar pela corrente; falam do mundo como se estivessem no seu elemento; não fazem isto quando recentemente descobrem o amor de Cristo; então podem falar sem parar da luz do Senhor que brilhou nos seus corações. Houve uma época quando tinham algo que dizer a favor do Seu querido Senhor; mas agora podem assomar-se a um grupo e escutar a outros falar do mundo abertamente, e têm medo de que riam deles se falarem a favor de Jesus Cristo.
         Muitíssimas pessoas se têm convertido em conformistas no pior sentido da palavra; queixam-se das cerimônias da igreja, como podem fazê-lo com razão; mas depois aferram-se a cerimônias na sua conduta; conformam-se ao mundo, o qual é muito pior. Muitos ficarão até que o diabo apareça com novas ideias. Cuidai-vos, então de não vos conformardes ao mundo. Que têm os Cristãos que ver com o mundo? Os Cristãos devem ser singularmente bons, valentes para o Seu Senhor, de modo que todos ao seu redor notem que têm estado com Jesus. Exorto-vos que chegueis a um acordo com Jesus Cristo, a fim de que Deus habite continuamente em vossos corações. Edificamos sobre uma fé apoiada na unidade e perdemos assim a nossa consolação; quando deveríamos estar desenvolvendo uma fé apoiada na segurança, saber que somos de Deus, e desta maneira andar na consolação do Espírito Santo e ser edificados.

Nenhum comentário: