segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O NOVO NASCIMENTO (6 a)


 “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” João 3:3.
         Amigo leitor estou provando através desta passagem inspirada, que há necessidade do homem nascer de novo. Nas mensagens anteriores procurei mostrar o porquê o homem necessita de novo nascimento. Digo e repito, o que o próprio Senhor Jesus falou para Nicodemos: “Necessário vos é nascer de novo”. Amigo, quando tu nasceste a primeira vez, tu adquiriste vida terrena, e é somente o segundo nascimento, que é o nascimento do Alto, que lhe dá a nova vida, a vida eterna. O primeiro nascimento coloca o homem na situação de condenado; o segundo nascimento coloca o homem como salvo. O primeiro nascimento faz do homem um filho das trevas, filho da desobediência; o segundo nascimento coloca o homem com um filho de Deus.
         Meu amigo, para o bem de tua alma, examina a tua situação diante do Deus vivo, e vê se tu já és contado entre os herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Na mensagem de hoje quero revigorar, ou fortalecer ainda mais este ensino mostrando ao amigo leitor alguns versos bíblicos que provam essa preciosa doutrina. Peço que o amigo me acompanhe com bíblia aberta, vendo as passagens que tratam desse assunto tão precioso. Primeiramente vamos para o próprio evangelho de João no Cap. 1verso. Ali o Espírito Santo afirma que todos quantos receberam a Jesus foi lhes dado poder de serem feitos filhos de Deus. Não é uma preciosa passagem?
         Tu meu amigo, já tens recebido o Senhor Jesus, o filho do Deus vivo, como o teu único e suficiente salvador? Já reconheceste um dia que não havia outro mediador entre tu e Deus? Que Ele é a provisão divina para a salvação do perdido? Já estás descansado na suficiente obra do Calvário? E tua vida transformada estás agora produzindo fruto para a glória de Deus? Que glorioso dia foi aquele quando tu fostes visitado pelo Espírito Santo, o qual te fez convicto de Deus pecados, e através de alguma mensagem te levou ao pé da cruz para que ali tu bebesse da água da vida a fim de nunca mais vir a ter sede.
         Mas vamos adiante no Cap. 1 de João, verso 13. O Espírito Santo diz ali que aqueles que receberam a Jesus não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Creio que esse verso nem necessita de explicações, pois é bem claro ali ensino do novo nascimento. Não é algo do sangue. O primeiro nascimento foi algo do sangue, mas o segundo não também não é algo da vontade da carne. Não foi o desejo natural; não foi esforço de alguém; não foi a arte do homem que o levou ao novo nascimento.
         Quantos estão enganados! Acham que são salvos porque fazem parte de determinada  igreja; porque oram; porque não tem certos vícios; ou mesmo porque vestem assim etc. Mas o novo nascimento não é algo feito dessa maneira; não é produto das obras. Também o verso é bem claro em dizer que não é da vontade do homem. Ninguém nasce porque quis nascer. O segundo nascimento é a mesma coisa. É uma obra feita no coração do indivíduo pela vontade de Deus através do Espírito Santo.

         Outra passagem realmente maravilhosa quanto a esta preciosa doutrina, está em 1Pedro 1 verso 3: Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua misericórdia nos regenerou para uma vida esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Vê que passagem maravilhosa acerca dessa doutrina! “Regeneração” é um termo que significa “nascer do Alto”. Não estamos lidando com coisas da terra, com assuntos banais e passageiros. Estamos lidando com a poderosa ação da graça, pois nascimento espiritual é algo da vontade soberana do Senhor, porquanto somente Ele opera maravilhas!

Nenhum comentário: