“Aquele que habita no esconderijo do
Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu
baluarte, Deus meu em quem confio” Salmo 91:1,2
Prezado amigo, estou procurando neste
Salmo, exatamente nos dois primeiros versos, mostrar que esses dois versos são
como que porta de acesso para a compreensão e aplicação deste Salmo tão
maravilhoso na vida pessoal. Então, o que eu quero dizer aqui é que você jamais
poderá entender o restante desse salmo no sentido de aplicação pessoal se não
entender os dois primeiros versos.
Isso quer dizer que se não houver por parte
do pecador o encontro com o Deus vivo, Salvador e Senhor para a salvação eterna
de sua alma; esse encontro em que o pecador descobre no amor acolhedor de Deus,
o amor benigno desse Deus aquilo que precisa para seu viver; um encontro que
leva o pecador a verdadeiramente conhecer o Senhor e Salvador Jesus Cristo, o
abrigo seguro e eterno para sua alma a fim de escapar da ira divina, ira que paira
sobre o pecador não salvo, este Salmo não terá nenhum efeito no coração daquele
que o lê e que o ouve.
Em outras palavras, eu estou dizendo
através desses dois primeiros versos do Salmo 91, que se o pecador não for
salvo por Cristo; enquanto o pecador não tiver uma experiência de salvação
fundamentada nas Escrituras; enquanto não tiver um encontro com o Redentor para
a salvação de sua alma, o Salmo 91 não terá nenhum significado na vida prática
da pessoa.
Então, meu
amigo, digo e afirmo aqui que o Salmo 91 é um Salmo de doutrinas para crentes
genuínos; para aqueles que são verdadeiramente salvos; para aqueles que têm
vida eterna, foram justificados, e que podem dizer agora que são herdeiros de
Deus e Co-herdeiros com Cristo.
Os dois primeiros versos deste Salmo,
apresentam a poderosa, gloriosa e maravilhosa doutrina da justificação pela fé
no Sangue remidor, doutrina tão relevante nas páginas das Escrituras Sagradas, exibida
especialmente na carta de Paulo aos Romanos. Quem é o pecador? Senão alguém que
está caído no pecado, separado da glória de Deus. Quem é o pecador? Senão
alguém que é condenado ao castigo eterno, longe do Deus vivo, vivendo no
pecado, distanciado completamente de Deus.
Meu amigo
venho por meio do estudo neste Salmo, lhe colocar no lugar exatamente onde Deus
lhe tem posto, conforme Sua Palavra. Eu estava na mesma situação até que Cristo
me salvou. Digo aqui que nada tem no homem ou fora do homem aqui neste mundo
que possa tirá-lo dessa tão terrível situação de um sentenciado à morte eterna.
Nada pode tirar-lhe dessa tão drástica
situação, meu amigo.
Mas eu venho aqui lhe apresentar o Abrigo
Redentor para sua alma desamparada. Deus tem solução eterna para a alma no
sangue remidor do Filho Bendito para lhe conceder livramento eterno. Enquanto
sua alma não escapar da sentença do pecado; do castigo eterno que paira sobre a
sua cabeça, em nada vai adiantar o salmo 91 porque nada este salmo terá de
aplicação em sua vida.
O que
significa, então, ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO conforme é falado no verso primeiro?
Em outras palavras Deus ali está apontando o Bendito Filho, o Grande Senhor, o
Cordeiro puro e sem mácula enviado do céu para a redenção dos pecadores. Deus
está afirmando que Ele tem uma resposta para o pecador: Alguém que ele mandou do
céu, Seu Cordeiro Amado, derramou na Cruz o Seu Sangue, para que por meio desse
tão precioso sangue o pecador possa encontrar perfeita salvação para sua alma.
Tudo já foi feito ali na cruz para conceder ao perdido
uma verdadeira, eterna e segura salvação.
Prezado amigo, a intimidade de Deus no Salmo
91 é para aquele que um dia correu para Cristo em busca dessa salvação. Em
outras palavras, Jesus é o esconderijo do Altíssimo, e Nele você pode se esconder
e escapar assim da fúria da Ira de Deus. O que você vê no Salmo 91 a partir do verso 3 é
simplesmente a exposição dos terríveis perigos que cercam a alma daquele que se
encontra servindo o pecado neste mundo. Deus não tem meios para remediar a
situação do homem fora do Sangue remidor. Não há oração que possa colocar o
pecador numa situação de bênção aos olhos daquele que é Santo, Santo, Santo, e
não pode tolerar o pecado em sua presença.
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