quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DEUS – PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (17)




Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
         Caro amigo, milhares de homens estão agora, neste momento encarcerados nas trevas sem que percebam. No texto o Senhor afirma que Ele persegue seus inimigos com trevas. Quero avançar um pouco mais expondo esse assunto tão importante, porque sei homens e mulheres precisam conhecer essa verdade, a fim de que possam saber se houve salvação em suas vidas, ou se ainda são inimigos do Senhor, precisando urgentemente da real reconciliação com Deus mediante o sangue de Cristo.
         Prossigo em afirmar que o Senhor persegue Seus inimigos com trevas da solidão. Nas trevas, homens e mulheres procuram socorro e livramento no meio dos homens. Eles ganham forças quando se amotinam com aqueles que podem lhes outorgar certo lampejo de felicidade; acham que a realidade da vida está em sentir a aprovação dos homens. Mas eis que de repente os inimigos ficam sozinhos! O desamparo chega porque tudo passa neste mundo. O mundo é um vale e as alegrias e felicidades advindas do convívio social são tentativas dos homens em subir os montes e encontrarem um paraíso aqui. Mas, o fato é que homens e mulheres atraídos ao vale novamente.
         Homens e mulheres estão se afunilando cada vez mais na solidão. À medida que os dias, meses e anos vão passando vai sendo desmoronada toda confiança vã. O tempo trabalha para mostrar que é tremenda maldição confiar no homem. Deus permite que os homens se ajuntem para rir, fazer suas festas, unirem em suas idolatrias, buscar sua a felicidade mundana tão desejável. Cada dia eles levantam para cavar cisternas rotas (Jeremias 2:13), bebem daquela água, mas eis que o poço não retém a água.
         Os inimigos do Senhor desconhecem que a fonte da alegria e felicidade eterna está em Cristo, por isso são continuamente esmagados pelo terror do desamparo. Deus mesmo rasga a
história dos homens, atirando-os continuamente na solidão. Eles são chamados sempre à ficar sozinhos,  e à medida que o tempo vai passando essa solidão irá sendo ampliada. Deus sabe como fechar aquilo que parece ser fonte de benção para os inimigos. Ele sabe como retirar o conforto dos amigos, do cônjuge, dos pais, dos filhos. Habitando nas trevas os inimigos pensam que essa felicidade mundana jamais findará, mas não demora em que sejam surpreendidos com a terrível solidão. Toda confiança vã desaparece, dando lugar à tristeza, angústia e depressão.
         Deus utiliza-se dos próprios efeitos do pecado para fazer com que Seus inimigos desçam às trevas do desespero. Mulheres que abandonam seus lares logo ficam desamparadas e atiradas à insegurança de um mundo perigoso e mortal. Homens que se atiram à bebida e ao sexo ilícito, logo se acham sozinhos, porque perdem a confiança e o respeito da família. As drogas amarrado milhares na solidão e no desamparo.
         Também a aterrorizante solidão chega sem qualquer disfarce quando as enfermidades chegam. O que os homens podem fazer quando os inimigos de Deus são surpreendidos com o pavor de que estão sozinhos? O que podem fazer quando descobrem que estão indo para a eternidade e que não há ninguém que possa socorrê-los? A confiança carnal faz parte do viver de homens e mulheres no pecado, mas milhares descobrem tardiamente que a solidão chega como  um cárcere escuro e que não há qualquer lampejo de esperança. Deus fala sobre isso em Deuteronômio 32:37: “Então dirá: Onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiavam?”.
         Caro amigo é infinitamente melhor andar com Deus neste mundo do que ter toda multidão a nosso favor. No pecado a companhia humana é uma forma de idolatria, porque os homens buscam nisso satisfação e felicidade. Quão triste será para a alma quando perceber que tudo isso não passa de fumaça que logo desaparece.
         Cristo Jesus é o amigo incomparável, fiel. Ele ficou sozinho neste mundo e até mesmo Seus amigos o desamparam. Mas tudo isso porque Ele tomou o rumo da cruz a fim de conquistar poderosa e eterna redenção aos pecadores. Ele fez isso para que homens e mulheres perdidos no pecado fossem reconciliados com Deus e pudessem andar com Deus aqui e morassem com Ele no céu.



Nenhum comentário: