“Caiam mil
ao teu lado, dez mil à tua direita; tu não serás atingido” verso 7
Nesta segunda parte de nosso programa, ainda quero destacar a frase
final do verso 8 onde o Espírito de Deus diz: “E verás o castigo dos ímpios”.
Nós não podemos ignorar uma declaração tão séria. O que podemos ver no verso 8
é que Deus toma o pecador que Ele mesmo salva, tirando-o da tão terrível
situação de um condenado; de um herdeiro do inferno para subir tal pessoa a uma
posição sublime, exaltada de um vencedor, de um herdeiro do céu.
Aprendemos também, no verso 8, que Deus, pelo poder da própria
graça, ele faz com que esse vencedor, o salvo, ande neste mundo com seus olhos
abertos vendo a guerra travada neste mundo, os homens em guerra contra Deus, o
mundo inteiro voltado contra Deus. Tal verdade é mostrada claramente no salmo
2. Reis, príncipes, presidentes, governadores, o povo em geral em guerra contra
Deus. O verdadeiro crente pode ver o que está ocorrendo em nossos dias
especialmente. A maldade aumentando; a perversidade reinando; a mentira
prosperando. Aquele que está em Cristo é chamado de justo, por que? Porque foi
justificado pela fé, e vive uma vida de justo, e atravessa este mundo, por ser
justo, sentindo tanta tristeza, tanto desgosto, chorando por ver como aumenta
mais e mais a iniqüidade, como floresce a impiedade.
Mas Qual é a ordem de Deus para aquele que é salvo diante de tanta
perversidade; diante do aumento de tanta transgressão? Dou a resposta que o
próprio Deus dá no salmo 37: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem
tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade”. Amado irmão, o Deus da bíblia
proíbe que o crente tome uma postura de combate contra os homens. Então não é
próprio para o crente se armar contra os homens usando essas armas que os
homens usam. Nossa guerra é contra as hostes espirituais do mal. E ao crente
foi dado o poder baseado na autoridade da palavra para enxergar que por detrás
deste mundo pecaminoso. Por detrás daquilo que é visível encontra-se aquele que
controla e manipula os homens para que todos trabalhem na construção do império
dele, do reino das trevas que milita contra Deus. É o império que está se
erguendo mais e mais neste mundo maligno.
Mas a bíblia apresenta o fato que cada homem, mulher, jovem, menino
e menina, que vivem neste mundo são responsáveis perante Deus. Todos os seres
humanos tomaram a decisão em Adão de obedecer ao pecado. Não há ninguém
inocente, pois todos pecaram. Venho esclarecer que Deus não inocenta alguém
porque a pessoa carece de instrução, porque não esteve numa escola, não fez um
curso mais avançado, ou mesmo que nem tenha aprendido a ler. Também Deus não
inocenta alguém porque é muito pobre, não tem casa, recursos ou passa necessidade. Deus também
não inocenta alguém porque nasceu e viveu numa tribo de índios afastado da
civilização. A bíblia diz que Deus não leva em conta o tempo da ignorância
(Atos 17). Todos pecaram, e porque todos pecaram, todos igualmente estão
destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23).
Não tem coisa pior
para alguém do que viver separado da glória de Deus. A miséria neste mundo não
é pobreza; a miséria neste mundo não é a fome; a miséria neste mundo não é
ficar sem aquilo que gostaríamos de ter; a miséria neste mundo é viver separado
da glória de Deus. Mas eu sei que por mais que eu pregue, que eu grite, que eu
clame, por mais que eu apresente argumentos convincentes, mesmo assim os
pecadores vão continuar do jeito que estão, surdos ignorando aquilo que Deus
diz e afirma em Sua bendita e eterna palavra. Por que? A bíblia é bem clara em
1 Coríntios 2:14: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de
Deus...”, porque são loucura para ele, enquanto estiver no pecado. Por isso, o
que ele vai fazer? Ele vai tratar o evangelho com rudeza, com desdém; ele vai
lutar para anular a verdade, vai tentar trocar a verdade pela mentira. Mas o
fato não muda, Deus permanece avisando aos homens e mulheres neste mundo que
Ele tem em suas mãos de poder eficientes armas para destruir aqueles que continuam
vivendo no pecado, recusando chegar para a luz, para que suas obras feitas nas
trevas não sejam vistas.
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