sábado, 26 de outubro de 2013

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR (11)




Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36
Amigo leitor, o texto que temos diante de nós explica claramente que a pessoa que tem a vida eterna é aquela pessoa que um dia creu no Filho Eterno do Deus vivo. Aquele que um dia creu é chamado pelo Espírito Santo de “aquele que crê”, o crente. Estou tentando realçar esse assunto a respeito da fé verdadeira. Já expliquei para meus leitores, que a genuína fé é o resultado do arrependimento. Aquele que hoje tem a vida eterna, o nascido de novo, um dia foi levado pelo poder de Deus a ficar convicto de suas culpas, e a confiar no Salvador Bendito. Não existe outro meio.
         Mas vamos adiante em nosso comentário a respeito da fé. O pecador é levado a Cristo pelo exercício do Espírito Santo em seu coração operando a fé salvadora. Mas a fé genuína só tem uma base, é a palavra. A verdadeira fé não se estriba em meros argumentos dos homens. Eu sei que há milhares de pregadores expondo seus argumentos falsos, pregando a mentira, deturpando a palavra, mercadejando com as Escrituras. Assim como no Antigo Testamento houve falsos profetas, agora, nos últimos dias vão surgir o que mesmo? Falsos mestres. É o que testifica o Espírito Santo na segunda carta de Pedro. Mas isso não abala a verdade jamais! Ninguém pode contra a verdade. A verdade está patente. Dois homens estavam olhando de longe para um lugar que parecia uma poça d’água. Um disse: “Aquilo é água”. O outro disse: “Não é água, é areia, eu já estive ali, de longe dá impressão de ser água, mas é areia”. O outro teimosamente disse: “Não é areia, é água”. O outro calmamente disse: “Vamos lá pois eu quero provar que aquilo é areia”. O outro rapidamente disse: “Então vamos, eu quero provar que aquilo é água”. Os dois foram ao local para resolver a discussão. O que estava com a verdade disse: “Está vendo como é areia”? O teimoso disse-lhe: “Eu não lhe falei que era água?”. O outro, para resolver a situação de uma vez, abaixou-se, pegando um punhado de areia, e jogou no seu amigo teimoso. O outro esquivou-se, e gritou: “Cuidado, você está me molhando!”.
         Não adianta tentar encobrir a  verdade. A verdade foi, é, e será verdade para sempre. As Escrituras Sagradas são a Palavra da verdade. É o Deus que não pode mentir quem prometeu. Somente a verdade pode libertar o pecador. Em João 8:34, o Senhor Jesus afirmou: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. A fé operada no coração do pecador pelo Espírito Santo, só pode se apoiar nas Escrituras. A fé proveniente de Deus vai obedecer a orientação da Palavra de Deus. “Quem é de Deus ouve a Palavra de Deus” (João 8:7). Vemos essa expressão repetidas vezes no livro de Apocalipse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
         Todos têm ouvidos para ouvir. Mas a palavra ouvir, significa capacidade para detectar a verdade e obedecer a Palavra. Quantos ouvem a palavra ouvir, significa capacidade para detectar a verdade e obedecer a palavra. Quantos ouvem a palavra, mas saem dali do mesmo jeito! Não aconteceu mudança alguma. Por quê? A pessoa chegou a ouvir, mas não chegou ao coração do pecador, e ele continuará endurecido. A palavra de Deus é o para o pecador arrependido e dirigido pelo Espírito Santo, o que a comida é para o faminto; atrai o pecador convertido como o ferro é atraído pelo imã. É para o pecador convertido o que o leite materno é para o recém-nascido. O pecador que prefere continuar em seus caminhos de trevas, preferindo a mentira do que a verdade, vai ouvir os conselhos dos ímpios, vai assentar na roda dos escarnecedores; vai preferir o caminho largo porque a multidão está ali.
Ó meu amigo, se você está sendo levado hoje ao Salvador Bendito, então a palavra da verdade será uma doce sinfonia para sua alma. O Espírito Santo está abrindo seus olhos que estavam cegados pelo príncipe das trevas. É uma ovelha que está ouvindo a voz do glorioso pastor. É como a noiva que no altar vai ao encontro do noivo amado. O pecador que anseia a salvação. Quer a verdade, e a palavra da verdade é como água cristalina. Ele está sedento, está querendo saciar a sua intensa sede espiritual.

Nenhum comentário: