sábado, 22 de junho de 2013

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (4)




"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo l
         Amigo, continuemos a estudar esse Salmo 1. No verso 1 estamos vendo que aquele que é feliz, bem-aventurado, o salvo por Cristo, ele não ouve o conselho dos ímpios.Quero dar continuidade a esse assunto de tanta importância, na certeza que o Espírito Santo de Deus trará esclarecimento aos corações ouvintes a fim de poder guiar pessoas para o caminho da salvação que há em Cristo.
         Não esqueçamos que nesse verso o Senhor Deus apresenta-nos os três degraus que conduzem o pobre pecador à negridão do pecado. É o caminho para baixo. Começa em ouvir o conselho dos ímpios. Quero lembrar a todos que Satanás  age em toda área, para atingir a todos. É uma lavagem cerebral que ele irá fazer. Ele é o pai da mentira. Amigo leitor, ali estão seus filhos na escola estudando matemática, português, ciências, geografia, história. Vocês vão ficar contentes em vê-los crescerem sabidos, inteligentes. Não estão sabendo que tem outras matérias. Tem uma matéria que eles vão aprender muito bem, e essa matéria é: desrespeito às autoridades. Eles vão aprender que não devem favor e submissão a ninguém. Terão aulas sobre ateísmo. Vão aprender que o homem veio do macaco. Suas filhas, ainda pequenas, serão tratadas com desrespeito pelos seus colegas.
         São os conselhos dos ímpios, e qual é o objetivo de Satanás, senão que todos penetrem mais e mais nas trevas; que desçam mais e mais para o lamaçal. Eles vão ouvir conselho dos ímpios em como fumar; em como usar drogas. Eles vão chegar em casa e não vão ver os seus pais preocupados com a situação moral de seus filhos; eles estarão satisfeitos em ver que estão aprendendo as matérias necessárias; o resto não tem importância. Quando muitos acordam para ver a situação, já é tarde demais. O conselho que os ímpios tem hoje é que os pais devem por seus filhos em creches. O que acontece é que perde-se o relacionamento que Deus pôs no coração da mamãe em relação aos filhos. Acaba-se aquele contato de segurança, de amor, de carinho que a mamãe pode oferecer. Quando  ela está em casa para cuidar de seus filhos, vai aborrecer-se de ter que enfrentar essa dura luta, preferindo que seus filhos, ou fiquem  na rua, ou fiquem grudados na televisão.
         Amigo, acorde para ver a situação! Não esqueça  que este mundo tem um príncipe, e é o príncipe das trevas! Tem um deus, e é o deus deste mundo, que é Satanás. Qual é o seu principal objetivo? É impedir que homens, mulheres, jovens, crianças, todos, conheçam a verdade da salvação que há em Cristo.
         Quanto ao caminho da salvação, jamais faltará os conselhos dos ímpios. Ele tem milhares de maneiras para impedir que o pecador chegue a conhecer a salvação pela graça. Vão ter milhares de falsos profetas dizendo-lhe que "não é assim", mas "é assim". Se uma forma de mentira que ele inventou, não der certo, então ele arrumará outra. Se uma astuta cilada está ficando enferrujada, ele terá outra cilada ardilosa, enganosa, sutil, parecidíssima  com a verdade salvadora. Ele vai usar a Bíblia; ele vai torcer as Escrituras, fazendo com ela apresente um caminho parecido com a verdade. As multidões vão ouvir os conselhos dos ímpios. Mas a realidade é que estarão ouvindo a respeito da proposta que Satanás tem de um Cristo dele, do evangelho dele; do espírito dele. Ele na realidade estará apresentando seu caminho largo, belo aos olhos; agradável às paixões da carne. Em todo seu caminho religioso vai negar a suficiência da obra expiatória feita na cruz. Sempre fará com que os pecadores não enxerguem a sua própria culpa e o perdão eterno que há em Cristo.
         Ele vai levantar a religião que diz não haver nem inferno, nem céu.  Estão vendo o conselho dos ímpios? Ele vai levantar tal ensino a fim de tirar do coração do pecador a sua responsabilidade com o julgamento que haverá, quando o pecador terá que enfrentar o juízo. Ele vai levantar a religião da mistura: Bíblia e mais outros livros; ele vai dizer que não é só a Bíblia que é a palavra de Deus; que Deus tem ainda outros profetas através dos quais Ele ainda está falando. Com isso ele estará anulando a autoridade infalível e inerrante da palavra. Vai manter assim os pecadores em seus pecados. Ele tem a religião da mistura da graça com as obras. Ele vai dizer que Jesus é o Salvador, mas o homem tem que fazer a sua parte, como se Deus precisasse de ajuda para efetuar a obra da salvação.
         Ele fará isso com muita astúcia, tentando anular a eficácia da obra de Cristo na cruz como o único meio de Deus para resgatar o perdido. Ele vai usar o conselho dos ímpios para dizer que Deus tem mais do que um sumo-sacerdote entre Ele e os homens; que não há um só sacerdote; com isso a verdade que Cristo é o único sumo-sacerdote, perfeito, que completou a triunfante vitória na cruz, será assim anulada no coração do pecador.
         Satanás vai usar também o conselho dos ímpios para tentar apagar ou atenuar a culpa do homem em seus pecados. Se ali está um homem no pecado do homossexualismo, o que ele vai querer é que a pessoa fique naquela situação. Ele vai dizer que aquilo não é pecado; que é uma doença; que ele tem o direito de viver como quer. Ele fará com que, aquele que está sentindo o peso dos seus pecados, a culpa terrível no seu coração, sim, ele fará com que ele busque os conselhos dos ímpios. A culpa não será removida, será apenas um alívio temporário. O pecador continuará em seu mau caminho, andando trevas, e até sentindo-se bem ali. Ele vai ter livros à sua disposição, os quais lhe trarão o alívio temporário.
         Satanás também usará o conselho dos ímpios com a Bíblia aberta para mostrar como o homem pode seguir os passos para obter uma vida bem sucedida aqui. Ele não quer que o pecador saiba da cruz; que ele antes precisa receber a reconciliação; que ele é um condenado e que a ira de Deus está sobre ele; que é um filho da desobediência; destinado à destruição eterna. Satanás odeia a verdade da cruz! Odeia a verdade do novo nascimento! Odeia a doutrina da salvação pela graça. O pecador achará que está desfrutando das bênçãos de Deus; que é alguém  já realizado; que está  se sentindo bem; enquanto isso a culpa continua; não é uma nova criatura; continua em seus pecados.
         Oh! que agora uma alma contrita e quebrantada seja achada! Que seja achado alguém  com sede de salvação! Que seja achado alguém que esteja querendo essa salvação eterna, de graça! É essa a sua situação? Anela o descanso que só pode ser achado no filho de Deus?  Anela o perdão eternal que oferece ao pecador culpado?
         Quer agora ter certeza de sua salvação? Quer ser um herdeiro do céu? Está tudo ao seu dispor. Eu falei tanto sobre Satanás, não foi? Mas quero lhe dizer que o Deus da palavra é o Todo-Poderoso. Satanás foi derrotado na cruz para sempre. O Senhor Jesus é Poderoso para salvar todo aquele que crê. Então, por que temer? Por que olhar com receio para a sua situação, quando o Deus de amor assegura-lhe uma completa salvação.



Nenhum comentário: