Não há Deus em nenhum dos seus
pensamentos. Entre os montões de palha não
havia nem um grão de trigo. O único lugar onde não há Deus é nos pensamentos do
malvado. Esta é uma acusação devastadora; porque ali onde não há o Deus do Céu,
está reinando avassalador o senhor do Inferno; e se Deus não está nos nossos
pensamentos, os nossos pensamentos levam-nos à perdição. C. H. S.
Alguns
leem: «Não há Deus em nenhum dos seus propósitos ardilosos e presunçosos»;
outros: «Em nenhum dos seus pensamentos há Deus.” Thomas
Goodwin.
Preocupamo-nos
com as minúcias, porém, Deus não se acha absolutamente nos nossos pensamentos;
raramente é o único objeto deles. Dedicamos os nossos pensamentos duradouros às
coisas transitivas, e os pensamentos fugazes, ao bem perdurável e eterno. Stephen
Charnock
Verso. 5. Os teus juízos os estão muito
longe da sua vista. Este
homem olha para cima, mas não o bastante. Tendo-se olvidado de Deus, também tem
olvidado os Seus julgamentos. Não é capaz de compreender as coisas de Deus;
antes pelo contrário, podemos esperar que um porco olhe por um telescópio para
as estrelas, antes que este homem estude a Palavra de Deus para entender a
justiça do Senhor. C. H. S.
Verso 6. Diz em seu coração: Não serei abalado,
porque nunca me verei na adversidade. Oh impertinência sem sentido! O homem crê-se
imutável e onipotente, também, porque nunca se há de ver na adversidade. C.
H. S.
A
segurança carnal abre as portas para que todas as irreverências entrem na alma.
Pompeu, quando tendo assaltado em vão uma cidade e não a podendo tomar pela
força, engendrou um estratagema, fingindo a proposição de um pacto, disse-lhes
que abandonaria o sítio e faria a paz com eles com a condição de que deixassem
entrar na cidade uns poucos soldados débeis, doentes e feridos para que os
curassem. Eles deixaram entrar os soldados, e quando a cidade estava segura, os
soldados deixaram entrar o exército de Pompeu. Uma segurança carnal
estabelecida vai permitir a entrada de todo o exército dos desejos carnais na
alma. Thomas Brooks
Vers.
7. A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia. Aqui
não há pouco engano, senão que a sua boca está cheia dele. Uma serpente de três
cabeças tinha escondido as suas presas e o seu veneno dentro do âmbito da sua
boca negra. C. H. S.
Vers.
8. Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente.
Os seus olhos estão espreitando o desvalido. Apesar das jactâncias deste homem
vil e miserável, parece que é tão covarde como cruel. Os seus atos são os do
salteador de caminhos que se lança sobre o caminhante que jamais suspeita de
nada em qualquer lugar desolado do caminho. C. H. S.
O
bandido árabe espreita como um lobo entre os montões de areia, e às vezes salta
subitamente sobre o caminhante solitário, rouba-o num instante, e logo
desaparece entre as dunas, os altos e os baixos, onde é impossível persegui-lo.
W. M. Thompson, D.D., in "The Land and the Book," 1859.
A
extirpação da verdadeira religião é o grande objecto dos inimigos da verdade e
da justiça; e não há nada que os detenha na sua pesquisa por conseguir este
objectivo. John Morison
Verso
9 Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para
roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede. A opressão faz dos
príncipes, leões rugientes, e dos juízes, lobos rapaces. É um pecado ignóbil,
contra a luz da natureza. Nenhuma criatura oprime os da sua própria espécie. Vê
as aves de rapina, como as águias, os abutres, os milhanos, e verás que jamais
atacam os da sua própria espécie. Vê as bestas da selva, como o leão, o tigre,
o lobo e o urso, e acharás que são favoráveis aos de sua própria espécie; não
obstante, o homem, contra o que é natural, faz presa de outros homens, como os
peixes do mar, que tragam os que são menores em tamanho. Thomas
Brooks.
Verso
10. Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam nas suas fortes garras. Verás
a Sua Santidade, o Papa, com os peregrinos aos seus pés, se este estratagema
for necessário para enganar a mente das multidões; ou vê-lo-ás sentado num
trono de púrpura, se quiser assombrar e atemorizar os reis da Terra. John
Morison
Verso
11. “Diz em seu coração: Deus esqueceu-Se, cobriu o Seu rosto, e nunca isto
verá.” Como no caso anterior, o mesmo acontece aqui; uma testemunha vai
aparecer e testificar que esteve escutando pelo buraco da fechadura do coração.
Este homem cruel consola-se a si mesmo com a ideia de que Deus é cego, ou pelo
menos esquecido: uma fantasia enganosa, realmente. C. H. S.
Os
velhos pecados esquecidos pelos homens ficam recordados de modo permanente por
um Entendimento Infinito. O tempo não pode apagar aquilo que Ele tem vindo
conhecendo desde a eternidade. Por que teriam de ser apagados muitos anos
depois de terem sido realizados, se já eram conhecidos previamente antes de
serem cometidos, ou antes que o criminoso pudesse praticá-los? Seria dizer o
mesmo como se Deus não conhecesse de antemão o que ocorrerá até ao fim do
mundo, ou, como se Ele fosse esquecer-Se de algo que foi efetuado no começo do
mesmo. Stephen Charnock
O homem abstém-se de se arrepender porque Deus Se
abstém de castigar. A abelha dá mel de modo natural, mas pica quando se zanga. Thomas
Watson.
Como
a justiça parece estar dormitando, o homem supõe que é cega; pelo fato de demorar
o castigo, imagina que se nega a castigá-lo; porque nem sempre lhes reprova os
pecados, supõem que os aprova. Porém, antes pelo contrário, saibam estes que a
flecha silenciosa pode destruir até mesmo o canhão rugente. Ainda que a
paciência de Deus seja duradoura, não é permanente. William
Secker.
Verso 13.
Por que
despreza o ímpio a Deus? Nestes versículos condensa-se a descrição dos ímpios,
e a impiedade do seu caráter é desenhado segundo a sua fonte, ou seja, as suas
ideias ateias a respeito do governo do mundo.
No
seu coração hão dito: Tu não o inquirirás. Se não houvesse
Inferno para outros, teria que havê-lo para os que negam a justiça do mesmo.
C. H. S.
Como!
Crês que Deus não recorda os pecados a que nós não damos atenção? Porque, quando
pecamos, continua apontando-os na conta, e o Juiz anota tudo no índice das
lembranças, e o Seu pergaminho alcança o Céu. Henry
Smith
Verso 14. Tu o viste, porque atentas para o
trabalho e enfado, para o retribuir com tuas mãos. A maldade ousada vai receber o
seu castigo em deplorável castigo, e os que albergam desdém, herdarão aflição. C.
H. S.
Verso
16 O SENHOR é Rei eterno; da Sua terra perecerão os gentios. Esta
confiança e fé hão de aparecer ao mundo como estranhas e inexplicáveis. Se a
história é verdadeira, é como o que os seus concidadãos devem ter pensado do
homem do qual se disse que a potência da sua visão era tão extraordinária que
podia distinguir bem a frota dos cartagineses entrando no porto de Cartago
quando ele se achava em Lilyboeum, na Sicília. Um homem que visse a tal
distância através do mar, podia deleitar-se na visão do que os demais não
podiam ver!
Da
mesma maneira, também a fé se acha agora no seu Lilyboeum, e vê a frota
desfraldada entrando com toda a segurança no porto desejado, gozando a bênção
que está ainda distante, como se já tivesse chegado. Andrew A.
Bonar.
Verso
17. O desejo dos humildes escutas, oh Jeová; Tu confortas o seu coração, e
tens atento o Teu ouvido. Há uma classe de onipotência na oração que é o prevalecer
na onipotência de Deus. Soltou cadeias de ferro (Atos16:25, 26); abriu
portas de ferro (Atos 12:5-10); abriu as janelas do céu
(1Reis 18:41); esmiuçou os grilhões da morte (João11:40-43).
Satanás
tem três títulos nas Escrituras, que mostram a sua malignidade contra a igreja
de Deus: dragão, para denotar a sua malícia; serpente, para denotar a sua
astúcia; leão, para denotar a sua força. Mas à oração nenhum destes pode
resistir e fazer frente. A máxima malícia de Hamã afunda-se ante a oração de
Ester; o conselho ardiloso de Aitofel murcha ante a oração de Davi; o grande
exército dos etíopes foge como um enxame de covardes ante a oração de Asa. Edward
Reynolds, 1599-1676.
Tradução
de Carlos Antônio da Rocha
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