SALMO 10
Não há, na minha opinião, um
Salmo só que descreva a mente, os costumes, as obras, as palavras, os
sentimentos e o destino do ímpio com tanta propriedade, plenitude e luz como
este Salmo. Assim que, se em algum aspecto não se tem dito o bastante ainda do
ímpio, ou se falta ainda algo nos Salmos que se seguem, podemos achar aqui uma
imagem e representação perfeita da iniquidade. Este Salmo, pois, é um tipo,
forma e descrição deste homem, o qual, embora ele mesmo se veja, e até os outros
o vejam, como o mais excelente dos homens, mais que o próprio Pedro, é
detestável aos olhos de Deus; e isto é o que impulsionou Agostinho e aos
cristãos que viveram depois dele a entender este Salmo como uma referência ao
Anticristo. Martin Luther.
Vers. 1. Por que estás ao longe, SENHOR? A presença de Deus é o gozo do
Seu povo, mas a suspeita da Sua ausência é tristeza sem medida. Portanto,
recordemos que o Senhor está perto de nós. O ourives não está nunca longe da
boca do forno quando tem o ouro no fogo, e o Filho de Deus está sempre andando
no meio das chamas quando os Seus santos filhos são lançados nelas. C. H. S.
Por que te escondes nos tempos de
angústia? Não é
tribulação, porém, o nosso Pai esconde de nós a Sua face, o que realmente nos fere.
Se necessitarmos de resposta à pergunta «Por que te escondes?»
achá-la-emos no fato de que há uma necessidade não só para a prova, mas também
para o pesadume do coração sob a prova (I S. Pedro 1:6); mas, como pode ser
assim, se o Senhor deveria brilhar sobre nós quando nos está afligindo? Se o
pai consola o seu filho quando o está corrigindo, do que serviria a disciplina?
Um rosto sorridente e a vara não são companheiros apropriados. Deus desnuda as
costas para que o golpe se sinta mais; porque é apenas a aflição sentida a que
passa a ser aflição bendita. Se somos levados nos braços por Deus ao passarmos
por cada corrente, onde estaria a prova, onde a experiência que a tribulação
tem por objeto ensinar-nos?
Se o Senhor não Se escondesse, não seria tempo de
tribulação, de modo algum. Assim, também, poderias inquirir por que o Sol não
brilha de noite, quando é seguro que não haveria noite se o fizesse. C. H.
S.
«O tempo da tribulação» deveria ser
tempo de confiança; o ter fixo o coração em Deus, deveria impedir os temores do
coração. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no
SENHOR. (Salmo 112:7) Como? "Confiando no Senhor. O seu coração está estabelecido, ele não deve
ter medo.” De outra maneira, sem isso, seriamos como a chama de uma vela, como
uma veleta; movidos por cada rajada de más notícias, as nossas esperanças
afundar-se-iam ou flutuariam segundo as notícias que ouvíssemos. A Providência
parece dormir a menos que a fé e a oração a despertem. Os discípulos
tinham apenas uma fé pequenina no seu Mestre, ainda que com a sua pouca fé O
tivessem acordado na tempestade, e Ele salvou-os. A falta de fé só impede a
Deus que nos mostre o Seu poder ao tomar a nossa parte. Charnock
Stephen.
Vers. 2. Com arrogância o mau persegue o
pobre. A acusação divide-se em duas
partes distintas: arrogância e tirania; uma é a raiz da outra. O orgulho é o
ovo da perseguição. C. H. S.
O «orgulho» é um vício que se adere
de modo tão firme aos corações dos homens, que se tivéssemos de tirar-nos as
nossas faltas uma atrás de outra, sem dúvida acharíamos que ele é a última e a
mais difícil de arrancar. Richard Hooke, 1554-1600.
Fica apanhado na trama que ele
mesmo urdiu. A ideia é razoável, justa e
natural. Inclusive quando os nossos inimigos são os juízes, é justo que os
homens sejam tratados como eles desejam tratar os outros. Só sopesamos o outro
nas nossas próprias balanças, e medimos o trigo com a nossa própria medida.
Ninguém vai disputar a justiça de Deus quando Ele enforque a cada Hamã na sua
própria forca, e lance a cada um dos inimigos dos Seus Danieis nos seus
próprios fossos de leões. C. H. S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário