segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A PORTA ESTREITA (8)




 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)
  Prezado leitor, voltemos nossos olhos para essa passagem tão impressionante de Lucas cap. 13, quando Jesus está ali tentando responder a pergunta feita por aquele homem. Ele queria saber quantas pessoas seriam salvas. Já preguei anteriormente e nas mensagens pregadas, procurei deixar bem claro para aquele que realmente se aplicou para entender. Procurei explicar o significado da palavra “esforçar”. O que Jesus Cristo quer dizer quando ele fala no versículo “esforçai-vos”. Ali ele aponta a responsabilidade de cada pecador, de cada ser humano. Noutras palavras, todos os pecadores, não importa a idade, nem a cultura, nem a situação em que ele está, todos são responsáveis em se humilhar perante o Senhor. A ordem vem dos céus, da Majestade Celeste para todos os homens.
Meu amigo, é meu desejo que Deus tome estas mensagens, e que ele venha usá-las a fim de que você seja, de uma maneira gloriosa, direcionado a Jesus Cristo Salvador. Oh sim, se você for salvo, esse será o prêmio maior, a recompensa maior que eu terei. Compensará todo o esforço gasto aqui. Mas, o maior propósito da pregação é a Glória de Deus, e se ele não salvar ninguém dos meus leitores, terei prazer em saber que ele foi glorificado. Mas eu estou plenamente certo de que a pregação do evangelho da glória de Cristo tem um efeito poderoso de operar genuína fé no coração de pecadores, daqueles que têm fome e sede da justiça.   Amigo leitor reitero aqui que a poderosa Palavra de Deus não volta vazia. Não! O Grande Deus afirma isso. Ele diz que a Palavra que sair da boca Dele, não há de voltar vazia. Deus vela pelo cumprimento da Sua Palavra. E damos glória a ele por isso. Ele honra a Sua Palavra. A Palavra de Deus é fogo, por isso queima os corações. A Palavra de também é martelo, por isso é poderosa para ir e quebrar a dureza e a obstinação do coração do homem. A Palavra de Deus também é espada, a Espada do Espírito, portanto ela corta. Ela corta o orgulho, a vaidade, e põe no pó a arrogância do pecador. A Palavra de Deus também é aterrorizante para todos aqueles que andam na prática do pecado, que vivem gostando do pecado, que vivem e andam no caminho largo. A Palavra de Deus é um terror, e essas pessoas não vão gostar de ouvir a Palavra de Deus. Elas vão fugir da Palavra de Deus. Elas vão ficar longe dos lugares onde pregam a Palavra da Verdade. Mas, por outro lado, a Palavra de Deus faz bem aos que andam retamente (Miquéias 2:7). Sim amigo.
  Eu tenho mais um argumento para explicar o que significa a palavra esforçar, e depois desse argumento, eu findarei pondo um ponto final na explicação desta palavra usada pelo Senhor da Glória ali no texto de Lucas 13:24. Eu espero aqui que o amigo vai entender. Depois disso, passarei a explicar o lugar de escape. A porta estreita. No meu último argumento sobre a palavra esforçar, digo e afirmo com todo o respaldo bíblico, com a posição bíblica, que o esforço apresentado por Jesus Cristo ali, na realidade é a obra da fé. É a evidência da fé. É a fé bíblica em pleno exercício. É um pecador mostrando aquilo que só o Espírito de Deus pode operar no seu coração. É isso que ele quer dizer ali com a palavra esforçar.
  É a fé. Não é a fé natural. A fé natural é do mundo. A fé natural é do homem. Nasceu com o homem e morrerá com o homem. Não é aquela fé que todo mundo afirma ter. Não! Todo mundo diz que tem fé. Mas, não é a fé que é dos homens, que os homens afirmam possuir, e que sentem até bem com essa fé. Não é a fé que os demônios têm. Os demônios crêem em Deus. A fé que move o coração do pecador ao esforço de entrar pela porta estreita é a poderosa fé que vem de Deus. É isso que o Espírito diz em Efésios 2:8. “Pela graça sois salvos mediante a fé”. A fé que move o coração ao esforço de entrar pela porta estreita, essa fé é a poderosa fé que vem de Deus e Jesus é o Autor e Consumador dessa fé. Hebreus 12:2. “Olhando firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da fé”.

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