“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que
deu seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a
vida eterna” João 3:16.
Amigo,
temos visto nesse verso a provisão divina em Seu Filho para resgatar o pecador.
Continuemos vendo o que o Doce Espírito de Deus tem para nos ensinar neste tão
glorioso verso. Ontem procurei mostrar que a salvação do pecador é algo que faz
no decreto do trino Deus. Vimos Deus o Pai providenciando isso através do Seu
Filho eterno, e é o Espírito Santo quem faz o pecador conhecer tal verdade no
coração. Em nosso estudo de hoje quero destacar a pessoa do Filho unigênito do
Deus Vivo. Note bem que a salvação é algo feito, decretado, decidido no
conselho do Deus triuno. Deus o Pai, no Seu amor, providenciou o único meio em
Seu unigênito Filho para resgatar o perdido. Jesus é o Filho Unigênito. Meu
amigo, essa pessoa bendita do Filho do Deus vivo. Desde o primeiro capítulo até
o último, todo conteúdo desse maravilhoso livro escrito inspiradamente pelo
apóstolo João é o Espírito Santo declarando que Jesus é o eterno filho do Deus
vivo. Acompanha comigo um pouco desse relato sagrado. No capítulo 1 desse livro
temos a base o alicerce de todo livro.
Neste
capítulo o Espírito Santo nos mostra claramente que Jesus não é um mero homem.
Nota que não fala de seu nascimento, mas sim de Sua eternidade. Logo no
primeiro verso o nome lhe dado é verbo: no princípio era o verbo. “Verbo”
indica ação. No verso 3 prova o porquê Ele é o verbo: “todas as cousas foram
feitas por intermédio dEle. Ele é o Criador. Tudo o que foi criado, tudo, tudo,
veio a existência pela palavra do Seu poder. No verso 6, João Batista aparece:
“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João”. Nota bem que o Espírito
Santo faz questão de mostrar que João não passa de um mero homem, enviado por
Deus para relatar a respeito do Senhor Jesus. No verso 8 diz que João não era a
luz. Na verdade o Espírito Santo está atirando fora qualquer confiança no
homem.
João não foi enviado ao mundo para ser adorado
e admirado, mas para ser apenas um porta-voz, a fim de fazer brilhar o nome
desse Ser Glorioso e Bendito – o Verbo Bendito. Então, nos versos 1 a 18, vemos
Deus fazendo soar a exaltação do nome de Seu Filho unigênito. Ele é o verbo
divino; é chamado de Deus (v. 1); é o Criador, Ele é a vida; é a luz.
Meu amigo tu estás vendo nesses primeiros
versos desse Santo Livro como Deus está dando o testemunho a respeito de Jesus?
A ênfase nesse primeiro capítulo é “Ele É”. O Espírito Santo declara que Ele É.
João Batista foi enviado para declarar ao mundo que “Ele É”. A partir do verso
9 vemos o Filho Unigênito como a luz que veio brilhar aqui na escuridão
tenebrosa do pecado. Nos versos 12 e 13 vemos como a resposta para o perdido
pecador. Agora nota a linguagem a Seu respeito no verso 14: “E o Verbo se fez
carne e habitou entre nós”. Não é realmente glorioso? O Deus eterno, aquele que
sempre existiu; o glorioso Criador; o princípio e o fim; o autor de todas as
cousas; hei-lo tornando homem. “E o Verbo se fez carne”.
A mais gloriosa história de todos os tempos.
Aí que está a história do grande amor desse Deus. Meu amigo, aquele que nasceu
em Belém, é o próprio Deus. É o Verbo que se fez carne. Foi Eterno, o Pai
Eterno, o Pai da Eternidade que entrou no tempo; o Deus glorioso que se
esvaziou. O Criador veio se tornar parecido com a criatura; o invisível se
tornou visível. Vê a grandeza desse verso 14. João, aquele a quem o Espírito
Santo usou para escrever esse livro, está deslumbrado. Ele está maravilhado com
aquele homem que um dia nasceu através de Maria, era o próprio Deus que se
tornou carne. João está extasiado, não com Maria, mas sim com o verbo divino.
Ele está dizendo: Eu e meu amigo vimos a Sua Glória.
Amigo , João estava dizendo: o Deus glorioso
entrou neste mundo; se vestiu de homem; vimos a Sua glória. Que lição profunda
temos aqui! João viu Jesus não como um homem qualquer, mas ele contemplou o
Deus de toda glória andando aqui. Ele diz: a glória que vimos foi a glória como
do unigênito do Pai. Meu amigo, o que João contemplou foi uma cena
deslumbrante. Ele viu o próprio Deus aqui. Ele não viu um anjo; um anjo é um
ser glorioso, mas não é de glória, então não deve ser glorificado. João não viu
um anjo, mas sim o Deus da glória; o Senhor da glória. Foi o mesmo que Isaías
contemplou, e pensou que iria morrer. No final do verso 14 João compara a
glória do Senhor Jesus com a glória do próprio Pai.
Meu amigo, aquele que veio ao mundo, o Filho
Unigênito. Ele é o Deus da glória; é a própria de Deus visível. Isaías caiu aos
seus pés; Daniel caiu aos seus pés como morto quando mirou Sua glória. João, na
Ilha de Patmos, quando presenciou a Sua Grandeza, caiu também como um morto.
Meu amigo, aquele que veio e se fez carne, o próprio Deus que se humilhou
tornando-se homem e servo. É o Deus temível, glorioso. Quando Ele aqui andou,
com a Sua presença de glória poderia Ter destruído a todos. Poderia com a Sua
glória ter exterminado com seus inimigos. Mas nota o texto de João 1 verso 14.
Diz que: “o Verso se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade.
Graça e verdade é o brilho da luz. O Deus da glória não veio exibir Sua glória,
mas sim a Sua graça e verdade. É aí que o pecador é aceito.
Meu
amigo, tu já imaginaste se Ele tivesse vindo para exibir a Sua Glória e
majestade? Quem somos nós para suportar a presença gloriosa desse Santo Deus?
Quando Ele voltar nas nuvens, voltará sim em poder e grande glória. E quem
suportará a presença majestosa do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores? Mas
quando Ele se tornou carne, nascendo ali em Belém, entrando neste mundo de
pecado e miséria, veio cheio de graça e de verdade. Aqui está a explicação do
amor desse glorioso Deus. O pecador, com todo o seu pecado, pode ser aceito,
sim.
Meu amigo, é para que tu não pereças. Queres
continuar andando rumo a perdição quando o Deus de toda a graça já demonstrou
seu amor na cruz? Tu não podes ser aceito de outra maneira. Tu estarás perdido
se persistires em teu caminho de engano, de mentira, de superstições. Preferes
continuar condenado? É grande a tua culpa só porque recusas a provisão divina
em Jesus. Nunca jamais poderás entrar no lar glorioso; nunca terás o descanso
eternal enquanto não reconheceres a suficiência do filho do Deus vivo para o
pleno perdão de teus pecados.
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