sábado, 8 de dezembro de 2012

A FÉ TRIUNFANTE (10)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome” (Salmo 103:1)
O PERFIL DA FÉ TRIUNFANTE:
         Amigo leitor, a fé apresentada pelo evangelho moderno não provém da verdade bíblica. Ela só funciona quando o ambiente é satisfatório à carne. Muitos acham que a fé vai bem quando estão sentindo a presença de Deus; quando acham que estão louvando a Deus com gestos e com músicas agradáveis, ou mesmo quando tudo vai bem ao derredor, obtendo bênçãos e respostas materialmente satisfatórias. Mas a fé bíblica é diferente, porquanto ela faz a vida cristã funcionar exatamente contra toda perspectiva da carne. Ela sobe, enquanto a carne quer descer; ela milita na força da graça, subindo às alturas da confiança absoluta em Deus. Ela se supre da força de Deus e renova suas forças para prosseguir firme e nada fica fora sob o controle da carne, pois tudo deve obedecer a Deus, render-Lhe glórias e tributar-Lhe louvores: “e tudo o que há em mim”.
         Quando um carro está em movimento, todas as suas peças obedecem. Assim é o crente, a sua fé é como o motor abastecido com o combustível bíblico, que aciona tudo para obediência a Deus. Todos os membros do seu corpo, toda sua personalidade, o homem inteiro funciona em submissão a Deus; é o novo homem em plena ação, regendo a vida e conquistando tudo por amor a Cristo. Nada de ser crente pela metade; nada de caminhar em amizade com o mundo, fazendo o querer da carne e ainda achar que está indo bem com Deus. Deus tem Seus filhos e eles são chamados de “filhos da obediência” (1Pedro 1:14) e estão conhecendo seu Deus, adorando-O em espírito e em verdade. A fé faz com que todas as peças do nosso corpo funcionem na direção certa do nosso dever espiritual, faz com que corramos a carreira proposta (Hebreus 12:1), então, nada desses devaneios espirituais, nada de sonhos e fantasias carnais propostos pelos mensageiros enganadores destes últimos dias. Os crentes são chamados à consciência dos perigos que lhe cercam, da necessidade de por os “pés no chão” e encarar sua responsabilidade de andar pelo caminho da santidade.
         Tomemos exemplos bíblicos a fim de compreendermos que nossa felicidade nesta vida está na obediência a Deus e não em fazer com que Ele atenda nosso querer mundano e carregado da concupiscência da carne. Enoque viveu um período quando o mundo pré-diluviano conheceu o que significa prosperidade física. Não subsistimos hoje sequer dez por cento da idade que aqueles homens viviam, mas Enoque teve a noção correta da vaidade dessa vida tão fugaz e cheia de engano. Viver novecentos, mil anos, em nada alegrava sua alma, era triste ver a corrupção generalizada da população naqueles dias. Enoque viveu pouco tempo aqui, preferindo andar com Deus. Esse é o viver da fé: Enoque andou com Deus (Gênesis 5:24). Encaremos a vida daquele grande líder de Israel, Moisés. Sua educação recebida no Egito o capacitou para ser um dos grandes Faraós, porém Moisés renunciou toda fulgurante glória passageira, ilusória. Por quê? Ele preferiu sofrer conduzindo aquele povo simples, o povo de Israel para a terra prometida. O que Moisés tinha em vista? Eis a resposta que nos dá o Espírito de Deus: “tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa” (Hebreus 11:26).
         Amigo leitor encare agora sua condição espiritual. É você um genuíno crente? A fé que você afirma ter foi implantada por Deus em seu coração, mediante o ouvir da Palavra? Ou tudo foi feito mediante os artifícios humanos? Lembre-se que quando Deus realiza Sua obra numa alma, a fé é como um cabo de aço preso ao coração e atracado no porto celestial. Ninguém consegue desmanchar aquilo que Deus faz numa alma convertida a Cristo. Mas quando a fé não vem de Deus, então funciona como um barbante que logo arrebenta com qualquer pressão. Examine agora para ver se realmente você possui a fé bíblica.

Nenhum comentário: