quinta-feira, 31 de março de 2016

A VERDADE DA ELEIÇÃO (17)




        “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Romanos 11:5).
CONHECENDO O ENDURECIMENTO: versos 8-10.
        Amado leitor, como me sinto tão pequeno para tratar de um tema tão grandioso! Mas, mesmo assim quero examinar o texto, a fim de mostrar aos meus leitores que esse assunto vem de Deus; que nessa escola da graça o professor por excelência é o próprio Espírito de Deus, e que nós,  pobres e iletrados no tocante as verdades eternas, devemos sim nos humilhar, a fim de que o nosso Senhor venha nos ensinar Seus eternos segredos.
        Estou preso ao verso 8 do cap. 11 de Romanos: “...olhos para não ver e ouvidos para não ouvir...”. Essa é terrível verdade de como Deus operou endurecimento no Israel incrédulo e arrogante, da mesma forma que Ele operou endurecimento no coração do soberbo monarca egípcio – Faraó. Também, estou certo que da mesma maneira Ele opera endurecimento hoje, e está fazendo isso aqui no Brasil e no mundo. O mesmo Deus de compaixão é o Deus tranca a porta do coração do soberbo, daquele que ousa brincar com Deus. Então, é necessário que pecadores se humilhem já perante as Palavras do Todo-Poderoso, e que homens e mulheres cheguem a clamar e invocar Seu santo nome em sincero arrependimento.
        Já pudemos ver sobre “...olhos para não ver...”. Agora veremos sobre “...ouvidos para não ouvir...”. O que é normal, agradável e motivo de satisfação para o homem natural, eis que Deus coloca apenas como decoração. Que grave situação, pois é assim que vemos, homens e mulheres tendo olhos e ouvidos, tudo funcionando bem entre os homens, todos aparelhados para esta vida aqui, mas já caracterizados por Deus como instrumentos imprestáveis, da mesma maneira que olhos e ouvidos de uma estátua para nada prestam, a não ser como apenas decoração. Para que serviriam os olhos e os ouvidos da mulher de Ló uma vez que ela se tornou uma estátua de sal?
        Meditemos um pouco mais sobre isso. Veja bem que Deus fez os ouvidos com a finalidade de serem usados para ouvir. Mas, a verdade mais solene acerca desse órgão de audição é que eles funcionam como a porta da alma. Deus utiliza os ouvidos dos homens, a fim de que por eles Deus comunique a mensagem do evangelho: “...quem ouve a minha palavra...” (João 5:24); “...a fé vem pelo ouvir...” (Romanos 10:17). A alma bem-aventurada é aquela que agora pode ouvir o doce chamado da graça, o Senhor e Salvador dizendo: “vinde a mim”, ou “segue-me”. Mas o fato é que quando Deus simplesmente fecha essa porta, eis que ela jamais será aberta.
        Amado leitor, é triste dizer isso, mas o fato é que milhares estão nessa condição de terror; milhares estão agora condicionados apenas a ouvir os sons deste mundo e os sibilos da serpente; milhares agora estão fixados a esta vida apenas; para Deus estão como que defuntos num caixão, prontos para a sepultura. Para milhares o próprio Deus já ordenou que sejam como árvores cortadas pela raiz; que em suas frontes e em suas mãos esteja o número da besta. Você pode chegar para eles, gritar aos seus ouvidos, tentar persuadi-los ao arrependimento e à fé em Cristo, mas o fato é que seus ouvidos estão simplesmente tapados, pois não podem mais ouvir.
        Mas você pergunta por que Deus faz assim. Ele faz porque é soberano Senhor, aquele mesmo que usa de compaixão com muitos, mas que também endurece a quem lhe apraz. Essa é Sua soberana atividade em levantar alguns e tombar outros. Os que realmente entenderam que foram chamados pela graça, tais almas estão cheias de alegria e de santo temor, pois foram alvos do amor eterno desse Deus. Prostremo-nos perante Ele e adoremos a esse Senhor, dando-Lhe graças e glória por essa tão grande salvação.










Nenhum comentário: