segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A PORTA ESTREITA (6 a)


 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:24)
Prezado leitor, dando continuidade digo que o esforçar requer submissão à Palavra de Deus, e o pecador não quer nada com a Palavra de Deus. A Bíblia é confrontadora. Ela aponta o pecado. Ela fulmina o orgulho humano. É mais fácil seguir uma religião, e têm muitas. É só escolher aquela que mais lhe agradar. Tem muitos pregadores que apresentam o caminho mais fácil. A natureza corrompida vai dizer: “Eu não quero esse caminho estreito. Ele é muito estreito”. O amigo pode perceber o porquê que Jesus falou esforçai-vos? Não é algo humano. Não! Não é uma ação natural da carne. Mas é uma percepção dada pelo próprio Espírito de Deus. Então não se espera que o homem natural, por ele mesmo, irá se esforçar por entrar pela porta estreita.
Mas eu quero finalizar esta parte agora com mais uma argumento. O esforçar da fé indica que há muitos inimigos ferozes, terríveis. Satanás é um terrível inimigo. E ele tem as almas na mão dele. O reino deste mundo é dele. Não se amarra esse arqui-inimigo. Ele é dono do reino dele. É soberano no reino dele. Nem o arcanjo Miguel ousou repreendê-lo. Ele será amarrado no abismo futuramente, mas agora ele tem milhares e milhares de pecadores nas mãos dele e ele constitui-se o deus deles. Então amigo, a verdade bíblica expõe a realidade acerca da triste situação do pecador. E esforçar, então, significa ver a quem você está servindo. O reino da mentira, onde se encontra, e não querer servir mais a esse tirano e maligno. O esforçar vai lhe impulsionar a gritar na alma por socorro e livramento. O esforçar vai lhe levar a buscar segurança naquele que veio ao mundo para buscar e salvar o perdido.
         Prezado amigo, continuemos vendo juntos as lições nesta impressionante passagem onde o Senhor Jesus Cristo está apontando a todos os homens a inteira responsabilidade de se converterem a ele; saindo do lugar de juízo, correndo desse lugar perigoso onde se encontram e fugindo pressurosamente para o único lugar de escape, que no texto é denominado de porta estreita. Ele diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Apresentei algumas razões porque o homem deve se esforçar. Num esforço aqui para ajudar o amigo a entender o que Jesus quis dizer. O 1º argumento usado foi que o lugar onde o pecador se encontra é o perigoso lugar de juízo. Tratei abundantemente sobre isso. O pecador é condenado. E há o perigo da morte eterna; morte que lhe ameaça a qualquer momento a lhe jogar no castigo eterno.
         O 2º argumento usado é que a palavra esforçar, aí no versículo 24 lido, conforme o texto grego original, não indica aquele esforço carnal chamado de obras. Não! A Bíblia é bem clara ao dizer que obra humana não leva para o céu. Obras não podem salvar o pecador; e nós vemos muitas pessoas fazendo todo o possível para chegar ao céu. Muitas são honestas em pensar assim, mas honestidade não resolve nada nisto. O que Jesus está querendo dizer ali no texto é que o pecador ao ver a sua situação tão perigosa tão drástica, ele deve fazer de tudo para fugir do perigo iminente e segurar no único lugar de escape, correr para esse lugar de escape, entrar ali e ser salvo.
         O 3º argumento usado na mensagem, é que não exige esforço para viver no pecado, nem exige esforço viver na mentira, na vaidade, no fraudulento caminho largo, que conduz à perdição. Neste caminho Satanás é o deus. E é ele, o esperto pai da mentira, que rege os corações, e que controla os corações. Para seguir a Cristo a natureza enganosa do homem não quer. Ele vai fugir disso. Ele verá que todo o seu ser totalmente voltado contra a vida cristã. Ele vai perceber que ele não tem inclinação natural para isso.
         E o 4º e último argumento que usei anteriormente, é que os inimigos do homem são terrivelmente fortes na luta para que o pecador não corra para o seu lugar de escape. Amigo leitor os nossos adversários, os inimigos da alma estão aí por todos os lugares. Você não pode vê-los. Eles são seres invisíveis. São seres espirituais da maldade. São poderosos. Eles riem de sua força e de sua presunção. Eles sentem o maior prazer por sua perdição.

         

Nenhum comentário: