terça-feira, 11 de dezembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (24)




“A tua benignidade, Senhor, chega até aos céus, até as nuvens, a tua fidelidade. A tua justiça é como as montanhas de Deus; os teus juízos, como um abismo profundo” (Salmo 36:5,6)
CONHECENDO O GRANDE DEUS. (continuação)
         Querido leitor, o que o grande Deus fez para que os homens pudessem conhecer Sua misericórdia, justiça e juízo? Ele trouxe tudo isso a lume pela Palavra da verdade: “...até as nuvens a tua verdade...” Tudo está claramente revelado aos homens, nada ficou no obscuro, a luz brilhou no meio das espessas escuridão do domínio da mentira.
         Quão importante é que eu frise sobre o perigo da mentira! Qualquer atitude de brincadeira com a Palavra de Deus pode ser fatal, porquanto a mentira chega como uma sucuri e domina totalmente o indivíduo. O príncipe deste mundo é o pai da mentira e ele sabe muito bem como dominar corações obstinados contra a verdade revelada. Quem está perto da Palavra de Deus, porém zomba e despreza as Escrituras sagradas está sujeito a ser dominado pela mentira que se aproxima disfarçadamente. O que a mentira faz para enlaçar a alma despreocupada?  Primeiramente, a mentira chega disfarçada da verdade. Ela se aproxima com nome de religiosa, carregando consigo o nome de Deus, de Jesus, do Espírito Santo, do amor, etc. O pai da mentira é esperto em usar homens com aparência de religiosos, disfarçados de piedosos, mas não passam de amantes de si mesmos e são espertos em ludibriar almas ingênuas e sonolentas.
         Em segundo lugar, a mentira chega lançando apelo às atividades religiosas. Quando a alma está cega pelo endurecimento do coração para a verdade revelada, não tem um caminho melhor para a mentira do que mostrar o quanto a natureza humana pode produzir para Deus. O quanto pode orar mais, louvar mais, servir mais nas atividades de uma organização religiosa. Oh! Quanto a mentira chega para lisonjear a carne!
         Em terceiro lugar, a mentira chega de forma imitadora. Não esqueçamos que satanás é o grande imitador de Deus. Foi isso o que Paulo estava dizendo para a igreja em Corinto: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2 Coríntios 11:3). O perverso rei Acabe estava disposto a ser religioso, por isso tinha mais quatrocentos profetas falsos, pagos para falar em nome de Jeová tudo o que ele queria ouvir (1 Reis 22). Não tem sido assim em nossos dias? Milhares correm pressurosos em busca de vidas prósperas e encontram homens habilitados para falar tudo em nome do Senhor.
         Em quarto lugar, a mentira chega com altas exigências espirituais. Quão ardiloso é satanás! Olhos e ouvidos tapados para a revelação bíblica estão aptos sentirem as mais altas emoções de espiritualidade. Vão sentir que Deus está falando continuamente; vão fazer grandes sacrifícios para mostrar o quanto chegaram às alturas da comunhão com Deus, por isso estão cheios de fervor espiritual.
         A mentira circula por muito tempo em volta da alma despreocupada. A mulher de Ló jamais se ocupou com a fé do seu marido, por isso amava Sodoma e nada via de perigo que ameaçava sua própria vida (Gênesis 19). A mentira lança seu perfume ao derredor e se apresenta bem disfarçada para puxar os filhos da mentira para sua rede, de onde jamais sairão.
         Meu amigo acorde para a verdade revelada! Acorde ó sonolento! Acorde você que despreocupadamente não percebe que este mundo é o palco da misericórdia do Senhor, e que uma vida orgulhosa, vaidosa, amante dos prazeres mundanos, caminha passos largos para o juízo. Acorde, desperte ó alma para ver a salvação que há no Filho de Deus!

Nenhum comentário: