terça-feira, 5 de março de 2024

“O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (9)

 


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO DIZ: “VINDE A MIM”, PORQUE CONVIDA OS PECADORES PARA SI.

Sei que o assunto é grandioso, mas na minha limitação estou chegando ao fim da exposição desse tema. Claramente o texto nos mostra o quanto Jesus chama os pecadores intitulados por Ele de “meus pequeninos”. O poder está nas palavras que saem da boca Dele. Ali estava o Verbo, divino Criador (João 1:3), o qual com as ordens saídas dos Seus lábios fez com que o que não existia passasse a existir. Ei-lo agora no meio dos homens e chamando os pecadores para Si: “Vinde a mim!”

Não podemos avaliar o poder do chamado do Senhor, porque se Ele chamasse todos os homens, sem distinção, todos iriam a Ele. Mas sabemos que Ele veio realizar um trabalho especial, com o toque do Seu infinito amor em obediência ao Pai. Ouça Suas palavras na memorável oração do capítulo 17 de João: “Assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que Ele (o Filho) conceda a vida eterna a todos os que lhe deste” (verso 2).

O que vemos no texto é que nosso Senhor jamais deixou de obedecer a autoridade do Pai em Sua jornada aqui. Nunca houve um momento sequer que Ele passou uma vírgula por cima da vontade soberana. Ele se tornou Homem, se encheu de compaixão pela raça caído; chorou em ver a miserável condição do homem no pecado, mas Seu coração era a habitação de amor do Seu povo eleito e recebeu a incumbência de dar vida eterna a esse povo, conforme o texto nos mostra. Assim, vemos em Mateus 11 que Ele chama os que o Pai escolheu e que entrega individualmente a Ele: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim, e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37).

Miremos pela fé esse amor inaudito desse Filho amado, e como Ele encara Sua função de chamar o Seus. Ao derredor têm milhares de espectadores, mas por que não ouvem o Seu “vinde a mim”? Quando Ele marchou para encontrar Zaqueu, grande era o número de pessoas que iam na expectativa de ver milagres, mas Ele os ignorou e foi à busca de Zaqueu. Sua voz é direcionada aos pecadores e quando Ele chama, Ele o faz para que os pecadores vão a Ele. Ele havia passado pelas cidades de Betsaida, Corazim e Cafarnaum, mas o povo ali, mesmo vendo seus grandes feitos, não O acolheram para a salvação de suas almas.

Mas nosso Senhor chama os “cansados e sobrecarregados”. Notemos bem como a voz de Cristo segue o rumo e alcança seus objetivos. Todos os pecadores que foram salvos confessam que ouviram esse chamado. Em 1 Timóteo 1:15 Paulo confessa que Cristo o salvou, sendo ele o principal dos pecadores. O grande Criador não envia Sua palavra de forma inútil, pois ela vai cumprir Seu propósito. Quando ele chamou Mateus, imediatamente este se ergueu, deixando tudo para seguir o Senhor. Seu chamado vai na direção das almas cansadas e oprimidas e não dos interesses mundanos dos homens. Quando o pecador se direciona a outra coisa ou pessoa, então não foi Ele que chamou. O mundo de hoje está cheio dessa convulsão social e a religião moderno entrou para alimentar uma esperança de um mundo melhor, com felicidade e paz que os homens tanto querem ter, a fim de sentir bem em seus pecados.

Nenhum comentário: