terça-feira, 26 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (11)

 


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, REFÚGIO ONDE ESTÃO OS TESOUROS DA GRAÇA: “Vinde a mim!”

Cristo é a fonte de purificação, porque o pecado imundo acha no sangue tudo o que precisa para ser completamente purificado da sua imundície e aceito plenamente por Deus. A verdade é que “...o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7). O que a lei operava apenas por figurar, sombras, tipos e símbolos, Cristo veio e por meio Dele tudo foi feito de forma perfeita e eterna ali na cruz. Esse é o poderoso ensino visto em toda carta aos Hebreus, a qual nos mostra esse Sumo-Sacerdote que veio do céu e com Seu sangue operou plena obra na cruz, que satisfez a Deus e garantiu plena paz aos corações salvos e santificados na graça.

Na purificação que há em Cristo o pecador não mais tem receio de qualquer decepção. Pode ter dos homens, porque eles não veem a salvação conforme Deus mostra. Até o crente se vê aflito, porque habita num corpo corruptível e transita num mundo onde inimigos cruéis querem derrubá-lo. Mesmo salvo e definitivamente aceito em Cristo, o crente ainda tem satanás como grande acusador e perseguidor (1 Pedro 5:8 e Apocalipse 12:10). Se os crentes não voltarem à palavra da graça, eles ficarão desnorteados diante dos assédios da carne e do mundo. Quando os santos entendem que estão livres de todo pecado, de toda acusação e que escaparam da ira de Deus, então eles, pela fé aprendem a regozijar no Senhor. “Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos” (Filipenses 4:4).

Fui breve em explicar as maravilhas da purificação que os crentes acharam em Cristo, pois sei que tem muito mais para nosso conforto, gozo e felicidade que, pela fé achamos naquele que nos amou e nos chamou para Si. Que casa maravilhosa! Que refúgio, segurança, felicidade, etc. onde a alma se vê guardada e amparada para sempre, mesmo que por fora o mundo se agita em guerra contra Deus (Salmo 46).

Cristo também é fonte de santificação. Sempre tenho falado aqui que a salvação bíblica traduz o viver em santidade. Os salvos em Cristo não precisam buscar uma segunda ou terceira bênção. Todo tesouro que os santos precisam eles têm em Cristo, pois não somente foram aceitos Nele, como também foram aperfeiçoados Nele. Não carecemos de mais nada, pois habitamos no Deus que se fez carne, mas que em seu corpo habita toda plenitude da divindade (Colossenses 2:9) e incrível, todos os santos nele receberam a plenitude (2:10) Oras, se os crentes receberam a plenitude, por que precisam procurar mais bênçãos do eles já possuem em Cristo? Habitamos naquele que é santo? Então, a santidade Dele também habita em nós. Nós Nele e Ele em nós. Não é suficiente?

Firmados nessa verdade é que a fé pode ensinar nossa alma a viver e se consolidar em constantes triunfos contra o mundo, a carne e o diabo. Então, a fé ordena à alma: “Bendize, ó minha alma ao Senhor…!”. A santidade no viver crente vem desses dois fatos que ele está em Cristo e Cristo está Nele mediante o poder do Espírito Santo. Por essa razão a vida transbordará na doce e contínua confissão: “Eu sou do meu amado (Eu nele) e meu amado é meu (Ele em mim)” (Cantares 6:3).

Nenhum comentário: