terça-feira, 12 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (2)


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, O LUGAR SEGURO À ALMA: “...e achareis descanso para as vossas almas”.

Espero que na introdução foi despertado o interesse por ver, como a salvação em Cristo envolve riquezas eternas achadas somente Nele. A salvação não é um ingresso recebido para entrar no céu. A salvação é a homem arrependido sendo aceito graciosamente no Amado Salvador e Senhor. Na salvação Cristo é a habitação segura do salvo e ali ele acha todos os tesouros infindos que tanto sua alma precisa. Enquanto o mundo promete aquilo que envolve o corpo, a salvação em Cristo envolve maravilhas da graça, de tal maneira que, quanto mais o crente se esforça em conhecer melhor seu Senhor, mais vai ampliando o campo de real felicidade no viver. Foi isso o que Paulo ordena em Filipenses 4:4: “Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos”. Observe bem que as riquezas da graça achadas em Cristo não vêm sem o esforço e dedicação pela fé, da parte do crente. No Salmo 32:11 a ordem vem ainda mais ampliada? “Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós que sois retos de coração”.

O fracasso no viver cristã, como vemos em nossos dias está em que o evangelho tem sido apresentado, tendo em vista dar uma esperança de uma vida melhor após a morte, ou então envolve uma busca por ter mais pessoa envolvida na igreja. Mas Cristo convida o pecador a vir a Ele, no encontro com Ele, sua alma unida ao Seu Senhorio e tudo isso vemos no Seu “vinde a mim”. É óbvio que seu chamado está embutido dentro das mensagens pregadas pelos seus mensageiros.

Cada mensagem em cada circunstância diferente. Quando Pedro pregou no Pentecostes, o texto usado em Joel 2 chegou ao coração de milhares e o chamado do Senhor brotou após 3 mil almas sentir o impacto de suas culpas no íntimo: “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração…” (Atos 2:37). Note como a mensagem chegou cortando seus corações e humilhando suas almas. Esse foi o modo como o Senhor usou seu “vinde a mim” e aquelas 3 mil almas foram salvas. Mas notemos como o resultado visto foi que, de fato um encontro deles com o Senhor, visto na perseverança das doutrinas dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Sei que vale a pena repetir certos ensinos, porque são valiosos. A salvação bíblica não é mostrada num acontecimento, mas sim numa Pessoa – Cristo. Em Isaías Deus repete sempre ser Ele a salvação. Ele não veio meramente estender a mão e tirar a pessoa da morte. Ele é visto como sendo o grande EU SOU em todos os aspectos da salvação: “Eu Sou a vida, a verdade, o caminho, a luz, o pão, a água, a ressurreição, enfim, tudo o que o pecador precisa é achado Nele. Ele não diz: “Eu tenho”. Ele diz “EU SOU”. Assim, quando o homem arrependido ouve o chamado ele sai de uma condição para outra. Ele sai da morte para a vida. O homem chamado ao arrependimento encontra tudo o que a alma precisa dentro de um ambiente onde reina a graça e o amor eterno de um Deus que aprouve entregar Seus eleitos ao Filho amado: “Assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste” (João 17:2)

Nenhum comentário: