quinta-feira, 14 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (4)

 

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, REFÚGIO ETERNO CONTRA TODO MAL: “...e achareis descanso para as vossas almas”.

Devo agora mostrar um pouco das inesgotáveis maravilhas da perfeita salvação que o crente tem em Cristo. Quantos crentes vivendo em pobreza! Quantos nem sequer sabem do que realmente significa salvação bíblica. Genuínos crentes vivem atormentados, porque são influenciados por um ensino superficial, ou mesmo se perdem ante ensinos errados sobre santificação e de uma salvação que se baseia em obras. Muitos sinceros crentes jamais foram levados a penetrar nas sagradas letras, por isso não conseguem entender as coisas profundas, relacionadas à eternidade.

Sem dúvida, tratar dos tesouros achados em Cristo não é um trabalho fácil, justamente porque não há como exaurir tais tesouros. Estamos lidando com “graça” e graça é uma apresentação da beleza e formosura vistas em Cristo. O paraíso eterno está em Cristo e inclusive as maravilhas da Cidade Celestial está na glória do Cordeiro que brilha. Devido nossa limitação, estamos impedidos de ver tantas coisas radiantes, mas aquilo que nos foi revelado na Palavra, podemos sim pela fé desfrutar, regozijar, exultar nelas e desprezar aquilo que antigamente era valioso para nós, mas que agora vemos completa inutilidade.

“Cristo é precioso, lá do céu o mais formoso; Ele é nosso amigo eterno, bondoso Protetor”, é uma parte de um antigo corinho que expressa o que realmente devemos ver em nosso maravilhoso Cordeiro da cruz.

A primeira lição que considero de axial importância para a vida do homem em Cristo é a que trata da salvação. Estou partindo daquilo que a bíblia trata, do aspecto mais importante no viver que a salvação do pecador. Tudo na vida começa na cruz, sem isso não há cristianismo. Antes da cruz tudo é morte, dor, tristeza, maldição, condenação, insegurança, peso na alma e ameaças de terrores eternos.

Cristo é o abrigo da segura e eterna salvação. Sem o perdão, a purificação, a justiça, a reconciliação com Deus, etc. o homem não passa de um morto, de um verme que rasteja rumo à queda no inferno. Tudo começa no arrependimento, porque o homem que Deus chama é atraído numa condição de quebrantamento e contrição. Ele vai a Cristo em confissão, carregando o fardo do pecado, a fim de achar no Salvador completo livramento do seu fardo.

Cristo veio tirar o pecado (João 1:29). O que aconteceu? Ele escapou da ira vindoura. Cristo se tornou seu Mediador forte, o Salvador forte, o Redentor forte, o Justo justificador competente. A visão do homem arrependido é aberta pelo poder do Espírito Santo, então ele vê a ternura e compaixão de Cristo, o qual chega a Ele e em amor o recebe. Que fantástico encontro. Na salvação não há discriminação por parte do Senhor, pois Ele vê o pecador na desgraça, na condenação merecida, nos seus trajes imundos. Então nessa santa salvação Ele faz imediatamente uma obra tão preciosa que a porta da glória eterna se abre imediatamente para o pecador:

“Eu o vi, eu o conheço, pois comigo Ele andou. Sua presença gloriosa para sempre então ficou! Ó presença gloriosa! Ó que rosto belo eu vi! Eu pertenço sempre a Ele, vida eterna recebi!”

Nenhum comentário: