segunda-feira, 4 de março de 2024

“O ‘VINDE A MIM’ DE JESUS” (8)

 


Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO DIZ: “VINDE A MIM”, MOSTRANDO OS PERIGOS QUE CERCAM OS HOMENS.

Quantas vezes falou para Seu povo no Velho Testamento e eles correram à busca dos seus ídolos. Ó que natureza corrompida, idólatra e perversa do homem! O Senhor Jesus fala à Jerusalém, mostrando quantas vezes Ele lidou com amor, querendo o bem eternal de Israel, mas eles não deram ouvidos. Todo chamado de Deus aos homens tem em vista mostrar a grandiosidade do amor do Senhor. Nele, em especial no Deus que se habitou entre nós, revestido de graça e de verdade, o homem pode conhecer o real significado do que é ser homem, pois Cristo é o Perfeito homem.

Que horror ao ver no Velho Testamento Deus chamando o povo para Ele, para conhecer Seu amor, seu juízo, justiça, retidão, santidade e maravilhas que envolvem a glória do Deus de Israel, mas vemos o quanto o povo fugia é procura de seus interesses carnais e mundanos. Em Jeremias 6:16 Deus convida o povo a parar e ver as santas veredas pelas quais andaram homens como santos, como Abraão, Noé, Jó e outros, mas eles retrucavam em rebelião para não ouvir a mensagem. Toda mensagem dos profetas no Velho Testamento tem em vista mostrar que a verdadeira felicidade está em Deus e Ele provou isso para Israel através dos sinais e maravilhas feitos perante seus e como deixou esses fatos registrados.

Nosso Senhor está mostrando que a única solução é Ele e que não tem outro: “vinde a mim”. Ele não envolve nenhum outro nome fora Seu nome. Vivemos numa época e que a natureza carnal e idólatra do homem tem mostra sua propensão à busca por auto ajuda. Ao invés de Cristo os homens modernos buscam socorro dos homens; procuram homem que eles acham que são poderosos para abençoá-los e trazer o que eles querem para esta vida.

Também, vemos que a mensagem cujo enfoque é o que o homem precisa, tem sido a força do evangelho atual. Os homens são vistos como cheios de problemas e Deus procurado para tirá-los desses problemas. Esse é o espírito de mentira e de enganos religiosos que prevalece em nossos dias. Quanto perigo! Cristo não é apresentado em Sua glória; não é visto como o Senhor da glória; não é visto em temor e tremor. O Cristo atual é visto como alguém que veio trazer uma felicidade carnal, um sistema religioso mais voltado aos interesses de todos e uma alegria que a natureza corrompida sempre buscou. O bezerro de ouro que Israel fez à beira do Monte Sinai, e que o povo o chamou de deus, a fim de assentar para comer, beber e levantar para se divertir, é o mesmo deus que inventaram em nossos dias.

Que diferença do Senhor que se manifestou em Mateus dizendo: “Vinde a mim”. Ele ali está chamando os homens a ir a Ele. O que vemos ali é o Senhor chamando os homens para conhecer a suficiência do Senhor. Não vemos alguém se projetando para atender os anelos carnais dos homens, mas sim o humilde Senhor, convidando os cansados e sobrecarregados a buscar alívio e descanso para suas almas.


C. Ele está comunicando o fato que se não for para Ele, a direção que o homem há de tomar será contra Ele.

D. Ele está comunicando Seu chamado a pessoas selecionadas: “que estás cansados e oprimidos”.

E. Ele está mostrando aos homens que se Ele não chamar, ninguém irá a Ele, porque o poder está no Seu chamado.

Nenhum comentário: