terça-feira, 19 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (6)

 


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, REFÚGIO ETERNO CONTRA TODO MAL: “...e achareis descanso para as vossas almas”.

Voltemos ao texto, porque o alvo é mostrar o quanto Cristo é a riqueza insondável, onde a alma encontra eterna paz e descanso. Vemos como o mundo desvirtuar a mensagem, a fim de denegrir a Pessoa do Filho de Deus. Mas vemos como Cristo convida o homem arrependido a ir a Ele, a fim de achar descanso para sua alma: “Vinde a mim”. Então, podemos assegurar que Cristo é infinitamente mais do que o evangelho humanista propõe; Cristo é tudo; Ele é mais que o Salvador, Ele é a própria salvação. Não é um mero homem que oferece um ingresso para a pessoa entrar no céu. Cristo é o Senhor da glória e o pecador é chamado a habitar Nele, para achar tudo, absolutamente tudo que a alma precisa. Por isso que a linguagem “vós em Cristo” mostra a realidade de uma imensurável salvação.

Com a graça do Senhor procurarei avançar nos detalhes dessa tão preciosa doutrina. Ele é o abrigo seguro contra inimigos. Como satanás ousa destruir o povo de Deus! O abrigo achado pelo crente na Pessoa de Cristo mostra como o trabalho da graça tornou impossível para satanás tocar no salvo e tomá-lo de volta. Isso acontece no sistema religioso do mundo, porque muitos saem desta ou daquela igreja, vai para outra porque gostou muito do sistema ali. Mas não estamos tratando de mudança de religião, porque quando se refere a isso, satanás não ergue um dedo contra.

Satanás procura destruir os crentes e seus ataques são constantes. Pedro fala sobre isso em sua 1 carta, quando exorta os crentes a serem vigilantes, justamente por causa desse leão que devorar os crentes (5:8). Onde achar abrigo seguro contra esse que tem o mundo inteiro sob seu domínio (1 João 5:19)? O segredo está nas palavras que mostram onde o crente está plenamente seguro, sem que possa ser arrancado dali: “em Cristo”. Não significa que há ausência de luta. Há diferença entre: “vós em Cristo” e “Cristo em vós”. No primeiro vemos nossa posição perfeita Nele. Na segunda vemos que mesmos nossos atos são imbuídos do poder dele em nós. Os santos lutam em oração, santidade, justiça, etc. mas sabe que tudo é feito em santa obediência ao Senhor. A triunfante vida cristã é mostrada na batalha do crente no caminho rumo ao céu, com guerras, provações, perseguições, dores, tristezas, etc. mas o crente sabe que, em tudo é o poder de Deus atuando nele e por ele.

Tem tanto a falar sobre esse assunto, mas devo encerrar esta página, mostrando que o crente está perfeitamente seguro em Cristo: “Seguro estou, não tenho temor do mal, sim guardado pela fé em meu Jesus”, mas o crente é sabedor do quanto neste mundo enfrentamos os ardis do diabo. Foi assim com todos os fieis que aqui passaram. Dizem que Lutero lutava bravamente contra satanás, porque estava indo em oposição ao sistema religioso, dominador, idólatra, mentiroso e cruel que prendia o mundo naquele tempo. Quanto mais combatermos contra o mal, mais aflições teremos que encarar: “Castelo forte é nosso Deus, espada e bom escudo…” (música e letra de Martinho Lutero).


Nenhum comentário: