quinta-feira, 21 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (8)


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, REFÚGIO ETERNO CONTRA TODO MAL: “...e achareis descanso para as vossas almas”.

Cristo é para o salvo o Abrigo seguro contra os terrores eternos. Quais são esses terrores? Os terrores da morte eterna e do inferno. Fora de Cristo não ninguém que possa escapar da miséria que virá por estar debaixo da ira de Deus (João 3:36). Tudo satanás tem feito, usando o mundo para tapar consciência culpada dos homens e assim ignorar os terrores da morte eterna. O mundo ignora o salário do pecado que é a morte, porque o pecado lisonjeia o ego e ele no fundo acha que Deus está com ele e que no final tudo dará certo e ele terá o descanso merecido.

Mas tudo vai bem, até que a faminta leoa das almas chegue para exibir suas garras de terror. Li acerca de uma senhora que na hora da morte via os terroristas do inferno chegando para lhe levar. O padre estava ali tentando ajudar com sua unção, mas ela gritava cada vez ao ver seus inimigos eternos se aproximando. Não há quem possa se suster perante a morte e o inferno.

Nos Estados Unidos, um homem condenado à pena de morte na cadeira elétrica, no momento que era levado até o local de execução disse para que ninguém o segurasse, pois ele não tinha medo e estava tranquilo. Mas quando chegou ao local onde ele fatalmente iria morrer, o terror apoderou desse homem e num grito tentou escapar, mas foi contido e levado para enfrentar o horror da morte física e eterna.

Mas, quanto ao homem que ouviu o “vinde a mim” e foi a Cristo para sua salvação, o pavor da morte desaparece. Ao receber vida eterna, imediatamente o homem salvo é livre para sempre da morte eterna e do inferno: “...para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. O termo “perecer” traz a verdade que o salvo agora está livre para sempre da condenação. Tomemos João 3:36, porque mostra que a vida eterna que há no Filho é que faz o pecador escapar da ira de Deus.

Tomemos ilustrações tiradas das Escrituras. Vejamos a vida de Estêvão, porque na hora da morte pode contemplar seu Senhor em pé, esperando receber Seu servo (Atos 7:56). Aqueles homens não confiavam em seus atos, mas sim no seu Senhor que morreu em lugar deles. Os atos dos salvos provam a fé que têm; tais atos são causa e não efeito da salvação. O ladrão que foi salvo na hora da sua morte na cruz explica o que significa estar livre do terror da condenação no inferno. Antes ele estava unido ao seu colega, zombando de Jesus e escarnecendo, pedindo que ele descesse da cruz e os livrasse daquela situação. Mas, de repente tudo mudou, porque Deus abriu os olhos daquele moço e ele passou a ver que aquele homem ali pendurado era o Salvador. Não há dúvida que foi uma obra miraculosa do Espírito de Deus, vivificando aquela alma. Assim que ele viu que Cristo podia livrá-lo da morte eterna, ele clamou: “...lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. Ele viu em Jesus o próprio Senhor da glória; ele viu ali o Redentor prometido que venceria a morte e iria para Sua glória. Assim a morte foi derrotada e aquele moço pode ouvir as doces palavras dos lábios do Salvador: “hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:42,43).


Nenhum comentário: