sexta-feira, 15 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (5)


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, REFÚGIO ETERNO CONTRA TODO MAL: “...e achareis descanso para as vossas almas”.

Já pude mostrar na página anterior o quanto a salvação firmada na justiça perfeita de Cristo livrou o crente para sempre da ira vindoura. Essa verdade é crucial na exposição do evangelho, pois se falhar aqui, certamente há de surgir heresias. O homem que foi a Cristo, completamente despido de sua justiça própria e em santa confissão de suas culpas, esse achou a perfeita salvação e para sempre é salvo.

Devo agora acrescentar que Cristo é o abrigo seguro contra os inimigos. Uma vez que o homem está livre da ira de Deus e plenamente aceito na justiça de Cristo, então é certo ninguém mais poderá lhe afetar eternamente. O homem livre da ira de Deus, é um homem confiante, forte, seguro e triunfante. Paulo trata com clareza e profundidade esse assunto em Romanos 8 e já no final do impressionante capítulo Paulo pergunta: “quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” Notemos bem que Paulo não diz os crentes em Cristo não sofreriam essas coisas, mas sim que elas jamais os separarão do amor de Cristo.

Nosso Senhor mesmo encheu o livro de João, especialmente no capítulo 10, provando aos arrogantes judeus que Ele tem Suas ovelhas. Ele francamente declara que aqueles religiosos fanáticos não eram suas ovelhas, porque não criam: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas” (João 10:26). Então, a partir do verso 27, nosso Senhor não só mostra que Ele tem suas ovelhas e que elas estão plena e eternamente seguras: “Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão eternamente e ninguém as arrebatará da minha mão” (verso 28). Este é apenas um verso onde Cristo está usando uma linguagem que os judeus conheciam. Ele tratou com clareza do Salmo 23, mostrando ser Ele o Pastor que veio em busca das Suas ovelhas, usando outros textos conhecidos dos judeus, como Ezequiel 34. Mas o fator mais importante é que o Senhor enfatiza a plena segurança das Suas ovelhas.

Um dos inimigos mais ferozes do povo salvo é Satanás, porque perdeu um filho dele que foi tirado do Seu império e que agora pertence ao Reino de amor de Cristo (Colossenses 1:13). Enquanto o homem está servindo a ele no seu império de trevas, satanás parece um amigo inigualável, fazendo promessas mirabolantes com respeito ao seu mundo e enganando com mentiras religiosas. Mas quando o homem é atraído pela graça à salvação em Cristo, eis que a fúria de satanás se acende como fogo do inferno. Satanás imediatamente começa a perseguir, atacar ou enganar o crente. Assim que se converteu, não demorou para que as hostes de satanás se reunissem para perseguir e matar Saulo, e só não fizeram porque houve uma intervenção de Deus. Nenhum crente está plenamente informado dos perigos que rondam sua vida aqui. Não fosse a proteção graciosa de Deus nenhum crente sobreviveria neste mundo. Quando Deus autoriza, satanás solta seus terrores para afligir e matar os crentes, assim como fez com Jó, assim que recebeu autorização de Deus.

Nenhum comentário: