quarta-feira, 20 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (7)


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, REFÚGIO ETERNO CONTRA TODO MAL: “...e achareis descanso para as vossas almas”.

Cristo é o abrigo eternamente seguro contra os reais inimigos do crente. Temos satanás que procura nos destruir e disso procurar salientar bem, a fim de que os crentes sejam humildes e vigilantes. A Palavra de Deus deve ser como o sangue que corre em nosso ser, porque é a poderosa arma da verdade que realmente é operante contra nosso ardiloso inimigo.

Também o mundo ousa nos destruir e na realidade o mundo é poderosa arma na mão do diabo. O que é o mundo? Se quisermos entender o melhor livro para isso é o evangelho de João, porque o termo “mundo” (kosmos no grego) trata, na maior parte de elementos que compõem a incredulidade. Claro que tem o mundo que refere-se aos que creem, como em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo...para que todo o que nele crê…”.

Mas tem o mundo que é composto de pessoas que não fazem parte do povo de Deus e Cristo trata desse mundo especialmente a partir do capítulo 12, indo até o capítulo 17. Claramente vemos que nosso Senhor, quando fala do “mundo” Ele refere ao ajuntamento mundial de pessoas incrédulas, perversas e que participam da religião mentirosa deste sistema. Cristo fala da atuação do mundo em oposição a Ele e consequentemente contra Seus discípulos: “No mundo tereis aflição”; “...eu venci o mundo”; “Se o mundo vos odeia…”. E para mostrar que esse “mundo” visto nesses textos de João refere-se ao mundo de pessoas não crentes, nosso Senhor, em Sua petição ao Pai, no capítulo 17 Ele diz: “Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste…”.

Todos os crentes devem estar alertados do perigoso mundo que lhes cerca, justamente porque estamos no mundo e não somos pertencentes ao mundo. Não é nada fácil dar um testemunho de uma vida santa perante qualquer pessoa não crente. Lembremos bem que até um pai, mãe, filho ou amigo representa o mundo perante o crente. Mesmo que sejam boas pessoas e amigas, o ódio dos mundanos contra o crente há de manifestar. Tudo o mundo fará para impedir que o crente prossiga avante na fé e na separação deste sistema. O mundo perto de um crente procura estorvar seus interesses de orar, de servir ao Senhor na igreja, de ler e meditar na palavra. Conforme vemos no Salmo 37, os ímpios sempre estão com suas armas preparadas para destruir a vida do crente.

Onde vamos achar refúgio? No Senhor! Quanto mais apegarmo-nos ao Senhor, mais forte amparo teremos. Quanto mais nosso viver for cheio da Palavra, mais poder teremos renegar a impiedade deste sistema satânico. Quanto mais perto do Senhor em oração, mais vitoriosos seremos. Quanto mais contritos estivermos, mais força da graça vamos adquirir para fugir das tentações que vêm por intermédio deste mundo que jaz no maligno. O mundo hoje é audacioso e ousado, pois chega com seus “banquetes malignos” perante nossos olhos e ouvidos, para que caiamos em na tentação. Lembremos de José no Egito, pois a graça lhe fortaleceu quando o mundo chegou perante ele através da esposa de Potifar, mas José pode derrubar investida do diabo quando negou ofender ao seu Deus (Gênesis 40).

Nenhum comentário: