quarta-feira, 13 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (3)


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

CRISTO, O LUGAR SEGURO À ALMA: “...e achareis descanso para as vossas almas”.

A promessa do evangelho tem como meta a completa salvação da alma e essa salvação é achada somente em Cristo: “vinde a mim”. Não é mera salvação, mas sim poderosa salvação. Tudo o que a alma precisa é achada em Cristo. Veja bem como o mundo evangélico moderno mostra um cristo que se concentra nos sonhos e vaidades deste mundo. O mundo religioso sempre agiu assim; sempre a apostasia encaminhou as multidões para mentiras e superstições e em nossos dias percebe-se que isso foi dinamizado, pois vemos o quanto satanás engana a multidão com promessas vaidosas de um mundo melhor, com uma divindade que existe para servir às necessidades do homem no pecado.

Já pude mostrar a diferença entre o valor de uma alma e o valor de um corpo. Examinando Mateus 11 vemos que Cristo passou por várias cidades, fazendo milagres espantosos. Sem dúvida o povo queria aqui, mas a culpa desceu mais terrível, porque aquelas cidades não se arrependeram. Aprendemos que o mundo gosta de milagres e se houver uma religião ou algum líder religioso que promova milagres e superstições, tudo isso atrairá a inclinação idólatra do homem no pecado. Foi assim com Israel, pois sempre aquele povo estava disposto a descer à miséria de achar felicidade e prosperidade nos ídolos. Eles se afastavam do Deus de Israel, porque os preceitos de Deus não eram bem vindos nos corações corrompidos deles, como vemos no dramático capítulo 44 de Jeremias.

Qual é a diferença da mensagem do Senhor em relação aos interesses natural dos homens? É que toda sua mensagem sempre teve por intenção mostrar realidades eternas. Se houve curas e sinais é porque Ele tinha em mira mostrar quem Ele era, de onde vinha e tinha intenções eternas para o pobre homem no pecado. As coisas materiais eram vistas como ilustrações e sombras dessas realidades. As coisas materiais prometem o que não podem fazer que é lidar com a alma, porque tudo tem em vista dar conforto inexistente ao corpo.

Cristo prometeu descanso à alma e foi sempre assim (Jeremias 6:16). O texto de Mateus mostra que essa era a clara finalidade do Filho de Deus: “...e achareis descanso para as vossas almas”. Seus ensinos para os preocupados discípulos e para a ansiosa multidão sempre foi direcionando tudo às realidades não vistas pelos olhos carnais.

A principal riqueza que a alma acha em Cristo é descanso e isso o homem no pecado não têm em sua alma. O homem no pecado está sempre em conflito; seu coração é um campo de batalha e vive agitado como as ondas do mar (Salmo 46). Qual é a razão? A alma não acha descanso a não ser em Deus. Enquanto estiver no pecado significa que o homem está armado, em fuga ou se escondendo de Deus. No pecado, seu caminho é tortuoso, porque ele ama a injustiça. A vida do homem no pecado é diariamente uma repetição do que ocorreu no Éden, quando aliou-se com satanás, para voltar-se contra Deus e Seu reino de amor, justiça e paz.

Nenhum comentário: