segunda-feira, 11 de março de 2024

AS PERFEIÇÕES ACHADAS NA SALVAÇÃO EM CRISTO (1)

 


Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

INTRODUÇÃO:

Creio que não podemos exaurir um texto tão cheio das riquezas da graça como este. Afinal, estamos lidando com o Filho de Deus, o Senhor da glória. O que faríamos se achássemos uma mina de ouro? Não ficaríamos radiantes? Os homens não se regozijam e saltam de felicidade quando descobrem que ficaram ricos? Oras, o mundo dá valor àquilo que com a morte desaparece. Mas, para os crentes, os tesouros terrenos são comparados com o lixo, quando postos perante os tesouros eternos achados em Cristo. Quando Ele chama o pecador: “Vinde a mim” é para que o homem saiba que achou em Cristo riquezas que jamais se acabarão.

Vejo o evangelho moderno e quando o avalio à luz da mensagem pura e santa das Escrituras, vejo que não passa de um cristo diferente, o qual oferece aos homens recursos para o alívio das dificuldades desta vida terra, a fim de obter um viver mais próspero no mundo. O tema da mensagem “evangélica” atual é “prosperidade”, mesmo que esta palavra não seja falada, mas a essência é isso. Tem elementos que falam claramente que Deus quer que todo mundo seja próspero e que deve pedir com fé o que quiser, porque, segundo eles, Deus é obrigado a dar em resposta à fé da pessoa. Não temos dúvida que essa é a jogada maliciosa e avarenta de homens usados pelo diabo para iludir as multidões, como está acontecendo em nossos dias.

Mas quero voltar ao texto, a fim de vermos o que precisamos saber sobre as riquezas achadas em Cristo. É claro que Ele chama os pecadores para vir a Ele, porque Sua salvação envolve mais que ir para o céu; nada tem que isso que parece uma troca de favores, com um jesus carente da fé dos homens e os homens querendo receber dele favores aqui e no céu. A salvação é maravilhosamente infinita, profunda, porque o convite é conhecer o Filho de Deus em coisas que envolvem riquezas eternas.

Oras, não estamos lidando com um mero homem, mas sim com o Deus-Homem. Estamos lidando com Aquele que veio buscar Seus eleitos, Seus pequeninos irmãos, Suas ovelhas, Seu povo. Ele amou esse povo na eternidade e veio se entregar a Si mesmo, a fim de comprar esse povo. Ele deu Sua própria vida para resgatar definitivamente homens e mulheres das garras do diabo, do poder do pecado, da justa ira de Deus e dos anelos da morte e do inferno. A história ultrapassa todo nosso entendimento, porque é contada de forma misteriosa, como um casamento. Cristo não veio meramente tirar o povo Dele de uma situação ruim aqui, a fim dar-lhe uma condição melhor no céu. Ele veio tomar um povo para Si e expor Seu infindo amor àqueles que Ele chama: “Vinde a mim!”.

Sendo assim, resta que saiamos da superfície, para entender as riquezas preciosíssimas e infinitas achadas no Filho de Deus. Se o pecado e suas consequências são aterrorizantes e sobre tais consequências não temos como explicar, podemos assegurar que são gloriosas e maravilhosas as riquezas achadas em Cristo pelo pecador que é atraído pelo “vinde a mim” Dele.

Nenhum comentário: