domingo, 13 de julho de 2014

SABEDORIA DE DEUS (8)




SPURGEON
         Se não tens o braço do Altíssimo para que te sustente na enchente e te anime com as promessas, afundar-te-ás, amigo; com toda a tua filosofia, afundar-te-ás; com todos os teus conhecimentos, afundar-te-ás, e serás arrastado a esse terrível oceano de tormento eterno, onde permanecerás para sempre. Ah!, Gregos, poderá ser loucura para vós, mas vereis o Homem, o vosso Juiz, e então lamentareis aquele dia em que dissestes que o Evangelho de Deus era uma loucura.
II. Tendo pregado até este ponto sobre a rejeição do Evangelho, agora vou falar brevemente sobre o EVANGELHO TRIUNFANTE. “Mas para os chamados, assim Judeus como Gregos, Cristo poder de Deus, e sabedoria de Deus.” Aquele homem que está acolá, rejeita o Evangelho, despreza a graça, e ri-se de tudo isto como de um engano. Por aqui está outro homem que se ri também; mas Deus irá levá-lo a pôr-se de joelhos. Cristo não morreu em vão. O Espírito Santo não obrará em vão.
         Deus tem dito: “Assim será a Minha palavra, que sair da Minha boca; ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” “Ele verá o fruto do trabalho da Sua alma, e ficará satisfeito.” Se um pecador não é salvo, outro o será. O Judeu e o Grego jamais despovoarão o Céu. Os coros de glória não perderão um só cantor por causa de toda a oposição dos Judeus e dos Gregos; pois Deus o tem dito; alguns serão chamados; alguns serão salvos; alguns serão resgatados.
“Pereça o mérito, como deve ser, aborrecido,
E o néscio com ele, que insulta o seu Senhor.
A expiação que o amor do Redentor obrou
Não é para ti; o justo não necessita dela.
Vês aquela meretriz que convida a todos os que encontra,
Essa pessoa desagradável e exausta das nossas ruas,
Oferecendo-se de manhã à noite, e da noite à manhã,
Que se aborrece a si mesmo e que vós desprezais:
A chuva de graça, imerecida e livre,
Cairá sobre ela, quando o Céu ta negue a ti.
De tudo o que dita a sabedoria, esta é a essência,
Que o homem está morto no pecado, e a vida é um dom.”
         Se os justos e os bons não são salvos, se eles rejeitam o Evangelho, há outros que serão chamados, outros que serão resgatados, pois Cristo não perderá os méritos das Suas agonias, nem o que foi comprado com o Seu sangue.
         “Mas para nós que somos chamados.” Esta semana recebi uma nota em que me solicitavam que explicasse a palavra “chamados;” porque numa passagem diz-se “Porque muitos são chamados, e poucos os escolhidos,” enquanto que noutra dá a impressão de que todos os que são chamados devem ser escolhidos. Agora, deixai-me mencionar-vos que há duas chamadas. Como o meu velho amigo John Bunyan afirma, “a galinha tem duas chamadas, o cacarejo comum, que faz diariamente e a cada hora, e o cacarejo especial que dirige aos seus pintinhos.” Da mesma maneira há uma chamada geral, uma chamada que se faz a todo o homem; todo o homem o ouve. Muitos são chamados por seu meio; vós sois chamados no dia de hoje nesse sentido; mas muito poucos são escolhidos.
         A outra chamada é uma chamada especial, a chamada para os filhos. Vós sabeis como soa o sino na oficina para chamar os homens para o trabalho: esse é uma chamada geral. Um pai vai à porta e chama: “João, é a hora do jantar.” Essa é a chamada especial. Muitos são chamados mediante a chamada geral, mas eles não são escolhidos; a chamada especial é unicamente para os filhos, e isso é o que o versículo significa, “Mas para os chamados, assim Judeus como Gregos, Cristo poder de Deus, e sabedoria de Deus.” Essa chamada é sempre uma chamada especial.

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