SPURGEON
Se não tens o
braço do Altíssimo para que te sustente na enchente e te anime com as
promessas, afundar-te-ás, amigo; com toda a tua filosofia, afundar-te-ás; com
todos os teus conhecimentos, afundar-te-ás, e serás arrastado a esse terrível
oceano de tormento eterno, onde permanecerás para sempre.
Ah!, Gregos, poderá ser loucura para vós, mas vereis o Homem, o vosso Juiz, e
então lamentareis aquele dia em que dissestes que o Evangelho de Deus era uma
loucura.
II. Tendo pregado até este ponto sobre a rejeição do Evangelho, agora
vou falar brevemente sobre o EVANGELHO TRIUNFANTE. “Mas para os chamados, assim
Judeus como Gregos, Cristo poder de Deus, e sabedoria de Deus.” Aquele homem
que está acolá, rejeita o Evangelho, despreza a graça, e ri-se de tudo isto
como de um engano. Por aqui está outro homem que se ri também; mas Deus irá
levá-lo a pôr-se de joelhos. Cristo não morreu em vão. O Espírito Santo não
obrará em vão.
Deus tem
dito: “Assim será a Minha palavra, que sair da Minha boca; ela não voltará para
Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”
“Ele verá o fruto do trabalho da Sua alma, e ficará satisfeito.” Se um pecador não é salvo, outro o será. O Judeu e o
Grego jamais despovoarão o Céu. Os coros de glória não perderão um só cantor
por causa de toda a oposição dos Judeus e dos Gregos; pois Deus o tem dito;
alguns serão chamados; alguns serão salvos; alguns serão resgatados.
“Pereça o mérito, como deve ser, aborrecido,
E o néscio com ele, que insulta o seu Senhor.
A expiação que o amor do Redentor obrou
Não é para ti; o justo não necessita dela.
Vês aquela meretriz que convida a todos os que encontra,
Essa pessoa desagradável e exausta das nossas ruas,
Oferecendo-se de manhã à noite, e da noite à manhã,
Que se aborrece a si mesmo e que vós desprezais:
A chuva de graça, imerecida e livre,
Cairá sobre ela, quando o Céu ta negue a ti.
De tudo o que dita a sabedoria, esta é a essência,
Que o homem está morto no pecado, e a vida é um dom.”
Se os justos
e os bons não são salvos, se eles rejeitam o Evangelho, há outros que serão
chamados, outros que serão resgatados, pois Cristo não perderá os méritos das
Suas agonias, nem o que foi comprado com o Seu sangue.
“Mas para nós
que somos chamados.” Esta semana recebi uma nota em que me solicitavam que
explicasse a palavra “chamados;” porque numa passagem diz-se “Porque muitos são
chamados, e poucos os escolhidos,” enquanto que noutra dá a impressão de que
todos os que são chamados devem ser escolhidos. Agora, deixai-me mencionar-vos
que há duas chamadas. Como o meu velho amigo John Bunyan afirma, “a galinha tem
duas chamadas, o cacarejo comum, que faz diariamente e a cada hora, e o
cacarejo especial que dirige aos seus pintinhos.” Da mesma maneira há uma
chamada geral, uma chamada que se faz a todo o homem; todo o homem o ouve.
Muitos são chamados por seu meio; vós sois chamados no dia de hoje nesse
sentido; mas muito poucos são escolhidos.
A outra
chamada é uma chamada especial, a chamada para os filhos. Vós sabeis como soa o
sino na oficina para chamar os homens para o trabalho: esse é uma chamada
geral. Um pai vai à porta e chama: “João, é a hora do jantar.” Essa é a chamada
especial. Muitos são chamados mediante a chamada geral, mas eles não são
escolhidos; a chamada especial é unicamente para os filhos, e isso é o que o
versículo significa, “Mas para os chamados, assim Judeus como Gregos, Cristo
poder de Deus, e sabedoria de Deus.” Essa chamada é sempre uma chamada
especial.
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