sábado, 2 de novembro de 2013

QUANDO A IRA VEM LENTA E DOLOROSA




Portanto, para Efraim serei como a traça, e para a casa de Judá, como a podridão” (Oséias 5:12).
         Caro leitor, as palavras de juízo e punição contra a rebelde e idólatra Israel é a mesma mensagem que homens e mulheres precisam ouvir em nossos dias, justamente porque as multidões desconhecem como Deus exerce Sua Ira continuamente contra aqueles que permanecem rebeldes contra o Filho (João 6:36). Enquanto os homens estiverem mantidos na cegueira e na escuridão espiritual, eles nada sabem quanto ao fato de que é Deus que dia a dia derrama Sua Ira, de várias maneiras. Os homens precisam saber que os acontecimentos de enfermidades, destruições, sofrimentos e mortes não acontecem por acaso. Satanás ilude os corações incautos com a ideia de que tudo é fortuito. O que Deus avisou acerca de Seus juízos contra a casa de Israel devemos saber que é a forma Dele lidar com todas as nações e com todos os homens individualmente, no mundo inteiro. Seus olhos vigiam as nações e nada seus juízos estão em pleno andamento no mundo.
         O texto lido em Oséias nos mostra como a Ira de Deus vem sobre o rebelde de forma lenta e dolorosa, pois essa Ira aparece como “traça e podridão”. A traça opera imperceptivelmente. Ganhei uma linda calça de presente de minha irmã. Onde ela trabalhava seu patrão costumava comprar roupas e guardá-las em montão; muitas ficavam guardadas por anos, e ela ganhou várias roupas novas e bonitas, mas nem ela percebia que a traça já tinha estragado todas. Olhando para elas eram aparentemente novas e fortes. Quando usei a calça pela primeira vez, não demorou muito para que presenciasse o que foi que a traça fez. O tecido tinha ficado fragilizado e facilmente rasgava.
         Caro leitor é isso o que acontece quando Deus em Sua Ira visita os pecadores de forma lenta e dolorosa. Foi assim com Jeorão (2 Crônicas 21), pois a sua enfermidade lentamente foi lhe consumindo, até que a morte veio de forma horrível. Tem acontecido com milhares, os quais não percebem o quanto o vício vai estragando sua saúde, e é tarde demais, pois a “traça” já consumiu tudo e não há mais qualquer esperança. Em Sua Ira santa e justa o Senhor dos exércitos tem essas “traças”, as quais são usadas para mostrar Seu ódio contra o pecado.
         No texto, também o Senhor exerce o Seu juízo em forma de “podridão”. Ele permite que aquilo que parece tão útil venha a mostrar sua corrupção. Ele desfaz a aparência tão bela, tão religiosa e tão tratada do homem. Ele faz com que aquilo que os homens dão tanto valor aqui venha a ser tocado pela enfermidade e pela força do tempo. Quanto valor dão os homens a aparência em nossos dias! Quanto culto é realizado ao corpo! Por essa razão enfermidades e mais enfermidades aparência para desfazer toda essa maquinaria da idolatria dos homens!
         Ó meu amigo saiba que tanto a Ira, como o amor de Deus estão em plena atividade. Da mesma maneira que Ele está salvando perdidos de seus pecados, homens e mulheres estão sendo punidos com terríveis enfermidades, por causa da rebelião contra o Filho. É a mão punitiva do Santo de Israel que aparece traduzida em moléstias graves, doenças na pele, no rosto, no estômago, no sangue e outras manifestações que têm desafiado a medicina.
         Só tem um escape e é o sangue do Cordeiro! Só tem uma atitude bela e aceitável a Deus por parte do pecador – arrependimento sincero! Só tem um caminho em direção ao céu e é o caminho da cruz. Meu amigo, agora encare pela fé o Salvador! Encare aquele que na cruz levou nossas enfermidades, a fim de livrar o perdido do destino eterno de punição merecida!

Nenhum comentário: