terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O ESPÍRITO SANTO CONVENCENDO O MUNDO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JULGAMENTO




Jonathan Edwards
(Conclusão)
         Mas possivelmente prefiras ser cheio de vinho do que do Espírito, e estares diariamente afugentando esse Espírito da tua alma. O que diria a Deus de vós? "Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem." Que diria a Deus de vós? Por quê? Que "Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo”: Por isso vos rogo, como em lugar de Cristo, reconciliai-vos com Deus. Não vos afasteis contradizendo e blasfemando. Sei que Satã vos soltará. Muitos de vós podeis estar inquietos. E estais preparados para chorar. "Que  aborrecimento é este!" Mas eu não vos deixarei ir. Eu lutei com Deus pelos meus ouvintes em privado, e devo lutar convosco aqui em público. Embora de mim mesmo não posso fazer nada, e vós não podeis mais vir e crer em Cristo por vós mesmos, mas Lázaro pôde sair do sepulcro; entretanto, quem sabe se Deus possa gerar a algum de vós outra vez para uma esperança viva por esta tolice da pregação, e que tu possas ser alguém deste mundo, que o Consolador está para convencer de pecado, de justiça, e de julgamento?
         Pobres almas sem Cristo! Sabeis em que condição vos encontrais? Porque estais recostados no perverso, o diabo; ele domina-vos, ele caminha e vive em vós, a menos que vivais em Cristo, e o Consolador tenha entrado nos vossos corações. E permanecerás tu alegremente nesse malvado diabo? Que pagamento te dará? Morte eterna. Oh! Vem para Cristo! O presente de Deus que não tem preço através Nele é vida eterna. Ele aceitar-te-á agora mesmo, se tu creres Nele. O Consolador ainda pode vir ao teu coração, igualmente para o vosso. Todos os que são agora Seus templos vivos, algumas vez estavam recostados no malvado, como também vós. Este bendito presente, este bendito Espírito, o bendito Jesus o enviou precisamente para os rebeldes.
         Eu vejo muitos de vós afetados. Mas estão as vossas paixões somente um pouco reparadas? Ou estão as vossa almas realmente tocadas com uma sensação viva da enormidade dos vossos pecados, da vossa falta de fé, e da preciosidade da justiça de Jesus Cristo? Se é assim, espero que o Senhor tenha sido clemente, e que o Consolador tenha vindo agora aos vossos corações. Não sufoqueis estas convicções! Não te afastes, e te esqueças imediatamente que forma de doutrina escutaste, e deste modo mostre que estas são somente obra comuns de umas poucas convicções passageiras, flutuando na superfície do teu coração. Rogai a Deus que possais ser sinceros (porque somente Ele vos pode fazer assim) e que possais verdadeiramente desejar que a promessa do versículo seja cumprida nas vossas almas. Quem sabe se o Senhor pode ser clemente?
         Recorda, não tens desculpa, apenas uma misericórdia soberana; e também para vosso encorajamento, recorda que o mundo é tal como tu és, para quem o Consolador está para vir, e a quem Ele está para convencer: portanto, espera às portas da sabedoria. A simples probabilidade de teres uma porta de misericórdia aberta, é suficiente para que te continues esforçando. Cristo Jesus veio a este mundo para salvar pecadores, o chefe deles: tu não sabes mas Ele veio para te salvar. Não te vás queixando dos decretos de Deus, dizendo, se eu sou um reprovado, deveria estar condenado; se for um eleito, serei salvo; e, portanto, nada farei. O que tens tu que fazer com os decretos de Deus? Os segredos pertencem-Lhe a Ele; é teu dever “procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição.” Se há somente poucos que acham o caminho que leva à vida, esforça-te para ser um deles: tu não sabes, mas tu podes estar no número desses poucos, e que o teu esforço possa ser o significado de que Deus tenta abençoar, para te dar entrada nele. Se tu não atuas assim, não és sincero; e, se tu o fazes, quem sabe se podes encontrar misericórdia?
         Porquanto, embora, depois de que tu tenhas feito tudo o que podes, Deus pode justamente decidir deixar-te fora, embora nunca fosse uma só pessoa condenada por fazer tudo o que pôde. Por isso, embora as tuas mãos estejam murchas, estende-as; embora sejas impotente, enfermo, e aleijado, vem, repousa no tanque. Quem sabe se já a seguir o Senhor Jesus pode ter compaixão de ti, e mandar o Consolador para que te convença de pecado, de justiça, e de julgamento? Ele é um Deus cheio de compaixão e longanimidade, de outro modo tu e eu há muito tempo teríamos levantado nossos olhos em angústia. Mas Ele ainda é paciente conosco!
         Oh pecadores sem Cristo! Estais vivos e, quem sabe se Deus tenta  trazer-vos para o arrependimento? Pudessem as minhas orações e lágrimas ter influência sobre isso, tu deverias descarregar-te de um e encheres-te do outro. O meu coração está tocado com uma sensação do teu coração. Possa o nosso misericordioso Sumo Sacerdote mandar agora o Consolador, e que te faça sensível a Ele também! Oh o amor de Cristo! Ele constrange-me para te rogar que venhas para Ele; porque se o rejeitas, rejeitas Cristo, o Senhor da Glória! Pecadores, dai ao amado Redentor uma morada nas vossas almas. Não sejais com os de Bete-semes. Dai a Cristo os vossos coração, todo o vosso coração. De fato Ele é digno. Ele criou-vos, e não vós a vós mesmos. Não sois de vós mesmos. Dai a Cristo, então, os vossos corpos e as vossas almas, que são dele! Não é suficiente para te derreteres pensar que o Alto e Soberano, o Qual habita na Eternidade, Se digne convidar-te por Seus ministros?
         Quão rapidamente Ele pode desaprovar-te para o inferno, e como sabes tu -mas Ele pode, neste preciso instante-, se tu não ouvires a Sua voz? Acaso alguém endureceu o seu coração contra Cristo e prosperou? Vinde então, não me mandem triste: não me deixem ter razões para chorar, oh minha fraqueza, minha fraqueza! Não me deixem ir soluçando para o meu gabinete reservado, e dizer “Senhor, eles não acreditarão no meu relatório; Senhor, chamei-os, e eles não responderão, eu vou até eles como uma agradável canção, e como alguém que toca um agradável instrumento; mas seus corações correm em detrás da luxúria dos olhos, a luxúria da carne e da soberba da vida.” Estariam dispostos a que eu fizesse um relato como este, ou fizesse uma oração dizendo isto a Deus? E não só devo fazer isto, mas também aparecer em julgamento contra vós na outra vida, a não ser que venhais a Cristo. Portanto uma vez mais, suplico-te que venhas. Que objeções tens a fazer? Olhai, eu estou aqui no nome de Deus, para corresponder a tudo o que tu ofereças. Mas também sei que ninguém pode vir, a não ser que o Senhor o traga: portanto eu dirigirei um ao meu Deus. E intercederei com Ele para que mande o Consolador aos vossos corações.
         Oh bendito Jesus, que és um Deus cuja compaixão nunca falta, e em Quem todas as promessas são sim e amém! Tu que estás sentado entre os querubins, revela-Te entre nós. Que nós vejamos A Tuas saídas! Oh, deixa-nos provar que és misericordioso, e revela o Teu braço todo-poderoso! Tu mesmo obtém a vitória nos corações destes pobres pecadores. Não deixes que a palavra falada mostre ser como a água que se divide no chão. Faz descer, faz descer, oh grande Sumo Sacerdote, o Espírito Santo, para convencer o mundo de pecado, de justiça, e de julgamento. Assim dar-te-emos graças e louvares a Ti, oh Pai, a Ti, oh Filho, e a ti, oh bendito Espírito; a quem, como três pessoas, mas um só Deus. Que Te seja atribuído por anjos e arcanjos, por querubins e serafins, e por todas as hostes celestiais, todo o poder possível, força, majestade, e domínio, agora e para sempre. Amém, amém, amém!

Nenhum comentário: