segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A VERDADEIRA PROSPERIDADE (7)



"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13)
         Amigo leitor, na meditação anterior comecei mostrando que há um tipo de pessoa que pode ter um encontro com Deus, e que esse tipo de pessoa pode verdadeiramente ser próspero em todos os sentidos eternos da alma. Essa pessoa confessa e deixa seus pecados. Ontem falei que isso é o mais extraordinário milagre de Deus em sua vida, porquanto não é natural para o homem fazer isso.
         Tenho mais argumento em torno desse assunto de tanta importância. Digo mais que, a confissão glorifica a Deus, porquanto o pecador está vendo a si próprio como a verdade divina mostra o homem, totalmente atirado à imundície do pecado, mas agora podendo  ver o Deus da bíblia como esse  Deus realmente é, Deus Santo,  puro e temível. E que encontro maravilhoso! Quando Deus é glorificado na salvação de uma alma, está ocorrendo outro fato maravilhoso, é que Deus colocou tal pessoa numa posição elevada, porquanto esse Deus afirma que Ele exalta aquele que se humilha diante Dele.
         Prezado amigo, o pecado coloca o homem numa situação degradante, vil, posição ainda mais inferior do que os próprios animais. O homem no pecado se encontra no estado servil, baixo, miserável, repugnante, servindo a criatura, no ponto exatamente oposto daquilo para o qual o homem foi feito pelo criador. Mas quando o homem encontra-se com o Deus da glória, ele passa a uma posição superior a dos próprios anjos. Se o amigo já tem lido o Salmo 107, pode ver ali a maneira em que Deus encontra o pobre pecador num estado lastimável, sem condições próprias para livrar-se a si mesmo, então é que se manifesta o poder redentor do grande Deus em seu maravilhoso favor para com os filhos dos homens.
         Indo adiante em meu comentário a respeito do encontro do homem com Deus, digo e afirmo que, a confissão também glorifica a palavra de Deus é apenas o cumprimento da Fiel palavra de um Deus que não pode mentir. Acrescento ainda que a confissão em si é um milagre, porquanto revela o poder do Espírito agindo no homem, vivificando o homem, abrindo a sua boca que antes estava aberta para o serviço do pecado, mas agora podendo confessar Jesus como Senhor. O salmo 32 mostra como vive o homem que continua calando seus pecados no íntimo. A pessoa sofre na alma e sofre também no corpo. Quando confessa os seus pecados, então passa a ser uma nova pessoa podendo andar com Deus nesta vida.    Porém, como sempre Satanás em tudo procura imitar a Deus, digo que há uma confissão que não é produzida por Deus no coração. Tem muitos que acham que um espantar os pecados já é suficiente e que agora tudo já está bem com Deus. Quantos acham que pelo fato de terem parado de beber ou de fumar, ou mesmo de usar alguma droga, já tem resolvido seu problema de pecado diante de Deus. Um homem de Deus afirmou que o pecado não é para ser espantado, mas sim crucificado. E eu concordo, porque é exatamente isso o que Paulo diz em Gálatas, que os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
         Algumas pessoas querem ficar livres de alguns pecados que causam incômodo na alma, mas, estão ainda associadas a outros pecados que acham agradáveis. A confissão genuína leva o homem a entender que a morte de Cristo em seu lugar na cruz, foi por causa de seus pecados, e pode saber que seus pecados foram já crucificados na cruz. Agora, livre do poder do pecado, pode viver para aquele que por Ele morreu e ressuscitou. A confissão não real, não proveniente de uma alma arrependida, não passa de ser apenas um remorso, mas quando é assim, o remorso logo passa e o pecador volta ao seu estado normal. Quando o homem confessa e deixa seus pecados, nunca mais ele quer saber de voltar a praticá-los, e mesmo que aquilo que antes tanto amava e que tanto lhe era agradável viva lhe perseguindo dia após dia, a alma continuamente fica abrigado debaixo da proteção de Deus procurando agradar o Deus que tanto lhe amou.
         Quando a pessoa está ainda escravizada no pecado, ela pode até confessar e dar uma impressão de que sua vida mudou, mas a realidade é que logo vai retornar ao seu estado normal. Deus, entretanto conhece o homem no coração, e Ele jamais pode ser enganado. Faraó aquele obstinado rei do Egito que enfrentou Moisés e Arão com a expressa ordem de Deus para deixar o povo de Israel sair, mostrou várias vezes  certo arrependimento, mas devido aos terríveis efeitos das pragas. Mas quando a nuvem negra do juízo passava, eis que ali estava o Faraó exibindo a cruel rebelião de seu coração, e também sua disposição de enfrentar o próprio Deus.
         O verso de Provérbios 28:13 deixa bem claro a respeito da verdadeira confissão, ela é manifestada quando a pessoa abandona as suas transgressões, a pessoa passa a odiar o pecado. Quando não há isso, o pecado fica encubado na alma, e a pessoa por fora, aos olhos dos homens parece que está diferente, mas na realidade continua amando a iniquidade no íntimo. Não foi isso o que aconteceu com Davi, aquele que foi o rei de Israel.Quando soube que havia caído no pecado, Davi assumiu sua própria culpa, dizendo: "Eu pequei." Davi foi a Deus e procurou em atitude de sincera confissão arrancar aquilo de seu coração; ele chorou porquanto havia ofendido o seu Deus, e rogou ao Senhor que devolvesse a comunhão com Ele, e o regozijo do Espírito Santo no íntimo. O amigo pode ver essa lição preciosa de confissão no Salmo 51.
         Finalizo esta meditação, para afirmar que a necessidade de confissão mostra o ensino claro da depravação do homem, e que não há diferença porque Deus vê o homem assim no estado de pecado. Mas, a doutrina da depravação exalta e magnifica o ministério do Senhor Jesus, porquanto, se o homem é o que é, completamente entregue ao pecado, sem qualquer condição de ir a Deus nem de agradar a Deus, então fica claro aqui que Cristo Jesus é, de fato, o tão Grande Salvador e Redentor.
         Mais do que isso, Ele salva mesmo, porque veio ao mundo para salvar pecadores. Onde aumentou o pecado, super aumentou a Graça Salvadora do Filho do Deus Vivo. Isso significa que, se tem pecadores que estão lendo esta meditação e vivem carregando o fardo do pecado; vivem neste mundo na amargura do pecado, Cristo Jesus veio ao mundo para salvar tais pecadores. Pode achegar a Ele pela fé, ó alma cansada de tanto pecar, porque Ele está agora pronto para te socorrer, tirando teus pecados, purificando tua alma, transformando o teu coração e te tornando um herdeiro de Deus.

Nenhum comentário: