“Tu és
toda formosa, meu amor.” (Cantares 4:7)
A
admiração que o Senhor sente pela Sua Igreja é muito maravilhosa, e a Sua
descrição da beleza dela é muito veemente. Ela não só é formosa, mas também é
“toda formosa.” Ele olha-a em Si mesmo, lavada no Seu sangue expiatório e
vestida com a Sua justiça meritória, e Ele considera-a cheia de graça e de
formosura.
Não
há por que admirar que seja assim, pois o que Ele admira é apenas a perfeição
da Sua própria perfeita excelência, visto que a santidade, a glória e a
perfeição da Sua Igreja, não são outra coisa que os Seus próprios vestidos
colocados sobre a Sua bem-amada esposa. A Igreja não é simplesmente pura e bem
formada, ela é positivamente atrativa e formosa!
Tem
um mérito real! As deformidades, que o pecado lhe produziu, foram tiradas; mais
até, ela obteve, por meio do seu Senhor, uma justiça meritória, pela qual lhe
foi conferida uma beleza real. Os crentes têm uma justiça positiva, que foi
lhes dada quando chegaram a ser “agradáveis a si no Amado” (Efésios 1:6). A
Igreja não é simplesmente formosa, ela é extremamente formosa. O Seu Senhor
chama-a “Ó mais formosa entre as mulheres.” Ela tem uma dignidade real e uma
excelência que não podem ser rivalizadas por nenhuma nobreza ou realeza do mundo.
Se
Jesus tivesse oportunidade de trocar a Sua noiva eleita por todas as rainhas e
imperatrizes da Terra ou até pelos anjos do Céu, Ele não o faria, pois Ele
considera-a como a “mais formosa entre as mulheres.” À semelhança da lua, ela
ultrapassa em brilho as estrelas. Jesus não se envergonha de emitir esta
opinião sobre a noiva, e Ele convida todos os homens a que a ouçam.
Ele
coloca um “Eis que” diante dessa opinião, para chamar e fixar a atenção. “Eis
que és formosa, meu amor, eis que és formosa” (Cantares 4:1). Ele publica agora
a Sua opinião aos quatro ventos, e um dia, do trono da Sua glória, Ele
manifestará esta verdade diante de todo o universo reunido. “Vinde, benditos de
meu Pai” (Mateus 25:34) será a Sua solene confirmação da beleza da Sua eleita.
Spurgeon
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