segunda-feira, 21 de maio de 2018

OS QUEIXUMES PECAMINOSOS DOS HOMENS (11 de 11)


               
“De que pois, se queixa o ser vivente? Queixe-se cada dos seus próprios pecados”  (Lamentações 3:39).
A RESPOSTA DE DEUS ÀS NOSSAS QUEIXAS: “...queixe-se...”
        No texto em Lamentações vemos como deve ser a atitude certa do homem, suas queixas devem atingir seus pecados; deve ele estar voltado para si mesmo e apontar suas armas contra suas próprias maldades. Nossas queixas devem aparecer em forma de profundo arrependimento, pois devemos olhar nosso passado, o que fizemos contra Deus e contra nosso próximo. Devemos lembrar que acumulamos tanta maldade, de tal maneira que não como conta-las e que só o sangue do Cordeiro de Deus é capaz de arrancar essas nódoas do mal que envenena nossas almas.
        As nossas queixas devem estar voltadas contra nossos pecados, em tom de confissão. Que não tenhamos dó de nossas maldades; que não acobertemos tudo com manipulações e até meios religiosos, na tentativa de encobri-las. A vida de Davi mostra o modelo de uma alma confessa, porque assim que, à luz da verdade pode ver suas maldades, caiu em pranto perante o Senhor. Ele não deixou seus pecados em paz no íntimo; ele não construiu uma casinha na alma para acomodá-los. Ele levou-os consigo perante o único que podia tratar com aquelas maldades, por meio do perdão e da purificação. Ah! Quanto o homem moderno está sendo iludido com falsas conversões! Quantos são alimentados com o pensamento de que vão para o céu, somente porque fizeram uma decisão para Cristo, quando suas vidas continuam na maldade e nem sequer sabem o que significa amor total por Cristo.
        As nossas queixas devem estar voltadas para nossos pecados em tom de confissão. Foi isso o que Jeremias quis dizer, que ainda havia esperança, caso se humilhasse perante Deus. Ali estava o todo-poderoso, mostrando o quão aterrorizante é cair em suas mãos; o quanto ele era compassivo, longânimo, mas grande em mostrar sua ira, como realmente mostrou destruindo Jerusalém. Não era momento para olhar a situação de forma política, mas sim olhar para cima e saber que essa calamidade veio de Deus. Há esperança? Claro! Enquanto os homens estão vivos há esperança sim! Enquanto o sol da misericórdia brilha sobre suas cabeças há esperança.
        Quando Judá se humilhou perante José e mostrou sua inteira disposição de sofrer em lugar do seu irmão e para não ver mais o sofrimento do seu pai, foi assim que ele pode ver o rosto bondoso e gracioso de José, estendendo a ele e aos seus irmãos o perdão tão precioso. Quando só há escuridão ao nosso derredor; quando só há desespero, é nessa circunstância que é podemos erguer a cabeça e ver a luz da face misericordiosa de um Deus compassivo e fiel. Quantos homens foram erguidos na salvação!
        Todos que foram elevados à grandeza da graça salvadora, tiveram que se humilhar. Homens precisam saber que merecem o inferno; que estão aqui neste mundo ainda, porque há um Deus, cuja compaixão é admirável e que brilha como sol. Em sua palavra ele mostra o quanto essa verdade funciona, porque milhões e milhões foram alcançados assim. E você, meu amigo? Já foi achado pela graça salvadora do Senhor? Caso ainda não foi, eis que agora a mão do Senhor está estendida para salvar a alma arrependida e confessa!

Nenhum comentário: