terça-feira, 4 de abril de 2017

A CONFISSÃO DE UMA VIDA SANTA (1)

“Eu sou do meu amado e o meu amado é meu; ele pastoreia entre os lírios” (Cantares 6:3)
INTRODUÇÃO:      
        Cada vez que passo pelo por esse pequeno e inspirado livro de Cantares, vejo o quanto suas lições me inspiram e me impulsionam a entender o que o Espírito Santo quer nos ensinar. O amor de Salomão por sua amada em nada encanta minha vida, porque como homem natural e cheio de defeitos ele era igual eu sou enquanto aqui viver, mesmo amando minha esposa e tendo-a como única em minha vida. A beleza de Cantares aparece na formosura de Cristo, no amor dele pelo povo eleito e como a igreja humildemente confessa sua submissão, respeito e amor por ele. A chamada igreja evangélica de nossos dias mais parece ser uma reunião de homens e mulheres mundanos, porque nada confessa que realmente pertence ao amado. A igreja em Jerusalém mostrava sua confissão de santidade e inteira separação porque estavam eles cheios de temor, viviam em oração e no aprendizado das doutrinas dos apóstolos. Na igreja havia uma unidade de pensamento, porque todos estavam unânimes em respeito a Cristo Jesus, o Senhor.
        Então, necessário é que tomemos essa tão bela confissão de santidade da esposa em separar-se inteiramente ao seu amado. Paulo confessou isso quando disse que estava crucificado com Cristo e que Cristo vivia nele (Gálatas 2:20). Se o povo que se chama crente não for visitado pelas misericórdias de Deus em nossos dias, a fim de conhecer, com efeito, o que realmente significa submissão a Cristo, eis que satanás irá se apossar de tudo e trazer um ambiente mais hostil, mais venenoso e ainda mais cheio de mentiras sedutoras para os ambientes evangélicos. As ideias deste mundo têm tomado os corações dos chamados crentes; vemos que a confissão que têm nos lábios ultimamente é o amado é o diabo e não Cristo. Homens estão desarmados espiritualmente e nem sequer demonstram pequena confiança em Deus para serem homens de confiança e de ousadia no amor e respeito por Cristo. Mulheres têm se tornado ousadas em assumir o papel feminino, para cuidar e suprir o lar, e outras coisas semelhantes estão acontecendo, revelando que Cristo nunca foi nem será o Senhor de suas vidas.
        O que vamos fazer? Eu sei que eu e muitos servos fieis nada podemos fazer, senão pregar e orar insistentemente para que o Senhor derrame sua compaixão sobre esta geração corrompida. A igreja do Senhor não é isso que passa perante nossos olhos ultimamente. A igreja do Senhor é forte e cheia de temor; sua confissão é estruturada na palavra e não emoções instantâneas; ela é comumente vista por meio dos fieis e verdadeiros crentes, dos humildes e dependentes do Senhor no viver. Vemos seus cânticos que são baseados na verdade revelada; vemos como amam a palavra e como dedicam suas vidas à oração perseverante. Cantares é uma mensagem escrita nos corações daqueles que firmemente creem e que se submetem ao seu Amado.
        É claro que ao falar dessa confissão coletiva do povo de Deus, a lição realmente é prática e traz preciosos ensinos para nós. Não há um crente perfeito enquanto aqui estiver. Nós estamos sendo aperfeiçoados, dia após dia, até aquele momento, quando a perfeição será total. Todos os verdadeiros crentes estão cônscios de que não podem amar a Cristo como ele merece nosso amor. Vez após vezes os crentes tombam e são erguidos na fé; eles aprendem com duras experiências. Fazer essa declaração de Cantares não é para qualquer um. É para os fieis e verdadeiros; os que entenderam no viver a história da redenção. A carne tão apaixonada por falsificações religiosas pode dizer isso, em meio às ondas das emoções, mas logo esse fogo estranho passa e a carne vai mostrar que o mundo e o diabo são seus amantes. Mas todos os fieis santos de Deus são agora convocados para conhecer essa verdade no viver: “Eu sou do meu amado e meu amado é meu”.

Nenhum comentário: