segunda-feira, 9 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO IV. “Todos se extraviaram...” (7)


“Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...” (Romanos 3:12)
O PODER QUE TRANSFORMA PECADORES INDIVIDUALMENTE.
        Amado leitor, quero avançar um pouco mais na compreensão desse dinâmico e grandioso tema, pois eu sei que é essa a mensagem do evangelho e o que todos precisam ouvir. Qual é o poder que pode transformar pecadores? De onde provem o milagre para arrancar homens e mulheres dessa condição humilhante e deplorável? É claro que não há qualquer resposta entre os homens: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe outro nome pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).
        Eu sei que ultimamente o mundo conseguiu misturar suas mentiras, adocicando-as com pedaços da verdade, criando como que uma “salada espiritual”. Mas o mundo é o que é e tem sua função seus métodos para tratar com os pecadores. Ultimamente até mesmo a psicologia tem sido fundamental no papel religioso, pois milhares veem a igreja como um lugar onde as pessoas são acolhidas para que eles venham a sentir-se bem. Aliás, toda programação é feita tendo esse objetivo, a fim de que todos sejam aceitos e sintam a presença “abençoadora” de Deus.
        Mas a mensagem do evangelho mostra que a salvação de Deus trata com pecadores individualmente, com a finalidade de salvá-los de seus pecados e assim, mediante a purificação que há no sangue do Filho de Deus, eis que homens e mulheres são justificados e aceitos perante Deus. O cap. 15 de Lucas mostra essa verdade de forma bem ilustrada. Ali nosso Senhor ilustra Sua missa salvadora comunicando a todos a parábola da ovelha perdida, como o pastor deixou as 99 guardadas no aprisco, e assim ele partiu à busca daquela ovelha que estava perdida. Alem dessa parábola, no mesmo capítulo nosso Senhor conta a história do filho pródigo, também mostrando como a salvação tem um objetivo individual.
        Aliás, o evangelho de Lucas foi inspirado tendo esse real objetivo, mostrar essa afinidade santa de Jesus Cristo – Homem. Temos nesse livro maravilhoso o episódio da salvação de Zaqueu (cap. 19), da mulher adúltera (cap. 7) e do ladrão na cruz (cap. 23). O propósito é mostrar que Ele veio ao mundo para buscar pecadores individuais. Isso deixa claro que a salvação de alguém não subtende o livramento eterno de um parente bem chegado. Deus amou Jacó, mas deixou claro que odiou Esaú (Romanos 9:13). O fato que Ele salva um homem, não significa que Ele vai salvar também o filho dessa pessoa, ou mesmo a esposa. Quando o Senhor salvou o carcereiro de Filipos, salvou também sua família (Atos 16:31), mas isso não é regra na obra salvadora.
        Caro leitor, na salvação Deus opera assim, chamando pecadores ao arrependimento e nessa condição é que Ele fala aos corações. Mas, a verdade é que a salvação individual mostra que Deus tem um povo, assim como o pecado conquistou seu povo. Ao salvar perdidos individualmente, eis que Deus está reunindo Seu povo em toda face da terra; Deus está formando Sua família celestial, Seu povo que Ele elegeu antes da fundação do mundo e por quem Jesus se entregou na cruz para pagar o preço dessa redenção (Tito 2:14).

        E você amigo, um dia houve esse chamado da graça em seu coração? Um dia você percebeu que fora chamado do mundo para Deus, arrancado da vileza e da condenação do pecado, a fim de pertencer ao Senhor para sempre? Um dia você ouviu o chamado do evangelho que marcou seu coração e mudou seu ser? Se houve isso, pode estar certo que você nunca mais voltará para o mundo; nunca mais será marcado para ser lançado no inferno, porque é certo que agora você pertence ao amor eterno de Cristo (Isaías 43:1). Assim como você milhares foram chamados e milhares serão chamados á essa tão grande salvação. 

Nenhum comentário: